Futebol Português: Um Mundo ao contrário

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2Ao ver tudo o que se tem passado no futebol em Portugal, a primeira coisa que me vem à cabeça é que é um mundo à parte, que não se rege pelas mesmas leis de todos os outros quadrantes da sociedade. Aliás, nem a sociedade se importa muito que assim seja, desde que o seu clube lucre com isso.

A verdade é que nas últimas semanas se têm observado vários momentos que parecem saídos de uma realidade paralela, um mundo ao contrário quase saído de um guião de filme ou telenovela, ao qual poderia mesmo sugerir uma banda sonora de um grupo musical cujo nome se enquadra perfeitamente no desporto que aqui discutimos, Xutos & Pontapés. O nome da música: Mundo ao contrário.

Pois bem, estamos perante um universo em que um grupo organizado de adeptos ou sócios não é considerado claque. Em que mundo?

Apresento-vos o grupo organizado de sócios do Sporting Fonte: As redes do Damas
Apresento-vos o grupo organizado de sócios do Sporting
Fonte: As redes do Damas

Nesse mundo também temos comunicação social que prefere assumir o erro em vez de o corrigir apenas para ter mais comentários e “clickbaites”. Vemos agora, constantemente, troca de imagens a ilustrar noticias que a única coisa que têm relacionado é a coincidência de a pessoa da foto e a das notícias partilharem nomes parecidos. Quem não gostaria de ver Vítor Pereira, o treinador, a dirigir a arbitragem grega? Bem, talvez ficassem mais bem servidos, mas não vem isso ao caso. E quem não gostaria de ver o Douglas, central do Sporting, rumar ao outro lado da segunda circular? Particularmente, esta última eu apoiava.  São apenas dois exemplos do mau profissionalismo que se apoderou da comunicação social neste país, apenas para o Lucro. Já alguém dizia que pouco importa se falam mal ou bem, desde que falem…

Estamos a falar de um universo futebolístico em que se apoia o erro porque dá espectacularidade ao jogo. Eu diria que, para mim, espectáculo mesmo era ver as equipas com mais mérito e menos ajudas exteriores ganharem os campeonatos, ainda que consigam marcar menos golos espectaculares. Prefiro muito mais festejar um golo limpo, ainda que com “delay”, do que festejar golos irregulares na hora.

Neste universo paralelo consegue-se até dizer que um jogador que, sempre que aparece a falar do seu clube o faz de voz embargada e olhar vidrado, está a forçar a sua saída. Acredito sim que ele quisesse ter mais oportunidades de jogar e poder lucrar financeiramente em outras paragens, mas com certeza nunca forçando por estar insatisfeito ou querendo prejudicar o seu clube.

Mas infelizmente no meu clube também se vêem casos que parecem saídos desse mundo, porque parece que temos uma massa adepta bipolar. Ou então não há bipolaridade, e há apenas os que só gostam de se expressar quando há algo a criticar e se escondem quando tudo está bem, e os que só escrevem quando há vitórias e se escondem quando aparecem as derrotas. Diria que falta apenas bom senso.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.