Gonzalo Plata: Que solução se avista? | Sporting CP

- Advertisement -

Gonzalo Plata, extremo equatoriano, é um jogador que, sem dúvida alguma, possui um enorme potencial. Quem o viu a jogar no mundial sub-20 percebe o que quero dizer com ter potencial e qualidade: foi considerado o terceiro melhor jogador da prova. Nesta altura, os sportinguistas acreditavam que o jovem jogador ia dar o “salto” para a equipa principal devido à qualidade demonstrada.

No entanto, o futebol de Gonzalo Plata ainda não se encontrou com o futebol europeu. Existe qualidade, mas falta rigor tático e, acima de tudo, regularidade no futebol do extremo de apenas 20 anos. É certo que neste plantel que é considerado curto, Gonzalo Plata tem tido algumas oportunidades que não tem aproveitado talvez por jogar numa posição que não é a dele, talvez por falta de confiança ou até pelas duas!

Admito até que se o Sporting CP não tivesse no primeiro lugar do campeonato, a pressão seria muito reduzida e Gonzalo Plata poderia ter outro tipo de influência numa equipa que, inclusive, possui muitos extremos: Nuno Santos, Jovane Cabral, Bruno Tabata e até Tiago Tomás quando é necessário.

Mas temos de olhar e analisar as coisas como elas são: Gonzalo Plata ainda não tem estofo para jogar na equipa do Sporting CP, principalmente se houver a pressão de estar na liderança do campeonato e, portanto, o clube tem de arranjar uma solução para conseguir garantir que Plata atinge todo o seu potencial. Eu considero que o empréstimo seria a melhor opção para a evolução do jovem jogador.

Gonzalo Plata, internacional equatoriano, é um diamante por lapidar. Resta saber se um futuro empréstimo pode desencadear tal ação
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Temos o exemplo de Palhinha que, antes do empréstimo, aparentava ser mais um que não se conseguiria vir a impor no plantel e agora olhamos para ele e vemos uma peça fundamental no funcionamento da equipa! Creio que Gonzalo Plata devia ter o mesmo rumo: ser emprestado para uma equipa que lhe permita acumular mais minutos para evoluir e ganhar valor. Depois, voltava ao Sporting CP com outra experiência e assumia o cargo de desequilibrador da equipa.

Claro que no futebol não há fórmulas certas, mas acredito que para Gonzalo Plata esta seja a melhor solução! Pode não funcionar? Pode, mas continuar assim só vai piorar a situação. Os adeptos estão cada vez mais a exigir mais dos jogadores fruto da posição na tabela que ocupamos e Gonzalo Plata pode tornar-se num alvo fácil num jogo em que o resultado não seja o mais favorável para a equipa de alvalade!

Acredito no futebol de Gonzalo Plata, mas temos de o deixar crescer num clube que lhe dê os minutos que precisa e, essencialmente, não lhe transmita tanta pressão! Frederico Varandas tem de resolver este problema que se pode transformar num grande encaixe financeiro para os leões!

Gonçalo Patrão
Gonçalo Patrãohttp://www.bolanarede.pt
Atualmente na licenciatura de Ciências da Comunicação na Nova FCSH. Com o mesmo gosto por escrever de sempre e com paixão pelo Sporting Clube de Portugal, procuro trazer uma opinião sensata e diferenciada sobre o que se vai passando no clube. Procuro que o lema do clube me acompanhe em tudo o que faço, seja na vida pessoal ou profissional.                                                                                                                                                 O Gonçalo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Confirmado: Southampton perde recurso e está mesmo expulso da final do playoff da acesso à Premier League

Está confirmado: o Southampton não vai jogar a final do playoff de acesso à Premier League. O Middlesbrough substitui, oficialmente, os saints e vai medir forças com o Hull City na final.

Roberto Martínez enaltece Cristiano Ronaldo e afirma: «Não é certo dizer que ele só está na Seleção pelo que já fez e não pelo...

Roberto Martínez deixou vários elogios a Cristiano Ronaldo. Selecionador Nacional destacou a importância do avançado português.

Roberto Martínez aborda convocatória e ainda diz: «Estamos ao nível dos melhores balneários do mundo»

Roberto Martínez voltou a abordar escolhas relativas à convocatória de Portugal para o Mundial 2026. Prova começa já no próximo mês de junho.

Xabi Alonso confrontado com a saída do Real Madrid e já aborda o seu futuro no Chelsea: «Vamos fazer uma boa equipa»

Xabi Alonso quebrou o silêncio e falou, pela primeira vez, após ter sido oficializado no Chelsea. O técnico recusou abordar o passado no Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Unai Emery reage à conquista da Europa League com o Aston Villa: «Conquistar isto deixa-nos muito felizes, mas não vamos parar por aqui»

Unai Emery falou após a conquista da Europa League do Aston Villa frente ao Friburgo. O treinador espanhol enalteceu o crescimento da sua equipa.

O que precisa o Sporting para ir direto à Champions League após a vitória do Aston Villa na final da Europa League?

O Sporting está cada vez mais perto de garantir o apuramento direto para a fase de liga da Champions League. Os leões só precisam que o Aston Villa segure o quarto lugar da Premier League na última jornada.

Imprensa internacional garante que Benfica já tem princípio de acordo com Marco Silva

Marco Silva está cada vez mais próximo de ser treinador do Benfica. O técnico português já terá um princípio de acordo para ser o novo timoneiro das águias.