📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Frente-a-Frente: Eduardo Quaresma vs. Gonçalo Inácio | Sporting CP

- Advertisement -

Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio são dois centrais Made in Sporting que surgiram na equipa principal leonina esta temporada. Quando um dos habituais titulares falha, são estes os jovens que espreitam a oportunidade de se destacar.

Começo por mencionar a minha preferência por Eduardo Quaresma. O atleta de 18 anos conjuga qualidade técnica e de passe, assim como as habilidades defensivas necessárias à posição onde atua. É um jogador que gosta de sair a jogar e, muitas vezes, atua como uma espécie de médio numa zona mais avançada do terreno, dando apoio também na segunda fase de construção. Um atleta versátil, que pode desempenha várias funções em campo, “Edu” é uma das grandes promessas da academia de Alcochete.

Gonçalo Inácio é uma das boas surpresas desta temporada. Muitas vezes posto à frente de Quaresma nas opções da equipa principal, a verdade é que o jovem de 19 anos tem mostrado serviço, justificando a aposta de Ruben Amorim. Inácio é um defesa central que se posiciona muito bem na marcação e que se tem destacado, sobretudo, pelo seu trabalho defensivo.

Gonçalo Inácio é um central com preponderância na estratégia de Rúben Amorim
Fonte: Bola na Rede

Na final-four da Taça da Liga, competição vencida pelos leões, Gonçalo Inácio esteve muito bem. Na partida frente ao SC Braga, não só manteve Galeno “no bolso” o jogo inteiro, como fez a assistência para o golo de Pedro Porro, que daria o título de campeão de inverno, ao fim dos 90 minutos.

Fico muito feliz de ver dois centrais formados em Alcochete a dar cartas na equipa principal. Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma são dois talentos bastante diferentes, mas, ambos, com trunfos para mostrar.

Porém, destaco a ideia de que vejo em “Edu” um central parecido a Mathieu, enquanto que Inácio me faz muito lembrar Paulo Oliveira. Não me entendam mal, gosto de ambos os atletas que mencionei. No entanto, sendo agora mais explícito, vejo um potencial maior em Quaresma e vejo-o como um futuro líder da defesa leonina. Já para Inácio, imagino a carreira de um bom defesa central.

 

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.

João Félix e alvo do Benfica marcam na goleada do Al Nassr

O Al Nassr recebeu e venceu o Al Zawraa por cinco bolas a uma, num encontro válido pela sexta jornada da Champions Asiática 2.

Prenda de Natal para Pep Guardiola? Alvo do Manchester City custa 72 milhões de euros

Antoine Semenyo está a ser apontado ao Manchester City. O jogador pode custar aos ingleses 72 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Um olhar tático sobre o Vitória SC x Sporting: nuances, superioridades no corredor central e variabilidade ofensiva dos leões

O domínio do corredor central e a dinâmica ofensiva definiram as chaves do triunfo do Sporting diante do Vitória SC.

Adaptação do ano? Barcelona transformou lateral em central e jogador virou indiscutível

Gerard Martín assumiu a posição de defesa central no Barcelona e não deve voltar ao papel de lateral esquerdo tão cedo.

FC Porto: foi comprado pelos dragões em janeiro e soma 0 minutos pela equipa A em 2025/26

Tomás Pérez foi um grande desejo de Martín Anselmi no FC Porto, mas o jogador não tem entrado nos planos de Francesco Farioli.