Gonzalo Plata: um diamante equatoriano à espera para brilhar

- Advertisement -

Com a época futebolística praticamente terminada, e estando o clube de Alvalade isolado no terceiro lugar do pódio, o Sporting começou já a preparar a sua próxima temporada. No mês de janeiro, os jornais davam conta de que a formação leonina sondava um tal “menino” de apenas 18 anos de idade, de nome Gonzalo Plata.

Trata-se de um extremo veloz no um-para-um, com bom ataque à profundidade e senhor de um portentoso remate. Estes são os ingredientes mais do que suficientes para que Plata singre com o emblema do Leão ao peito. Trata-se ainda de um jovem diamante que necessita, logicamente, de ser trabalhado e aperfeiçoado para que na próxima época brilhe nos estádios portugueses.

Na altura em que começou a dar nas vistas estava a representar a sua seleção, o Equador, no campeonato sul-americano de sub-20. O seu talento parece não enganar ninguém: além da equipa portuguesa, Plata teve também, nessa altura, “à perna”, alguns dos maiores tubarões europeus, tais como o Barcelona. Contudo, o Sporting e o Independiente del Valle (equipa à qual Plata estava vinculado) entenderam-se na perfeição e no final desse mesmo mês de janeiro, o jovem equatoriano assinou contrato com o Sporting por um valor a cifrar-se em pouco mais do que um milhão de euros, e firmando-se com a formação verde e branca até ao final de 2024.

O jovem equatoriano terá de lutar pelo seu lugar na equipa principal
Fonte: Sporting CP

Em declarações ao jornal O Jogo, o diamante equatoriano afirmava que “O Sporting é como o Barcelona” referindo-se, certamente, à dimensão do clube e à exigência de adeptos e sócios. Só por causa disso, dessas suas palavras, Plata deveria ficar de pedra e cal em Alvalade.

Mas, apesar dos dotes indiscutíveis, a integração do extremo canhoto no plantel de Marcel Keizer ainda é uma incógnita: ou se integra na equipa principal ou então vai rodar uns jogos para a equipa de Sub-23 para ir evoluindo até dar o “salto” para a equipa sénior. Se se verificar este último cenário, espero que o departamento de futebol do Sporting esteja mesmo muito atento à sua evolução, sob pena de termos mais um talento esquecido a rodar nos nossos escalões de formação.

Se vingar a primeira opção, isto é, da integração imediata na equipa principal, espero que Marcel Keizer dê espaço e, sobretudo, tempo, para mostrar tudo o que este diamante vale. As palavras de ordem para Keizer relativamente ao extremo Gonzalo Plata são só duas: apostar e ganhar. Bem-vindo, Leão!

Foto de Capa: Sporting CP

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica interessado em Stije Resink para reforçar o meio-campo

O Benfica está de olho na contratação de Stije Resink para o meio-campo. Jogador agrada a José Mourinho, técnico encarnado.

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho após a derrota com a Juventus: «Comentava com os meus companheiros de banco que se estava a pôr a jeito para comermos...

José Mourinho analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.

Adeptos da Juventus provocam José Mourinho no final do jogo com o Benfica

Vários adeptos da Juventus provocaram José Mourinho no final do jogo. Juventus ganhou ao Benfica por 2-0 na Champions League.

Fredrik Aursnes não atira a toalha ao chão: «Ainda acreditamos e vamos ver o que acontece depois do próximo jogo»

Fredrik Aursnes analisou o desfecho do Juventus x Benfica. Águias enfrentaram bianconeri na sétima jornada da Champions League.