Publicidade

Gelson Dala é Gelson Bala

Simão Mata · 2 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

sporting cp cabeçalho 1

Tal como na equipa principal de futebol, os resultados da equipa B leonina não correram, nesta época 2016-2017, como todos os sportinguistas certamente desejariam. Há, contudo, alguns atletas a valorizar e a destacar no Sporting B, essencialmente pelo potencial e valor que já demonstraram nesta época na Ledman Liga Pro. Um deles é o angolano Gelson Dala, contratado no mercado de inverno pelo Sporting ao 1º de Agosto do campeonato angolano (designado como Girabola).

As exibições deste jogador leonino permitem facilmente perceber que o seu nome bem poderia ser Gelson Bala em vez de Gelson Dala, tal é a velocidade que imprime em cada jogada em que participa. Trata-se de um jogador rápido na manobra ofensiva, com boa capacidade de drible no um para um, que procura rapidamente o remate ou os flancos para os cruzamentos para a área. É ainda um jogador que demonstra versatilidade em diferentes momentos do jogo, tem equilíbrio técnico-tático, algo raro num jogador com idade tão tenra como a sua (apenas 20 anos).

Marcou no passado jogo contra o Benfica B, num encontro que ficou empatado 2-2. Fez uma exibição soberba ante o Olhanense em Alcochete, na 34.ª jornada, com a equipa leonina a ganhar por 5-1 e com um Póquer de Dala. Esta exibição do angolano fez com que o Maisfutebol o comparasse a uma seta apontada à baliza adversária: “Para além dos quatro golos que marcou, Dala foi um dos principais organizadores de jogo e uma seta apontada à baliza” (ver: http://desporto.sapo.pt/futebol/segunda_liga/artigo/2017/04/03/gelson-dala-em-foco-na-recuperacao-do-sporting-b). Este artilheiro leonino, verdadeira bala em campo, conta já com 12 golos num total de 16 partidas jogadas pelo Sporting B.

Gelson Dala conta com 12 golos em 16 partidas Fonte: Facebook oficial de Gelson Dala
Gelson Dala conta com 12 golos em 16 partidas
Fonte: Facebook oficial de Gelson Dala

As exibições de Dala têm merecido também destaque na Comunicação Social do seu país de origem, referindo que “(…) em cima da mesa está mesmo a possibilidade de Gelson Dala poder ser chamado à equipa principal ainda na parte final da presente temporada.” As notícias portuguesas mais recentes têm dado conta também de que Gelson Dala poderá ser chamado já para o próximo jogo da equipa principal do Sporting em Santa Maria da Feira contra o Feirense. O jornal O Jogo noticiou mesmo a 09/05/2017 no seu site online que Dala já treina com a equipa principal do Sporting.

Importa começar a refletir internamente nos atletas da formação do clube e quais aqueles que poderão vir a alcançar o plantel principal já na próxima época, sendo que a presente temporada foi claramente um fracasso do ponto de vista futebolístico. Contudo, a “subida” de Dala ao plantel principal, ou de outros que possam vir entretanto a “subir”, não pode esconder as fragilidades do plantel atual do Sporting nem colocar de parte a possibilidade do clube ter que ir ao mercado colmatar algumas (várias) falhas na equipa. Mas o Sporting Clube de Portugal deve cumprir sempre e de forma intransigente uma das suas premissas essenciais: a valorização e potenciação da formação dos atletas com vista à sua rentabilização futura na alta competição nacional e internacional.

Foto de Capa: Super Sporting

Simão Mata

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Quatro pontos de distância, muito mais em jogo | Braga x Sporting

O Estádio Municipal de Braga recebe, esta sexta-feira, 9 de outubro, às 20h15, um dos encontros mais aguardados da oitava jornada da Primeira Liga portuguesa 26/27. Braga e Sporting estão separados por quatro pontos, num duelo que pode ter consequências importantes nas ambições das duas equipas. Os leões ocupam o terceiro lugar, com 15 pontos, ainda sem derrotas, mas já a seis do líder FC Porto. Os arsenalistas seguem na sexta posição, com 11 pontos e um jogo em atraso, procurando aproveitar o fator casa para se aproximar dos lugares cimeiros. A equipa de Carlos Vicens chega ao encontro depois de um empate sem golos diante do Santa Clara, numa temporada em que tem revelado consistência defensiva, mas também algumas dificuldades na concretização. Com apenas sete golos marcados em seis jornadas, o Braga apresenta números ofensivos modestos para as suas ambições. Do outro lado, o Sporting de Rui Borges continua invicto, mas os empates consecutivos frente a Famalicão e Arouca impediram os leões de acompanhar o ritmo do FC Porto. A formação leonina soma 17 golos em sete partidas, mas já consentiu oito, um indicador das dificuldades que tem sentido para controlar determinados momentos dos encontros.

Tiago Campos · 4 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.