📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Equipa B é uma espécie de clone da A | Sporting CP

- Advertisement -

Para mim, a equipa B de um clube de futebol tem dois principais objetivos: o primeiro é oferecer aos jogadores sem espaço na formação principal tempo de jogo e permitir que aumentem o seu ritmo competitivo; o segundo, e para mim mais importante, é o facto de esta servir de alavanca para a equipa A. Para que este último fator aconteça, é imperial que equipa A e B tenham as mesmas dinâmicas, de modo a preparar os atletas para uma eventual subida de patamar.

O Sporting CP B foi “repescado” esta temporada, e atua no Campeonato de Portugal. De momento, a formação treinada por Filipe Çelikkaya encontra-se no segundo lugar na Série G, posto que dá acesso à Terceira Liga, competição estreante na próxima temporada. Assumindo que o principal objetivo da equipa seria a subida direta à Segunda Liga, a verdade é que o CD Estrela está mais bem encaminhado. Porém, a promoção àquela que será a “elite” do Campeonato de Portugal é já um importante passo.

Atletas como Eduardo Quaresma, Rafael Camacho e Luiz Phellype são exemplos em como a equipa B é importante. Apesar de estes três jogadores terem atuado na segunda equipa por razões bem diferentes, a verdade é que esta se mostrou útil, pelo aumento do tempo e ritmo de jogo. Um caso que vai além desta questão é o de Gonzalo Plata. O extremo equatoriano não se adaptou bem às táticas de Amorim, pelo que tem atuado no Campeonato de Portugal, de modo a treinar dinâmicas e habituar-se à posição de extremo interior.

Podemos observar semelhanças no posicionamento tático de ambas as equipas. A equipa B leonina joga num 4-3-3, que a atacar se assemelha muito ao 3-4-3 de Ruben Amorim. Pegando no onze do último jogo, as dinâmicas, em grande parte das partidas, são as seguintes: Médio defensivo alinhado aos centrais na primeira fase de construção (Chico Lamba, Rodrigo Fernandes e João Ricciulli); Alas projetados a dar largura (João Oliveira e Mees de Witt), dois médios centros com predisposição defensiva e ofensiva (Bruno Paz e Tomás Silva), e os três da frente (Nuno Moreira, Elves Baldé e Luiz Phellype.).

A principal diferença no processo ofensivo da equipa B é o papel de Rodrigo Fernandes. O jovem português, dos três jogadores da primeira fase de construção, é aquele que tem um papel mais preponderante com bola, atuando como uma espécie de líbero, onde varia entre defesa central e médio defensivo. Em sentido contrário, Coates é o central do meio na formação de Ruben Amorim, e é ele que dá o equilíbrio da linha defensiva, deixando o papel construtor para os dois parceiros.

A defender, as dinâmicas são, por vezes, distintas. O facto de a equipa B defender muitas vezes com uma linha de 4, com o médio defensivo um pouco à frente dos centrais, pode levar a que no momento defensivo, os atletas não estejam tão preparados para subir à primeira equipa. Por outro lado, com a organização ofensiva bem mais semelhante, é um indício de que o trabalho, nesse sentido, está a ser feito de forma correta.

Apesar de achar importante que o Sporting B consiga chegar e manter-se na Segunda Liga pela questão da competitividade. Encaro a equipa B como o futebol de formação: é mais importante consolidar ideias e formar jogadores do que conquistar vitórias ou até mesmo troféus. É óbvio que nem todos os atletas da segunda equipa vão dar o salto para a A. Porém, aqueles que tiverem essa oportunidade, com certeza que vão mais bem preparados e já habituados ao jogo de Ruben Amorim, sobretudo no que toca às dinâmicas ofensivas.

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Stephen Eustáquio festeja 150 jogos pelo FC Porto e garante: «É um motivo de grande orgulho para mim fazer 150 jogos por um clube...

O duelo da Europa League frente ao Nice marcou um momento especial na carreira de Stephen Eustáquio, o médio completou 150 jogos pelo FC Porto e não escondeu o orgulho pela marca atingida.

Médio sueco está a caminho do Estrela da Amadora

O Estrela da Amadora prepara-se para fechar mais um reforço de inverno, desta vez com Kevin Jansson, médio sueco.

Stephen Eustáquio já pensa no futuro e está a tirar o curso de treinador

Mesmo com muitos anos pela frente como jogador, Stephen Eustáquio já começou a preparar o futuro e está integrado no Curso de Treinador Grau 2 da AF Porto.

Rennes vence Metz e salta para o 4.º lugar da Ligue 1

O Rennes somou a quarta vitória seguida ao bater o Metz por 1-0 fora de casa, ultrapassando provisoriamente o Lyon de Paulo Fonseca na tabela.

PUB

Mais Artigos Populares

Bernardo Silva não esconde objetivo: «Há o sonho de trazermos o primeiro Mundial para Portugal»

Bernardo Silva quer ganhar o Mundial 2026 com Portugal. Médio português olha para torneio, que decorrerá no próximo verão.

RB Leipzig com Conrad Harder a titular tropeça frente Borussia Monchengladbach e não vai além do nulo

Conrad Harder voltou à titularidade, mas o RB Leipzig ficou-se por um empate sem golos na visita ao Borussia Monchengladbach, na abertura da 12.ª jornada da Bundesliga.

Vitória SC abre jornada 12 da Primeira Liga com goleada de 4-0

O Vitória SC goleou em casa o AVS SAD por 4-0 e conquistou assim os três pontos. Jornada 12 da Primeira Liga está aberta.