Formação, desinformação e manipulação

    Para a formação da Luz sequer pensar em aproximar-se da de Alvalade terá que no mínimo ter algum jogador saído da mesma, a ganhar uma bola de ouro (nem falo em quatro, apenas uma), ou colocar numa convocatória para uma fase final de uma competição em que a selecção participe, no mínimo, uns cinco jogadores (já nem falo em dez)…

    Alcochete não precisa da comunicação social, não necessita que quem forma opinião pública, enalteça os feitos dos seus prodígios, pois a sua qualidade e valia encarregar-se-ão do mesmo. A Academia do Sporting não necessita igualmente de convocatórias à selecção nacional feitas por favor, ou quantas internacionalizações já teriam Ruben Semedo ou Gelson Martins se equipassem de vermelho? Actualmente têm ambos zero chamadas aos AA, mas Gonçalo Guedes e Nelson Semedo já lá estiveram… Critério no mínimo estranho no que diz respeito à convocação à selecção A, dos valores emergentes do futebol nacional.

    Quase metade da equipa inicial de Madrid foi formada em Alcochete Fonte: Sporting CP
    Quase metade da equipa inicial de Madrid foi formada em Alcochete
    Fonte: Sporting CP

    A grandeza da Academia de Alcochete ou formação do Sporting Clube de Portugal, mede-se também pelos jogadores que foram formados em Alvalade mas que nos seus rivais se tornaram peças fundamentais. Quaresma, Simão, Futre ou Moutinho representam bem essa realidade.

    Outro dos factos que traz alguma confusão é a forma como se mente em relação a jogadores formados no Seixal. André Gomes, que é chamado à baila quando interessa, fez um ano de júnior ao serviço da Luz… Um ano! Nelson Semedo nem sequer jogou nos escalões de formação do Benfica e no seu primeiro ano de contrato foi imediatamente emprestado ao Fátima. Victor Lindelöf fez um ano de formação no Seixal. Mas a ideia que é passada através dos parciais meios de comunicação é de que estes jogadores são formação do Benfica, tudo com o propósito de valorizar algo que tem de ser valorizado por si mesmo e pelos seus produtos…

    Renato Sanches tem agora a oportunidade de provar a valia da formação encarnada, tal como o fizeram Ronaldo, Nani, Figo, Quaresma, João Moutinho ou Paulo Futre! Mas ao mesmo tempo, irá João Mário fazer o mesmo pela Academia de Alcochete, e neste caso só o tempo dirá qual chegará mais longe.

    Parece-me mais que óbvio que, embora a formaçâo encarnada tenha subido muito em termos de qualidade devido ao grande investimento feito ao longo dos anos, ainda se encontra muito longe da Academia de Alcochete em muitos factores, e a qualidade dos jogadores da formação que têm aparecido no Sporting Clube de Portugal é muito superior…

    Claramente superior!

     Foto de capa: Sporting Clube de Portugal

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Vasco Mata
    Vasco Matahttp://www.bolanarede.pt
    Apaixonado incondicional pelo Sporting Clube de Portugal, quem lhe tira o futebol, tira-lhe a alegria de viver. Não se deixa cegar pelo clubismo, mas não deixa que ninguém espezinhe “o leão de Alvalade”. Embora esteja a 2000 km, não perde pitada do futebol português!                                                                                                                                                 O Vasco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.