Última horaAdversário de CR7 revela: «Falei com Cristiano Ronaldo sobre a Seleção e disse-lhe: ‘Vais continuar a ser o número um’»
Publicidade

Frente-a-Frente: Eduardo Quaresma vs. Gonçalo Inácio | Sporting CP

Miguel Gato · 2 min

centrais Eduardo Quaresma
Foto: Sporting CP

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio são dois centrais Made in Sporting que surgiram na equipa principal leonina esta temporada. Quando um dos habituais titulares falha, são estes os jovens que espreitam a oportunidade de se destacar.

Começo por mencionar a minha preferência por Eduardo Quaresma. O atleta de 18 anos conjuga qualidade técnica e de passe, assim como as habilidades defensivas necessárias à posição onde atua. É um jogador que gosta de sair a jogar e, muitas vezes, atua como uma espécie de médio numa zona mais avançada do terreno, dando apoio também na segunda fase de construção. Um atleta versátil, que pode desempenha várias funções em campo, “Edu” é uma das grandes promessas da academia de Alcochete.

Gonçalo Inácio é uma das boas surpresas desta temporada. Muitas vezes posto à frente de Quaresma nas opções da equipa principal, a verdade é que o jovem de 19 anos tem mostrado serviço, justificando a aposta de Ruben Amorim. Inácio é um defesa central que se posiciona muito bem na marcação e que se tem destacado, sobretudo, pelo seu trabalho defensivo.

Gonçalo Inácio é um central com preponderância na estratégia de Rúben Amorim
Fonte: Bola na Rede

Na final-four da Taça da Liga, competição vencida pelos leões, Gonçalo Inácio esteve muito bem. Na partida frente ao SC Braga, não só manteve Galeno “no bolso” o jogo inteiro, como fez a assistência para o golo de Pedro Porro, que daria o título de campeão de inverno, ao fim dos 90 minutos.

Fico muito feliz de ver dois centrais formados em Alcochete a dar cartas na equipa principal. Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma são dois talentos bastante diferentes, mas, ambos, com trunfos para mostrar.

Porém, destaco a ideia de que vejo em “Edu” um central parecido a Mathieu, enquanto que Inácio me faz muito lembrar Paulo Oliveira. Não me entendam mal, gosto de ambos os atletas que mencionei. No entanto, sendo agora mais explícito, vejo um potencial maior em Quaresma e vejo-o como um futuro líder da defesa leonina. Já para Inácio, imagino a carreira de um bom defesa central.

 

Miguel Gato

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Palmeiras sem Abel Ferreira: 31 jogos de castigo, 17 vitórias e só cinco derrotas

O triunfo do Palmeiras, por 1-0, frente ao Bahia fechou o último castigo de Abel Ferreira no Brasileirão. Nos 31 jogos em que o treinador português esteve ausente por suspensão na prova, o verdão soma 17 vitórias, nove empates e cinco derrotas. Mas há mais uma ausência à vista: Abel vai falhar a primeira mão das meias-finais da Libertadores, frente ao Fluminense. O Palmeiras venceu o Bahia por 1-0, no Nubank Parque, e terminou com um triunfo o ciclo mais recente de suspensão do treinador português. Flaco López marcou aos seis minutos, num encontro em que o verdão criou oportunidades para ampliar a vantagem, mas acabou por vencer pela margem mínima. Com os três pontos, chegou aos 60 e ficou a apenas um do líder Flamengo. O resultado atualizou um registo expressivo: 31 jogos sem Abel Ferreira por castigo no Brasileirão, com 17 vitórias, nove empates e cinco derrotas. São 60 pontos em 93 possíveis, um aproveitamento de 64,5%, com 53 golos marcados e 26 sofridos.

João Esteves · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.