Félix Correia e o mercado dos mais jovens

- Advertisement -

Félix Correia, aos 18 anos, transferiu-se para o Manchester City, após ter feito a sua formação na Academia de Alcochete. O jovem internacional português foi assim mais um dos jovens que se mudou para um clube com outro poderio financeiro, sem se estrear com a camisola da equipa principal. O extremo português rubricou um contrato válido até 2024 com os “citizens”, integrando a equipa sub-23 do clube de inglês.

O jovem formado em Alcochete representou o Sporting durante dez temporadas, desde a época 2009/2010. Estando apenas a um ano de terminar o contrato com os leões, acabou o clube de Alvalade por conseguir um mal menor. O Sporting tentou prolongar o vínculo de Félix Correia propondo o melhor contrato de sempre a um jovem da formação, sendo esta proposta recusada. Perante isto, o jovem jogador ficaria, dentro de seis meses, livre para assinar por qualquer clube a custo zero. Assim, Félix Correia transferiu-se por uma verba a rondar os 3.5M€, ficando o Sporting com 10% de uma futura transferência, além do mecanismo de solidariedade no futuro.

Félix Correia brilhou de leão ao peito, sendo um jogador muito influente na equipa sub-19, onde realizou 25 jogos e marcou nove golos na temporada 2018/19. Sendo ainda internacional português nos vários escalões, somando 43 jogos e 13 golos entre os sub-15 e os sub-19. Recentemente, no Euro Sub-19, foi um dos atletas que ajudou Portugal a vencer a medalha de prata. É um jovem extremo muito veloz, tecnicamente muito evoluído e com boa capacidade de finalização.

Depois de dez anos no clube, o jovem extremo ruma ao todo-poderoso Manchester City FC
Fonte: FPF

O jovem formado na Academia de Alcochete é mais um dos jovens que cede ao “assédio” de clubes com outra dimensão financeira. Se olharmos para as várias seleções jovens, existem muitos atletas que não sendo seniores e sem fazer a sua estreia na equipa principal do clube formador, optam por vestir as cores dessas camisolas.

Recorde-se, por exemplo, que o Manchester City recentemente foi multado em 340 mil euros por quebrar regras de transferência internacionais de jogadores menores. Esta é uma prática comum a muitos clubes europeus. O futebol português tem como base a sua aposta na formação, devendo cada vez mais ser uma realidade. Por isso, os clubes portugueses serão sempre formadores, tendo de lidar com esta realidade, perdendo ativos muito prematuramente.

Félix Correia é, de facto, um dos grandes talentos da sua geração. Agora, ao serviço do Manchester City, que possa continuar a evoluir, que um dia se possa estrear no Etihad Stadium e faça sonhar os adeptos britânicos. Por cá, ficarão na memória os golos, as vitórias, os dribles e as jogadas de Félix Correia de leão ao peito, nos últimos dez anos.

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Froya Dorsin chega ao Benfica por empréstimo do PSG

O Benfica oficializou a contratação de Froya Dorsin. Avançada norueguesa chega a Portugal por empréstimo do PSG.

Para Gonçalo Inácio entrar na equação? Barcelona determina novo objetivo de mercado

O Barcelona já definiu que gostaria de contratar um novo defesa central esquerdino, caso Ronaldo Araújo abandone o projeto.

Monza oficializa chegada de Ricardo Mangas por empréstimo do Sporting

Ricardo Mangas já é jogador do Monza. Lateral esquerdo chega a Itália por empréstimo do Sporting com obrigação de compra.

Sporting garante regresso de ala para 2026/27

Rúben Teixeira vai realizar a próxima temporada na equipa do Sporting, depois de ter estado emprestado aos Leões de Porto Salvo.

PUB

Mais Artigos Populares

Oskar Pietuszewski está seguro no FC Porto: não há contactos pelo extremo

Oskar Pietuszewski foi recentemente associado ao Borussia Dortmund, mas não existiu qualquer contacto do emblema alemão.

Jurgen Klopp é o novo selecionador da Alemanha e define objetivo: «Uma equipa que reúna as pessoas do nosso país com total convicção»

Jurgen Klopp foi apresentado como novo selecionador da Alemanha. Técnico rubricou um contrato válido até 2030.

Vitória SC: jovem que venceu o Mundial Sub-17 encanta e espreita lugar no plantel

Santiago Verdi tem impressionado os responsáveis da equipa principal do Vitória SC e pode mesmo acabar por ficar no plantel.