Gonzalo Plata: um diamante equatoriano à espera para brilhar

- Advertisement -

Com a época futebolística praticamente terminada, e estando o clube de Alvalade isolado no terceiro lugar do pódio, o Sporting começou já a preparar a sua próxima temporada. No mês de janeiro, os jornais davam conta de que a formação leonina sondava um tal “menino” de apenas 18 anos de idade, de nome Gonzalo Plata.

Trata-se de um extremo veloz no um-para-um, com bom ataque à profundidade e senhor de um portentoso remate. Estes são os ingredientes mais do que suficientes para que Plata singre com o emblema do Leão ao peito. Trata-se ainda de um jovem diamante que necessita, logicamente, de ser trabalhado e aperfeiçoado para que na próxima época brilhe nos estádios portugueses.

Na altura em que começou a dar nas vistas estava a representar a sua seleção, o Equador, no campeonato sul-americano de sub-20. O seu talento parece não enganar ninguém: além da equipa portuguesa, Plata teve também, nessa altura, “à perna”, alguns dos maiores tubarões europeus, tais como o Barcelona. Contudo, o Sporting e o Independiente del Valle (equipa à qual Plata estava vinculado) entenderam-se na perfeição e no final desse mesmo mês de janeiro, o jovem equatoriano assinou contrato com o Sporting por um valor a cifrar-se em pouco mais do que um milhão de euros, e firmando-se com a formação verde e branca até ao final de 2024.

O jovem equatoriano terá de lutar pelo seu lugar na equipa principal
Fonte: Sporting CP

Em declarações ao jornal O Jogo, o diamante equatoriano afirmava que “O Sporting é como o Barcelona” referindo-se, certamente, à dimensão do clube e à exigência de adeptos e sócios. Só por causa disso, dessas suas palavras, Plata deveria ficar de pedra e cal em Alvalade.

Mas, apesar dos dotes indiscutíveis, a integração do extremo canhoto no plantel de Marcel Keizer ainda é uma incógnita: ou se integra na equipa principal ou então vai rodar uns jogos para a equipa de Sub-23 para ir evoluindo até dar o “salto” para a equipa sénior. Se se verificar este último cenário, espero que o departamento de futebol do Sporting esteja mesmo muito atento à sua evolução, sob pena de termos mais um talento esquecido a rodar nos nossos escalões de formação.

Se vingar a primeira opção, isto é, da integração imediata na equipa principal, espero que Marcel Keizer dê espaço e, sobretudo, tempo, para mostrar tudo o que este diamante vale. As palavras de ordem para Keizer relativamente ao extremo Gonzalo Plata são só duas: apostar e ganhar. Bem-vindo, Leão!

Foto de Capa: Sporting CP

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Médio do Barcelona dispara contra Vinícius Júnior: «Disse-lhe para calar a boca e pronto»

Gavi deixou farpas para Vinícius Júnior, após o Barcelona x Real Madrid, que consagrou os catalães como bicampeões da La Liga.

João Mário deve mudar de clube em 2026/27: eis o cenário

João Mário não deverá continuar no Bolonha. O lateral português vai voltar ao clube de origem, mas deve voltar a sair da Juventus.

Aarhus conquista o campeonato da Dinamarca 40 anos depois

A equipa do Aarhus, orientada por Jakob Poulsen, venceu o Brondby por 2-0 e voltou a celebrar o título de campeão da Dinamarca.

Avançam na Turquia: Jorge Jesus na lista de candidato à presidência de clube

Imprensa turca diz que o treinador português Jorge Jesus está na lista de Azis Yıldırı, candidato à presidência do Fenerbahçe.

PUB

Mais Artigos Populares

Nuno Espírito Santo comenta final do West Ham x Arsenal: «Já houve situações no passado que foram julgadas de forma diferente»

Nuno Espírito Santo comentou o que aconteceu no final do West Ham x Arsenal. Hammers perderam por 1-0 na Premier League.

Sérgio Conceição reage à vitória do Al Ittihad: «No final da época são sempre jogos difíceis»

Sérgio Conceição reagiu à vitória sofrida do Al Ittihad frente ao Damac. O técnico português deixou elogios aos seus jogadores.

Toluca (sem Paulinho) é eliminado pelo Pachuca e Liga do México terá novo campeão

O Toluca perdeu com o Pachuca por 2-0 e foi eliminado nos quartos de final do Clausura. Paulinho não jogou devido a lesão.