📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Formação, desinformação e manipulação

- Advertisement -

Esta semana o centro de estágio do nosso rival, Sport Lisboa e Benfica, fez dez anos. Um feito de louvar, sem dúvida, mesmo para um sportinguista, afinal este tipo de infraestruturas só representa a evolução que o futebol nacional tem apresentado nos últimos anos. Evolução essa que eventualmente levou a Seleção de todos nós a conquistar um campeonato da Europa, depois de nas últimas edições das grandes competições ao nível das selecções, ter sido presença constante, atingindo muitas vezes fases avançadas das mesmas.

E por aqui posso começar. Qual foi o real contributo do Seixal para esta conquista? Em números concretos, um jogador, um único e mero atleta que havia aparecido uns meses antes na principal equipa do clube da Luz, tendo sido então “endeusado” e absolutamente hipervalorizado pela parcial imprensa portuguesa. Eventualmente, Bernardo Silva terá tido também contributo para a conquista que em cima referi, mas apenas na fase de apuramento. Neste caso a contribuição da Academia de Alcochete, prendeu-se em dez jogadores, sendo que quatro dos mesmos pertenciam ainda na altura aos quadros da equipa principal do Sporting Clube de Portugal…

Uns meses antes foi galardoada a Caixa Futebol Campus com o prémio de “Melhor Academia do Ano”… Mas quais foram os fundamentos para a atribuição de tal prémio? Penso que ninguém sabe, a mim parece-me claramente uma excelente medida de Marketing, executada com mestria devo dizer…
Ora vejamos, Jorge Mendes é claramente o maior parceiro de negócios do SL Benfica. Há cerca de cinco anos o mesmo, foi galardoado na mesma gala como o melhor agente do ano. Quem seriam eventualmente os maiores interessados neste prémio? O clube e o agente, claramente. Ora, valorização da marca, valorização dos activos… Tudo “claro” e à vista de todos.

Perguntar-se-ão o porque desta minha reflexão… Parece-me clara a resposta meus caros: a melhor escola de formação de futebol do pais foi e é a Academia de Alcochete e pertence ao Sporting Clube de Portugal. Não pode existir qualquer tipo de dúvida em relação a este facto! E não se trata apenas da infraestrutura, trata-se de muito mais que isso, pois os melhores jogadores portugueses, de uma forma geral, já há muito que têm saído da formação de Alvalade.

Como é que se pode reclamar a qualidade de uma escola de formação gritando a mesma aos sete ventos, quando a equipa B, recheada de supostos talentos do tão maravilhoso e único centro de formação, só não desce de divisão por uma questão estranha resolvida na secretaria? Curioso, não é?

Vasco Mata
Vasco Matahttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado incondicional pelo Sporting Clube de Portugal, quem lhe tira o futebol, tira-lhe a alegria de viver. Não se deixa cegar pelo clubismo, mas não deixa que ninguém espezinhe “o leão de Alvalade”. Embora esteja a 2000 km, não perde pitada do futebol português!                                                                                                                                                 O Vasco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Manter a invencibilidade na Invicta | FC Porto x Estoril

O favoritismo do FC Porto neste embate é praticamente inegável, com a turma de Farioli num momento positivo da temporada

Flamengo vence Palmeiras de Abel Ferreira e conquista Taça Libertadores

O Flamengo venceu a final da Taça Libertadores. Na final, disputada em Lima, o Rubro-Negro derrotou a equipa de Abel Ferreira.

O dérbi antes d’O dérbi | Sporting x Estrela da Amadora

Há dez jogos sem perder para todas as competições, o Sporting quer continuar a morder os calcanhares ao FC Porto

Florentino Luís alcança a marca dos 300 jogos na carreira profissional

Florentino Luís chegou, este sábado, aos 300 jogos na carreira profissional, no encontro do Burnley frente ao Brentford, na Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

João Almeida acusa pelotão de falta de respeito: «Não se preocupam realmente com os acidentes»

João Almeida atribuiu a responsabilidade das quedas recentes em descidas à falta de cuidado por parte dos seus colegas.

Atlético Madrid multado pela UEFA por «atos racistas» no jogo frente ao Arsenal

O Atlético Madrid recebeu uma multa da UEFA de 30 mil euros devido a «atos racistas» por parte dos adeptos no jogo contra o Arsenal.

Xabi Alonso reage aos comentários de Joan Laporta: «Conhecemos bem as mensagens populistas»

Xabi Alonso reagiu aos comentários de Joan Laporta sobre o Real Madrid. O técnico abordou o tema na antevisão ao duelo frente ao Girona.