Gelson Dala, o leão de Angola

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Gelson Dala é uma das novas pérolas que está a lapidar na Academia de Alcochete. O jovem angolano de vinte anos, chegado em janeiro ao futebol português, está a impressionar os responsáveis e os adeptos leoninos, com boas exibições e golos ao serviço da equipa B do Sporting Clube de Portugal.

Contudo, a história deste rapaz é diferente das comuns histórias dos jogadores de futebol. Gelson apenas começou a particar futebol federado no seu país aos dezassete anos no 1º de Agosto, um dos maiores clubes angolanos. Depois de ter apontado 43 golos em 79 jogos pelos rubronegros, com especial destaque para a última temporada, em que marcou 23 golos e foi campeão e melhor marcador do Girabola, Gelson Dala veio finalmente para o Sporting, trazendo consigo o seu colega de equipa Ary Papel, que está emprestado ao Moreirense.

Gelson Dala é a principal referência do futebol angolano na atualidade Fonte: Facebook de Gelson Dala
Gelson Dala é a principal referência do futebol angolano na atualidade
Fonte: Facebook de Gelson Dala

Apesar de ainda não se ter estreado na principal equipa verde e branca, Gelson Dala é uma das principais esperanças para a próxima temporada. Já participa em treinos da equipa principal, sob a orientação de Jorge Jesus e é um jogador que pode atuar numa das posições em que o Sporting teve mais carência nesta temporada, a de segundo avançado. Apesar de Alan Ruiz estar a confirmar, nos últimos encontros, os créditos com que vinha rotulado, o Sporting teve problemas graves até chegar a esta solução, pois por lá passaram Bryan Ruiz, Bruno César, Castaignos, Markovic ou André, até Alan Ruiz melhorar o seu nível exibicional e chegar ao que vemos hoje. Voltando ao menino angolano, é na frente de ataque que ele tem jogado na equipa B e deve ser nessa posição que será testado na pré-época.

Bruno de Carvalho já mostrou esperança no seu crescimento, que é muito elogiado pelo atual técnico do Sporting B, Luís Martins. Em dez jogos na equipa secundária dos leões, Gelson Dala leva sete golos marcados, quatro deles no passado fim de semana frente ao Olhanense, em Alcochete. É um jogador que tem um bom poder de finalização e que se mexe muito bem na grande área e em zonas próximas da baliza. Aliando às características técnicas, alguns pontos como a humildade e a capacidade de trabalho, reconhecidas pelos técnicos que já o orientaram, parecem estar as condições reunidas para Gelson Dala vingar com a camisola do Sporting. Apesar do seu aspeto franzino, que com certeza será ainda trabalhado em Alcochete, Gelson Dala não vai ao chão facilmente e é uma dor de cabeça para as defesas adversárias. Acredito que, juntamente com Daniel Podence, Francisco Geraldes ou Iuri Medeiros, Gelson Dala poderá ser uma das jovens figuras dos verde e brancos em 2017/18.

Além da carreira nos clubes, Gelson Dala tem já um percurso de respeito na seleção angolana, tendo em conta a idade. O jovem de vinte anos já leva dezassete internacionalizações pelos Palancas Negras, com oito golos apontados. Assim continue humilde e trabalhador, e poderemos ter em Gelson Dala um verdadeiro diamante nos próximos anos.

Foto de capa: Super Sporting

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo chega aos 970 golos na carreira com assistência de João Félix e Al Nassr de Jorge Jesus está mais perto de ser...

O Al Nassr venceu o Al Ahli e está mais próximo do título na Arábia Saudita. Cristiano Ronaldo chegou ao golo número 970 da carreira.

André Lima sem dúvidas: «Acabou a hegemonia do Sporting no futsal»

André Lima tocou no momento de Benfica e Sporting no futsal. Antigo jogador das águias deixou mensagem depois de conquista encarnada.

PSG confirma 2 lesões e tem novas baixas para o duelo contra o Bayern Munique

Achraf Hakimi e Lucas Chevalier são baixas confirmadas do PSG contra o Bayern Munique. Parisienses deram novidades quanto às lesões.

Sporting e Aalborg empatam e adiam decisões uma semana nos quartos de final da Champions League de Andebol

Empate entre Sporting e Aalborg por 31-31 no Pavilhão João Rocha. Jogo da primeira mão da Champions League de Andebol.

PUB

Mais Artigos Populares

Já são conhecidos os 11s iniciais do Sporting x Tondela para a Primeira Liga

O Sporting vai receber esta noite o Tondela para a jornada 26 da Primeira Liga. Fica com os onzes iniciais das equipas.

Chiquinho lembra Roger Schmidt em elogio a João Neves: «Treino de finalização do Roger em dia»

João Neves marcou na vitória do PSG sobre o Bayern Munique. Chiquinho, médio do Olympiacos, destacou o golo do médio e lembrou Roger Schmidt.

Shabab Al Ahli de Paulo Sousa empata contra o Khorfakkan de Aylton Boa Mortee vê 1º lugar mais distante nos Emirados Árabes Unidos

O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa deixou para trás pontos preciosos na Liga dos Emirados Árabes Unidos. Empate na receção ao Khorfakkan.