Gelson Dala, o leão de Angola

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Gelson Dala é uma das novas pérolas que está a lapidar na Academia de Alcochete. O jovem angolano de vinte anos, chegado em janeiro ao futebol português, está a impressionar os responsáveis e os adeptos leoninos, com boas exibições e golos ao serviço da equipa B do Sporting Clube de Portugal.

Contudo, a história deste rapaz é diferente das comuns histórias dos jogadores de futebol. Gelson apenas começou a particar futebol federado no seu país aos dezassete anos no 1º de Agosto, um dos maiores clubes angolanos. Depois de ter apontado 43 golos em 79 jogos pelos rubronegros, com especial destaque para a última temporada, em que marcou 23 golos e foi campeão e melhor marcador do Girabola, Gelson Dala veio finalmente para o Sporting, trazendo consigo o seu colega de equipa Ary Papel, que está emprestado ao Moreirense.

Gelson Dala é a principal referência do futebol angolano na atualidade Fonte: Facebook de Gelson Dala
Gelson Dala é a principal referência do futebol angolano na atualidade
Fonte: Facebook de Gelson Dala

Apesar de ainda não se ter estreado na principal equipa verde e branca, Gelson Dala é uma das principais esperanças para a próxima temporada. Já participa em treinos da equipa principal, sob a orientação de Jorge Jesus e é um jogador que pode atuar numa das posições em que o Sporting teve mais carência nesta temporada, a de segundo avançado. Apesar de Alan Ruiz estar a confirmar, nos últimos encontros, os créditos com que vinha rotulado, o Sporting teve problemas graves até chegar a esta solução, pois por lá passaram Bryan Ruiz, Bruno César, Castaignos, Markovic ou André, até Alan Ruiz melhorar o seu nível exibicional e chegar ao que vemos hoje. Voltando ao menino angolano, é na frente de ataque que ele tem jogado na equipa B e deve ser nessa posição que será testado na pré-época.

Bruno de Carvalho já mostrou esperança no seu crescimento, que é muito elogiado pelo atual técnico do Sporting B, Luís Martins. Em dez jogos na equipa secundária dos leões, Gelson Dala leva sete golos marcados, quatro deles no passado fim de semana frente ao Olhanense, em Alcochete. É um jogador que tem um bom poder de finalização e que se mexe muito bem na grande área e em zonas próximas da baliza. Aliando às características técnicas, alguns pontos como a humildade e a capacidade de trabalho, reconhecidas pelos técnicos que já o orientaram, parecem estar as condições reunidas para Gelson Dala vingar com a camisola do Sporting. Apesar do seu aspeto franzino, que com certeza será ainda trabalhado em Alcochete, Gelson Dala não vai ao chão facilmente e é uma dor de cabeça para as defesas adversárias. Acredito que, juntamente com Daniel Podence, Francisco Geraldes ou Iuri Medeiros, Gelson Dala poderá ser uma das jovens figuras dos verde e brancos em 2017/18.

Além da carreira nos clubes, Gelson Dala tem já um percurso de respeito na seleção angolana, tendo em conta a idade. O jovem de vinte anos já leva dezassete internacionalizações pelos Palancas Negras, com oito golos apontados. Assim continue humilde e trabalhador, e poderemos ter em Gelson Dala um verdadeiro diamante nos próximos anos.

Foto de capa: Super Sporting

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

14.º título de Premier League: Arsenal isola-se como o terceiro clube com mais títulos em Inglaterra

O Arsenal conquistou o décimo quarto título e encerrou um longo jejum. Os Gunners são a terceira equipa mais titulada da história inglesa.

Terramoto: saída de Pep Guardiola leva jogador a querer juntar-se a José Mourinho

Rodri não quer manter-se no Manchester City, depois de se descobrir que Pep Guardiola vai deixar o comando técnico dos ingleses.

De Alvalade para o Emirates: Viktor Gyokeres celebra o seu terceiro campeonato seguido

Viktor Gyokeres conquistou o terceiro campeonato consecutivo ao vencer a liga pelo Arsenal. O sueco somou vinte e cinco golos nesta temporada.

Barcelona: Hansi Flick trava compra de 70 milhões de euros

O Barcelona já não vai contratar Alessandro Bastoni. O defesa pertence aos quadros do Inter Milão e tem um custo de 70 milhões de euros.

PUB

Mais Artigos Populares

Friburgo x Aston Villa: onde ver a final da Europa League?

O jogo entre o Friburgo e o Aston Villa vai definir que vence a presente edição da Europa League, a segunda prova da UEFA.

Declan Rice festeja o título do Arsenal e deixa mensagem nas redes sociais: «Eu avisei-vos… está feito!»

Declan Rice celebrou o título do Arsenal com uma mensagem direta no Instagram. O médio garantiu que sempre acreditou na conquista.

Chelsea vence Tottenham e dá esperança a Nuno Espírito Santo

O Chelsea recebeu e venceu o Tottenham por uma bola a zero, num encontro da 37.ª jornada da Premier League.