Gelson Dala, o leão de Angola

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Gelson Dala é uma das novas pérolas que está a lapidar na Academia de Alcochete. O jovem angolano de vinte anos, chegado em janeiro ao futebol português, está a impressionar os responsáveis e os adeptos leoninos, com boas exibições e golos ao serviço da equipa B do Sporting Clube de Portugal.

Contudo, a história deste rapaz é diferente das comuns histórias dos jogadores de futebol. Gelson apenas começou a particar futebol federado no seu país aos dezassete anos no 1º de Agosto, um dos maiores clubes angolanos. Depois de ter apontado 43 golos em 79 jogos pelos rubronegros, com especial destaque para a última temporada, em que marcou 23 golos e foi campeão e melhor marcador do Girabola, Gelson Dala veio finalmente para o Sporting, trazendo consigo o seu colega de equipa Ary Papel, que está emprestado ao Moreirense.

Gelson Dala é a principal referência do futebol angolano na atualidade Fonte: Facebook de Gelson Dala
Gelson Dala é a principal referência do futebol angolano na atualidade
Fonte: Facebook de Gelson Dala

Apesar de ainda não se ter estreado na principal equipa verde e branca, Gelson Dala é uma das principais esperanças para a próxima temporada. Já participa em treinos da equipa principal, sob a orientação de Jorge Jesus e é um jogador que pode atuar numa das posições em que o Sporting teve mais carência nesta temporada, a de segundo avançado. Apesar de Alan Ruiz estar a confirmar, nos últimos encontros, os créditos com que vinha rotulado, o Sporting teve problemas graves até chegar a esta solução, pois por lá passaram Bryan Ruiz, Bruno César, Castaignos, Markovic ou André, até Alan Ruiz melhorar o seu nível exibicional e chegar ao que vemos hoje. Voltando ao menino angolano, é na frente de ataque que ele tem jogado na equipa B e deve ser nessa posição que será testado na pré-época.

Bruno de Carvalho já mostrou esperança no seu crescimento, que é muito elogiado pelo atual técnico do Sporting B, Luís Martins. Em dez jogos na equipa secundária dos leões, Gelson Dala leva sete golos marcados, quatro deles no passado fim de semana frente ao Olhanense, em Alcochete. É um jogador que tem um bom poder de finalização e que se mexe muito bem na grande área e em zonas próximas da baliza. Aliando às características técnicas, alguns pontos como a humildade e a capacidade de trabalho, reconhecidas pelos técnicos que já o orientaram, parecem estar as condições reunidas para Gelson Dala vingar com a camisola do Sporting. Apesar do seu aspeto franzino, que com certeza será ainda trabalhado em Alcochete, Gelson Dala não vai ao chão facilmente e é uma dor de cabeça para as defesas adversárias. Acredito que, juntamente com Daniel Podence, Francisco Geraldes ou Iuri Medeiros, Gelson Dala poderá ser uma das jovens figuras dos verde e brancos em 2017/18.

Além da carreira nos clubes, Gelson Dala tem já um percurso de respeito na seleção angolana, tendo em conta a idade. O jovem de vinte anos já leva dezassete internacionalizações pelos Palancas Negras, com oito golos apontados. Assim continue humilde e trabalhador, e poderemos ter em Gelson Dala um verdadeiro diamante nos próximos anos.

Foto de capa: Super Sporting

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Adana Demirspor afunda-se na Turquia e termina época com -54 pontos e 169 golos sofridos: eis o porquê

Clube turco acaba com um registo profundamente negativo que reflete uma época marcada por castigos e fragilidades competitivas.

Diogo Dalot após a vitória frente ao Liverpool: «Muito feliz pela qualificação para a Champions League»

Em declarações à sua assessoria de imprensa, Diogo Dalot refletiu sobre o triunfo do Manchester United diante do Liverpool.

Jaime Faria perde final do Challenger de Mauthausen após reviravolta

Jaime Faria saiu derrotado este domingo na final do Challenger de Mauthausen, na Áustria, depois de um duelo frente a Roman Safiullin.

Thun faz história e conquista o primeiro título na Suíça ao regressar à elite

O Thun sagrou-se campeão da Suíça pela primeira vez na sua história, num feito alcançado na época de regresso à primeira divisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Começo demolidor acaba em desilusão | Famalicão 2-2 Benfica

O fulgor inicial do Benfica foi diluído numa saída de cabeça baixa, com um resultado que não só sabe a pouco, como abre portas a uma luta acesa com o Sporting por um lugar na Champions League.

Gil Vicente empata a zeros contra o Rio Ave e não aproveita tropeço do Famalicão na luta pelo 5º lugar

Não houve golos no empate entre o Rio Ave e o Gil Vicente. Gilistas não conseguiram apanhar o Famalicão na tabela.

Consagração sem travão na Luz | Benfica 3-1 Sporting

O Benfica entrou em campo com o Hexacampeonato já garantido. Não haverá, no final da época, assim tantas exibições memoráveis em que uma equipa com o título no bolso decida não puxar o 'travão de mão'.