Equipa B para breve?

- Advertisement -

Nos últimos dias, tem-se falado da hipótese de o Sporting CP voltar a formar uma equipa B, uma vez que o escalão de sub-23 parece não oferecer a competitividade necessária para a formação dos atletas da Academia.

O Sporting CP já teve em tempos uma equipa deste tipo que atuou na Segunda Liga, como certamente se lembrarão. Contudo, a equipa desceu de divisão e, segundo revela Bruno de Carvalho no seu livro, à época, este considerava que era desnecessária a existência da mesma, decidindo-se pela criação de uma equipa para o campeonato de sub-23.

Dos três grandes, os leões são o único clube que não tem qualquer equipa inscrita no segundo escalão do futebol português. Apesar do bom desempenho de alguns jogadores, como são os casos de Ricardo Esgaio e João Mário, a verdade é que tal aposta parece não ter sido suficiente para a direção do Sporting CP ter mantido a equipa, mesmo que no Campeonato de Portugal; um campeonato que cada vez mais tem subido de nível.

A equipa B foi uma fórmula bem sucedida para alimentar a equipa principal leonina
Fonte: Sporting CP

Na minha opinião, ter equipa B é mais proveitoso do que ter um plantel de sub-23. Isto porque a Segunda Liga é extremamente exigente com equipas seniores com grande experiência que lutam por objetivos específicos, seja a subida ou a não descida. Nessas partidas, os jogadores enfrentam adversários com um ritmo competitivo diferente, muitos deles com mais anos de futebol nas pernas.

Relativamente ao Campeonato de sub-23, é, para mim, uma prova onde não há grande exigência. Só o facto de ter jogadores até aos 23 anos faz com que se retarde cada vez mais o seu amadurecimento. Para além disso, não há grandes ambições na prova. Ser campeão ou não ser, significa quase o mesmo, apenas dá algum estatuto a quem acaba por levantar o troféu. Mas questiono, as equipas que não vencem, o que perdem com isso?

Jogar num campeonato só de jovens não é o mesmo que jogar numa divisão com tanta experiência e qualidade. É preciso lembrar que muitos dos jogadores destas equipas podem ser chamados ao plantel principal quando necessário. E o leitor, o que acha? Um jogador estará mais preparado fisicamente se atuar semanalmente com jogadores mais velhos e numa competição a sério, ou estará melhor disputando partidas com equipas jovens e inexperientes que raramente apresentam uma intensidade elevada nos jogos que disputam? Para mim, a resposta é óbvia.

Concluindo, veria com bons olhos a constituição de uma equipa B para o Sporting CP, e diria que seria uma (das muito poucas) boa decisão de Frederico Varandas. No entanto, ainda muito falta até ao final da época, e este tema será certamente abordado num futuro próximo. Espero que a decisão seja positiva. A formação dos leões e os seus jogadores precisam.

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por Joana Mendes

Bernardo Leitão Oliveira
Bernardo Leitão Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
Estuda História mas sempre teve gosto pela escrita, e quando se fala de Sporting, junta o útil ao agradável. Ambiciona ser treinador, mas a vida de estudante ainda não permitiu essa experiência. Sempre que pode assiste a futebol, mas se há jogos que não falha são do Sporting. Não mistura o amor clubístico com a racionalidade, e também coloca o dedo na ferida se necessário.                                                                                                                                                 O Bernardo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ilkay Gundogan tenta convencer Bernardo Silva a rumar ao Galatasaray

Bernardo Silva termina o atual contrato com o Manchester City no final da temporada. Ilkay Gundogan está a tentar trazer o antigo colega para o Galatasaray.

Nuno Espírito Santo lamenta empate apesar das oportunidades de golo do West Ham: «O importante é continuarmos a criar e a acreditar que as...

Nuno Espírito Santo analisou o empate do West Ham diante do Bournemouth. Técnico lamentou oportunidades de golo não concretizadas.

Samuel Dahl relembra os jogos na neve durante a infância: «Atiravas-te para a neve, era muito divertido jogar no inverno»

Samuel Dahl recordou os tempos de infância em que jogava na neve na Suécia. O defesa-lateral escolheu também a sua camisola favorita do Benfica.

Manuel Akanji critica Manchester City após saída para o Inter Milão: «Os jogadores têm de tomar decisões egoístas»

Manuel Akanji, recordou a saída do Manchester City para o Inter Milão no verão passado. O defesa internacional helvético explicou que Pep Guardiola lhe comunicou que não teria espaço na equipa e criticou a falta de valorização por parte do clube inglês.

PUB

Mais Artigos Populares

Al Wasl de Rui Vitória vence Al Bataeh na Liga dos Emirados Árabes Unidos

Na 16.ª jornada da Primeira Liga dos Emirados Árabes Unidos, o Al Wasl garantiu os três pontos frente ao Al Bataeh, graças a um único golo de Gimenez aos 34 minutos.

Real Madrid tem mais um jogador em dúvida para o encontro de quarta-feira com o Benfica

O Real Madrid tem mais um jogador lesionado. Dani Ceballos saiu com queixas na perna direita e pode falhar o encontro frente ao Benfica.

Mundial de Superbikes: Miguel Oliveira passa de último a sétimo numa corrida marcada pela chuva

Na segunda corrida deste fim-de-semana no Mundial de Superbikes, Miguel Oliveira conseguiu terminar na sétima posição.