Gonzalo Plata, extremo equatoriano, é um jogador que, sem dúvida alguma, possui um enorme potencial. Quem o viu a jogar no mundial sub-20 percebe o que quero dizer com ter potencial e qualidade: foi considerado o terceiro melhor jogador da prova. Nesta altura, os sportinguistas acreditavam que o jovem jogador ia dar o “salto” para a equipa principal devido à qualidade demonstrada.

No entanto, o futebol de Gonzalo Plata ainda não se encontrou com o futebol europeu. Existe qualidade, mas falta rigor tático e, acima de tudo, regularidade no futebol do extremo de apenas 20 anos. É certo que neste plantel que é considerado curto, Gonzalo Plata tem tido algumas oportunidades que não tem aproveitado talvez por jogar numa posição que não é a dele, talvez por falta de confiança ou até pelas duas!

Admito até que se o Sporting CP não tivesse no primeiro lugar do campeonato, a pressão seria muito reduzida e Gonzalo Plata poderia ter outro tipo de influência numa equipa que, inclusive, possui muitos extremos: Nuno Santos, Jovane Cabral, Bruno Tabata e até Tiago Tomás quando é necessário.

Mas temos de olhar e analisar as coisas como elas são: Gonzalo Plata ainda não tem estofo para jogar na equipa do Sporting CP, principalmente se houver a pressão de estar na liderança do campeonato e, portanto, o clube tem de arranjar uma solução para conseguir garantir que Plata atinge todo o seu potencial. Eu considero que o empréstimo seria a melhor opção para a evolução do jovem jogador.

Anúncio Publicitário
Gonzalo Plata, internacional equatoriano, é um diamante por lapidar. Resta saber se um futuro empréstimo pode desencadear tal ação
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Temos o exemplo de Palhinha que, antes do empréstimo, aparentava ser mais um que não se conseguiria vir a impor no plantel e agora olhamos para ele e vemos uma peça fundamental no funcionamento da equipa! Creio que Gonzalo Plata devia ter o mesmo rumo: ser emprestado para uma equipa que lhe permita acumular mais minutos para evoluir e ganhar valor. Depois, voltava ao Sporting CP com outra experiência e assumia o cargo de desequilibrador da equipa.

Claro que no futebol não há fórmulas certas, mas acredito que para Gonzalo Plata esta seja a melhor solução! Pode não funcionar? Pode, mas continuar assim só vai piorar a situação. Os adeptos estão cada vez mais a exigir mais dos jogadores fruto da posição na tabela que ocupamos e Gonzalo Plata pode tornar-se num alvo fácil num jogo em que o resultado não seja o mais favorável para a equipa de alvalade!

Acredito no futebol de Gonzalo Plata, mas temos de o deixar crescer num clube que lhe dê os minutos que precisa e, essencialmente, não lhe transmita tanta pressão! Frederico Varandas tem de resolver este problema que se pode transformar num grande encaixe financeiro para os leões!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Comente!
Por favor introduz o teu nome