Gelson e o futuro dos campeões da Europa

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1

Este meu artigo, não se focará como de costume, só e apenas no Sporting Clube de Portugal. Irei, no mesmo, reflectir sobre a importância que, ao longo dos tempos, a academia de Alcochete tem mantido em relação às nossas selecções e o relevo que eventualmente poderá constituir num futuro não tão longínquo.

Quando olhamos nos dias que correm, sem filtros e sem preconceitos para a selecção nacional, o que vemos? Ao contrário do que acontecia antigamente, vemos um conjunto de atletas que vêm de todos os cantos do futebol europeu. Desde jogadores de colossos gigantes (Ronaldo, Pepe, André Gomes ou Renato Sanches), a atletas provenientes da segunda linha da elite europeia (João Mário, José Fonte, Cédric ou Bernardo Silva). Depois claro, os representantes do futebol português na sua essência (Nélson Semedo, Danilo ou Rui Patrício).

Se olharmos de uma forma ainda mais profunda para o conjunto de atletas actuais (óbvio que o grupo sofre sempre pequenas alterações), esquecendo o actual clube e tentando perceber de onde eles são originários, é fácil chegar a uma conclusão: A grande maioria dos jogadores que vestem a camisola das quinas, foi formada em Alvalade, envergou o leão ao peito.
E tem sido assim, de há muito tempo para cá. Futre, Figo, Simão ou Ronaldo são exemplos de que o produto final das escolas de formação do Sporting tem muita qualidade.

Gelson Martins tem quatro internacionalizações pela Seleção A Portuguesa. Fonte: Super Sporting
Gelson Martins tem quatro internacionalizações pela Seleção A Portuguesa
Fonte: Super Sporting

É fácil para mim enumerar os jogadores com formação de leão que assumiram alguma relevância nas selecções nacionais… João Moutinho, Miguel Veloso, Rui Patrício, William Carvalho, Nani, Varela ou Beto são alguns dos nomes que figuraram nas últimas convocatórias portuguesas para grande competições de selecções.

Eventualmente perguntar-se-ão neste momento o porquê do teor da minha reflexão.
A resposta é facil, e embora me pareça que outras formações estejam a ganhar importância e relevância no panorama da selecção nacional, o Sporting Clube de Portugal continua a ser o seu mais precisoso fornecedor de talentos e Gelson Martins será, porventura, uma das próximas grandes figuras do futebol nacional a curto-médio prazo.

Depois de João Mário ter protagonizado a maior transferência de um português proveniente de um clube nacional, Gelson parece cada vez mais ser candidato a uma das próxima grandes transacções do futebol português. Depois da afirmação total como titular do Sporting, Gelson chegou à selecção e demonstrou mais uma vez, frente à Suecia, que está talhado para os grandes momentos, com uma grande assistência para o eterno Ronaldo.

Gelson promete, no Sporting e na Selecção, e vai continuar a conquistar o seu lugar na equipa das quinas, onde se prevê que venha a estar presente já na próxima Taça das Confederações, abrindo a meu ver, a porta a uma nova fornada de jogadores leoninos, onde Podence, Geraldes ou Rúben Semedo se perfilam para serem o futuro do futebol português.

Foto de Capa: Seleções de Portugal

Vasco Mata
Vasco Matahttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado incondicional pelo Sporting Clube de Portugal, quem lhe tira o futebol, tira-lhe a alegria de viver. Não se deixa cegar pelo clubismo, mas não deixa que ninguém espezinhe “o leão de Alvalade”. Embora esteja a 2000 km, não perde pitada do futebol português!                                                                                                                                                 O Vasco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Thomas Tuchel aborda 3 ausências: «Mesmo que tenha sido doloroso, acho que foi a decisão certa para Inglaterra»

Thomas Tuchel falou sobre as ausências de Phil Foden, Cole Palmer e Morgan Gibbs-White nos convocados de Inglaterra para o Mundial 2026.

Barcelona fecha contratação de avançado por 3 milhões de euros

O Barcelona está muito perto de fechar a contratação de Hamza Abdelkarim por três milhões de euros, a cláusula de opção de compra.

Confirmado o adeus de Pep Guardiola ao Manchester City: «Foi tão divertido»

Pep Guardiola está mesmo de saída do Manchester City. Vê o vídeo publicado com carta de despedida do treinador espanhol.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é oficial: Michael Carrick continua no Manchester United

O Manchester United oficializou a continuidade de Michael Carrick. Técnico inglês assina contrato válido até 2028.

Eleições do Real Madrid podem causar o caos no Benfica: eis a situação

As eleições do Real Madrid podem fazer com que a chegada de José Mourinho ao Bernabéu seja adiada por algumas semanas.

Inglaterra: Eis vários nomes que ficaram de fora para o Mundial 2026

A Inglaterra deixou alguns nomes de peso de fora para o Mundial 2026. Cole Palmer, Trent Alexander-Arnold e Phill Foden são três deles.