Formação, desinformação e manipulação

- Advertisement -

Esta semana o centro de estágio do nosso rival, Sport Lisboa e Benfica, fez dez anos. Um feito de louvar, sem dúvida, mesmo para um sportinguista, afinal este tipo de infraestruturas só representa a evolução que o futebol nacional tem apresentado nos últimos anos. Evolução essa que eventualmente levou a Seleção de todos nós a conquistar um campeonato da Europa, depois de nas últimas edições das grandes competições ao nível das selecções, ter sido presença constante, atingindo muitas vezes fases avançadas das mesmas.

E por aqui posso começar. Qual foi o real contributo do Seixal para esta conquista? Em números concretos, um jogador, um único e mero atleta que havia aparecido uns meses antes na principal equipa do clube da Luz, tendo sido então “endeusado” e absolutamente hipervalorizado pela parcial imprensa portuguesa. Eventualmente, Bernardo Silva terá tido também contributo para a conquista que em cima referi, mas apenas na fase de apuramento. Neste caso a contribuição da Academia de Alcochete, prendeu-se em dez jogadores, sendo que quatro dos mesmos pertenciam ainda na altura aos quadros da equipa principal do Sporting Clube de Portugal…

Uns meses antes foi galardoada a Caixa Futebol Campus com o prémio de “Melhor Academia do Ano”… Mas quais foram os fundamentos para a atribuição de tal prémio? Penso que ninguém sabe, a mim parece-me claramente uma excelente medida de Marketing, executada com mestria devo dizer…
Ora vejamos, Jorge Mendes é claramente o maior parceiro de negócios do SL Benfica. Há cerca de cinco anos o mesmo, foi galardoado na mesma gala como o melhor agente do ano. Quem seriam eventualmente os maiores interessados neste prémio? O clube e o agente, claramente. Ora, valorização da marca, valorização dos activos… Tudo “claro” e à vista de todos.

Perguntar-se-ão o porque desta minha reflexão… Parece-me clara a resposta meus caros: a melhor escola de formação de futebol do pais foi e é a Academia de Alcochete e pertence ao Sporting Clube de Portugal. Não pode existir qualquer tipo de dúvida em relação a este facto! E não se trata apenas da infraestrutura, trata-se de muito mais que isso, pois os melhores jogadores portugueses, de uma forma geral, já há muito que têm saído da formação de Alvalade.

Como é que se pode reclamar a qualidade de uma escola de formação gritando a mesma aos sete ventos, quando a equipa B, recheada de supostos talentos do tão maravilhoso e único centro de formação, só não desce de divisão por uma questão estranha resolvida na secretaria? Curioso, não é?

Vasco Mata
Vasco Matahttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado incondicional pelo Sporting Clube de Portugal, quem lhe tira o futebol, tira-lhe a alegria de viver. Não se deixa cegar pelo clubismo, mas não deixa que ninguém espezinhe “o leão de Alvalade”. Embora esteja a 2000 km, não perde pitada do futebol português!                                                                                                                                                 O Vasco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting: jogador é para emprestar e está a ser pretendido por Estrela da Amadora e Alverca

Diego Callai deverá ser emprestado pelo Sporting durante o próximo mercado. Alverca e Estrela da Amadora estão interessados.

FC Porto está interessado em Robert Lewandowski e há novidades em relação ao tema

O FC Porto está interessado em contratar Robert Lewandowski, mas ainda não apresentou nenhuma oferta pelo avançado.

Jornalista que foi atacada por Florentino Pérez deixa resposta: «Julguem vocês mesmos»

Florentino Pérez deixou um forte ataque a uma jornalista do ABC. A mesma já deixou resposta ao presidente do Real Madrid.

Levante dá a volta em Balaídos e sai da zona de despromoção

O Levante, equipa orientada por Luís Castro, venceu o Celta de Vigo por 3-2 em Balaídos após reviravolta e fugiu aos lugares de descida.

PUB

Mais Artigos Populares

João Mário pode rumar a histórico italiano

João Mário encontra-se emprestado pela Juventus ao Bolonha. O jogador conta com o interesse da Fiorentina, que pode avançar para a sua contratação.

Barcelona reage à conferência de Florentino Pérez: «Informamos que o nosso departamento jurídico está a analisar cuidadosamente as suas declarações e acusações»

O Barcelona emitiu um comunicado durante esta terça-feira a abordar a conferência de imprensa dada por Florentino Pérez.

Confirmado Exclusivo Bola na Rede: Sporting assina protocolo de cooperação com o Sacavenense

O Sporting assinou um protocolo de cooperação com o Sacavenense, reforçando a aposta no desenvolvimento do futebol de formação.