Futebol, Compras, Azias e Bom Senso

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1

Como em todos os anos, com o final do campeonato vêm os sacos de compras e os milhões estrangeiros para serem gastos. Este ano começa em grande com os avolumados valores da venda de Renato Sanches para o Bayern, que deixou muitos dos meus colegas sportinguistas a arder em raiva e outros tantos benfiquistas inchados de orgulho porque venderam o novo melhor jogador do mundo.

Pessoalmente eu fiquei contente com a venda e com os valores negociados por uma razão principal. À parte a rivalidade entre clubes, gostaria de ver uma liga portuguesa competitiva, valorizada e respeitada, e por isso não consigo compreender as razões para tanta indignação leonina, quando foi para isso que esta venda contribuiu. É infrutífero compararmos jogadores diferentes e o seu valor porque esse mesmo valor é algo intangível. Aquilo que nós definimos como o valor de um jogador é apenas uma percepção que varia aos olhos de cada um de nós.

Dois dos jogadores que serão difíceis de segurar mas que nenhum sportinguista quer ver sair Fonte: Sporting CP
Dois dos jogadores que serão difíceis de segurar mas que nenhum sportinguista quer ver sair
Fonte: Sporting CP

Pessoalmente eu acho que os adeptos benfiquistas ficaram demasiado deslumbrados com a qualidade de Renato Sanches, e que fazem dele um melhor jogador do que o que ele é na realidade, apesar de reconhecer que é um jogador útil numa equipa. Compreendo também que foi um dos grandes responsáveis pela mudança de mentalidade da equipa em campo, porque, numa altura em que ninguém sabia o que fazer à bola, apareceu o miúdo e começou a levá-la para a frente. Isto para dizer que, na minha opinião pessoal, o acho um bom jogador, com potencial e útil numa equipa, mas não o considero o craque que muitos querem fazer parecer que é.

Se vale os 35 milhões mais todos os milhões extra que pode vir a valer? E porque não? E como ele valem muitos outros na liga portuguesa, porque o importante é o que se passa na mesa das negociações, uma cadeira que raramente foi bem ocupada pelos dirigentes leoninos que nunca souberam estar sentados em posição de força, e que felizmente também é uma das coisas que Bruno de Carvalho está a mudar no Sporting. Porque, caros sportinguistas, principalmente os que ficaram aziados com a venda do miúdo, não nos podemos esquecer de que em tempos o Daniel Carriço, promissor defesa central formado no Sporting, na altura já como capitão da equipa principal, foi vendido por cerca de 700 mil euros. Quando essa era a capacidade negocial do Sporting (mais um dos grandes trabalhos da direcção Godinho Lopes) não nos podemos indignar com o facto de outros clubes, mesmo que sejam rivais, terem melhores capacidades de negociação, principalmente porque esta venda também é boa para o poder de negociação do Sporting e de todos os outros clubes portugueses.

António Ramos
António Ramoshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, viu a avó oferecer uma carteira do Sporting a um primo, e disse que também queria uma. "Mas tu não és do Sporting" respondeu-lhe a avó. Sou sim! contrariou o miúdo. E aí foi criado um pacto, Sporting, até que a morte nos separe.                                                                                                                                                 O António não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Top-ligas europeias: FC Porto vence registo defensivo e Famalicão está no top-10

O FC Porto não sofreu golos em 21 das 34 jornadas da Primeira Liga. Foi a equipa com mais "clean sheets" das principais ligas.

FC Porto perto de fechar a renovação de um dos maiores talentos do Olival

O FC Porto negoceia a renovação de Mateus Mide, depois de já ter chegado a acordo com três dos cinco campeões do Mundo de Sub-17.

Já se sabe onde o FC Porto irá estagiar na pré-temporada

O FC Porto prepara-se para estagiar em Inglaterra durante o mês de julho. Dragões deverão ter um ou dois jogos particulares.

Último esforço: Benfica tenta contornar exigências de Marco Silva para fechar acordo

O Benfica retomou as negociações com Marco Silva, depois de não chegar a um acordo na reunião do passado domingo.

PUB

Mais Artigos Populares

Artur Jorge desiludido com o empate do Cruzeiro: «Jogo cínico e ingrato»

Artur Jorge reagiu com frustração ao empate caseiro do Cruzeiro diante do Fluminense, na 18.ª jornada do Brasileirão.

Arsenal define posições a reforçar no mercado e há uma prioridade clara

O Arsenal quer melhorar o plantel para a próxima temporada. Extremo, médio e lateral direito são posições a reforçar no mercado.

Passou 24 temporadas na Premier League e anuncia fim de carreira: «Sinto que este é o momento certo»

James Milner vai terminar a carreira. Médio de 40 anos, que passou 24 temporadas na Premier League, anunciou esta segunda-feira.