A Academia dos leões continua a “dar frutos”, com mais jovens a mostrarem potencial para poderem vingar no futebol profissional, sempre com a meta de chegarem à equipa principal do Sporting.

Ronaldo Rodrigues Tavares, um jovem natural de Amora – Seixal, representou o Paio Pires FC antes de chegar a uma das melhores academias do mundo. Em 2013, ingressou no Sporting Clube de Portugal (na altura com quinze anos) para evoluir e se tornar numa promessa do futebol nacional.

O avançado português alia a sua estatura à sua capacidade de enquadramento com a baliza, fazendo do jogo aéreo o seu principal atributo dentro das quatro linhas. O “novo” Ronaldo da academia gosta ainda de receber a bola em profundidade e com espaço, causando alguns problemas de marcação aos defensores adversários… como os sportinguistas gostam disto.

Ao longo do seu percurso na Academia de Alcochete, ainda esteve durante uma temporada (2014/2015) no AD Oeiras na condição de empréstimo. Tendo regressado a Alcochete na temporada seguinte para integrar o plantel da equipa B do Sporting Clube de Portugal que contava com jogadores como Gelson Martins, Daniel Podence e Paulo Oliveira, às ordens de João de Deus.

Anúncio Publicitário
O “novo” Ronaldo da academia leonina com a verde e branca
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Na presente temporada, o jovem avançado de vinte anos está inserido na equipa B dos leões, orientada por Luís Martins e começa a dar nas “vistas” no desporto nacional e internacional. Nos treze jogos realizados até ao momento, conseguiu contribuir com dois golos.

Como reconhecimento do bom trabalho desenvolvido ao longo da presente temporada, foi chamado por Jorge Jesus para a convocatória da equipa principal dos leões, em jogo a contar para a primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, em Alvalade contra o Viktoria Plzen, e mais recentemente viu também o seu nome fazer parte da lista de eleitos para os jogos de qualificação do europeu sub-21, plantel às ordens de Rui Jorge. Apesar de não ter sido opção para nenhum dos técnicos, certamente que foram momentos marcantes e o sonho continua bem vivo para o jovem português.

Avizinha-se um futuro risonho para esta “pérola” da Academia de Alcochete – é este o meu pensamento em relação a este jovem jogador. Seguindo os princípios do nosso clube: esforço, dedicação e devoção, poderá muito bem chegar à tão desejada Glória, ou seja, chegar à equipa principal.

Foto de Capa: Facebook de Ronaldo Tavares

Artigo revisto por: Beatriz Silva