Esforço, Devoção, Dedicação e Glória

    sporting cp cabeçalho 1

    Poderemos argumentar que temos alguns jogadores de primeiro ano no clube, assim como o treinador, e jogar contra equipas como ABC, com grande tradição na modalidade, ou FC Porto, do ano passado, com grandes jogadores e equipa rodada de outros anos, não é fácil. Mas perder sempre no último segundo começa a tornar-se um padrão ao qual um clube como o nosso não se pode habituar. Aliás, perder em qualquer situação não se pode tornar um hábito.

    Devo dizer no entanto que não defendo que se contratem mais 5 ou 6 jogadores, e um novo treinador, porque se assim for poderemos passar mais um ano pelas mesmas dores de crescimento deste, tornando-se um ciclo vicioso de quase vitórias a resultarem em reestruturação de planteis, destruindo a estabilidade que qualquer equipa necessita para ganhar rotinas e ideias de jogo.

    Acontecendo o mesmo no próximo ano, não observando evolução nesta equipa, aí sim terá que se alterar algo.

    Talvez o maior reforço da equipa do ano passado tivesse sido mesmo a consolidação das rotinas e métodos, e não o reforço com novos jogadores e treinadores, uma vez que esse equipa já lutava “taco a taco” com o FC Porto. E com mais um ano de entrosamento da equipa com o mesmo treinador poderia ter sido uma mais valia.

    No Hóquei em Patins aconteceu um pouco o mesmo que no Andebol. Apesar do investimento, foi no ano passado que conseguimos os melhores resultados, sem esquecer os anos anteriores em que a equipa subiu rapidamente dos escalões inferiores até à primeira linha do Hóquei Português.

    Portela é uma das armas do Andebol leonino Fonte: Sporting CP
    Portela é uma das armas do Andebol leonino
    Fonte: Sporting CP

    A diferença é que aqui entraram jogadores com provas dadas para reforçar o plantel que estava já bem entrosado, com um treinador que já vinha de anos anteriores, com uma dedicação enorme ao clube. A equipa, neste caso deveria ter apresentado um salto qualitativo em termos de ideia de jogo. Penso que o salto existiu, uma vez que poderemos conseguir uma melhor classificação no campeonato, e conseguimos novamente ir longe nas competições europeias, mas esperava-se mais.

    Para isso contribuíram também as notícias de aquisição de vários jogadores para o próximo ano, aliadas a notícias da chegada de novo treinador. Tudo isso poderá ter afectado o foco de jogadores e treinador. No entanto acredito que o profissionalismo de jogadores e treinador não o tenha permitido, pelo menos conscientemente.

    Neste caso, no entanto, o caminho certo será mesmo o reforço do plantel com um treinador com experiencia internacional, até porque nesta modalidade competimos contra algumas das equipas melhores do mundo, e por isso, para uma equipa que ainda há poucos anos jogava em ligas secundárias, necessita forçosamente de reforços de peso para que possa pensar em grandes conquistas nacionais e internacionais (Não me esqueço de uma taça nacional e outra internacional ganhas há bem pouco tempo).

    Relativamente ao futsal, terá sido onde o investimento terá gerado maior qualidade de jogo, mas também muito por culpa dos vários jogadores de referência de clube existentes no plantel, aliados a um dos melhores treinadores de futsal (opinião minha).

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Almeida
    Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
    Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.