📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Formação para render desportiva ou financeiramente?

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Desde há uns anos para cá que tenho visto um esgrimir de argumentos sobre as vendas de jogadores de futebol e valores das mesmas. Qualificam um jogador pelo valor que se paga pelo mesmo e, no entanto, um jogador que poderá ser de extrema importância para uma equipa, poderá não fazer qualquer sentido no esquema táctico de qualquer outra. Isto para dizer que um jogador pode valer 35 milhões em determinado enquadramento, como pode valer pouco ou nada em qualquer outro.

Não podemos aqui esquecer ainda os intermediários que, como qualquer comercial, podem transformar um produto banal no mais polido e ambicionado do mercado. E dependendo dos bons contactos, favores a serem pagos, ou simples competência em vender o seu produto, podemos ver jogadores que pouco tenham demonstrado serem adquiridos por milhões mostrando-se posteriormente completos “flops” (o que de pouco importa para o empresário depois de receber a comissão) e outros que nunca passam de uma carreira mediana apesar de sempre mostrarem qualidade.

Renato Sanches é um exemplo de um jogador que saiu no verão e tem tido poucos minutos no seu novo clube Fonte: Facebook Oficial de Renato Sanches
Renato Sanches é um exemplo de um jogador que saiu no verão e tem tido poucos minutos no seu novo clube
Fonte: Facebook Oficial de Renato Sanches

O que quero dizer é que um jogador não é um fenómeno só porque alguém o avaliou em milhões, ou o adquiriu por esses valores absurdos. Um grande jogador tem de demonstrar em campo que efetivamente joga bem em qualquer equipa, sobre qualquer pressão, conseguindo construir uma carreira sólida, consistente, e tendo a hombridade de reconhecer o que pode melhorar, com quem e onde melhor possam potenciar as suas qualidades.

O problema é que, neste processo, o jogador é o que menos intervém e o que mais sofre caso uma decisão sobre a sua futura carreira seja mal tomada, ou seja tomada simplesmente com o propósito do lucro imediato (Bruma, Zé Turbo, Cassamá, etc). E as pressões para que os jovens sejam vendidos rapidamente e por valores astronómicos é enorme. E não falo das direcções dos clubes vendedores ou dos agentes dos jogadores, falo também dos próprios adeptos e sócios que argumentam entre si o valor recorde de venda de um jogador da sua equipa dando a parecer que o que interessa é tentarmos vender os nossos melhores jogadores por valores nunca antes praticados.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Hugo Oliveira responde ao Bola na Rede: «Queremos chegar a momentos de decisão, este clube quer crescer e quer disputar finais»

Hugo Oliveira analisou a derrota do Famalicão frente ao FC Porto. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Ruben Amorim deixa resposta a Alex Ferguson: «Ele entende mais de futebol, especialmente do futebol inglês»

Ruben Amorim respondeu a Alex Ferguson, afirmando que o Manchester United vai conseguir ser campeão em menos de 10 anos.

FC Porto ‘frágil’ na lateral esquerda: as opções de Francesco Farioli

O FC Porto vai apenas contar com um lateral esquerdo nas próximas semanas, já que Zaidu Sanusi estará na CAN.

«Sinto que já estou preparado para ser treinador principal» – Entrevista Bola na Rede a Armando Sá

Armando Sá é o mais recente entrevistado do Bola na Rede. Ex-Benfica, Braga e Villarreal é treinador-adjunto do Pacific FC no Canadá.

PUB

Mais Artigos Populares

Arne Slot afasta polémica com Mohamed Salah e aponta a mira às arbitragens: «Temos tido muito azar com as decisões dos árbitros»

Arne Slot fez a antevisão do Tottenham x Liverpool, da jornada 17 da Premier League, neste sábado. O técnico afastou a polémica em torno de Mohamed Salah.

Pep Guardiola não confirma continuidade no Manchester City e elogia West Ham de Nuno Espírito Santo: «Sabemos perfeitamente como eles são difíceis»

Pep Guardiola fez a antevisão do Manchester City x West Ham, da jornada 17 da Premier League. O técnico elogiou a equipa de Pep Guardiola.

Jogador do Santa Clara reage à derrota frente ao Sporting: «Lamentamos o facto de o Sindicato dos Jogadores não se pronunciar em nossa defesa»

Os jogadores do Santa Clara emitiram uma nota nas redes sociais em relação à partida do emblema açoriano frente ao Sporting.