Há o Canal da Mancha, e por cá o canal manchado

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Para que algo chegue ao seu destinatário, seja isso palpável ou não, necessita de seguir um canal. Podemos por isso falar de canais que permitem a passagem de pessoas e mercadorias, ou canais que sirvam de divulgação de informação. Ou seja, apesar de diferentes servem para uma mesma finalidade que é facilitar a comunicação entre extremos. Muitas vezes, no entanto, em ambos os casos, surgem nesses canais obstruções que distorcem ou danificam o elemento que se pretende fazer passar.

Concentrando-nos então no canal de comunicação/informação, ou no canal usado para passar a mensagem, o mesmo é composto por vários elementos entre os quais identificamos o Emissor, a mensagem em si (que será transmitida pelo referido canal) e o Recetor, dando depois este último um feedback ao primeiro.

Assim sendo, ao tentar passar-se uma mensagem tem que haver a mensagem em si que é enviada pelo emissor para o receptor, sendo a mesma difundida pelo canal. Pois bem, o canal parece estar manchado de uma cor escarlate, rubra que altera o contexto da mensagem conforme dá jeito, tratando sempre essa mesma mensagem de formas distintas, conforme o emissor e receptor que estejam em causa. Ou seja, o canal que deveria funcionar como a forma de transmitir a mensagem, neste caso altera a mesma para passar segundo um ponto de vista que não será o do emissor. Então, se a mensagem que chega ao receptor estiver descontextualizada, o feedback recebido pelo emissor não estará também contextualizado com a mensagem original. Isto cria um ruído que dificulta a comunicação entre quem quer passar a mensagem e quem a pretende receber.

E quando o canal não descontextualiza, pode ser o próprio emissor a manipular a informação para passar a mensagem que lhe convém, adoptando uma estratégia que teve sucesso lá para os lados da América do Norte, não lançando ideias mas falando banalidades que qualquer adepto gostaria de ouvir ou serem concretizadas mesmo que irrealistas naquele momento, e dizendo que as suas maiores empreitadas vão ser pagas por outros. Espero que os sportinguistas não sejam mais Americanos que os próprios Americanos para irem em conversa de cowboys.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Antonio Conte: «O David Neres está desaparecido desde 1921 e o Alisson não tinha sido titular em qualquer jogo no Sporting»

Antonio Conte utilizou os exemplos de David Neres e Alisson Santos para justificar o momento do Nápoles na temporada.

Jorge Jesus esclarece substituição de Cristiano Ronaldo após queixas físicas: «Não quis arriscar»

Jorge Jesus analisou o triunfo do Al Nassr frente ao Al Fayha de Pedro Emanuel por 3-1. O treinador português explicou a substituição de Cristiano Ronaldo.

Vitória SC e Alverca empatam para a Primeira Liga

O Vitória SC e o Alverca empataram a uma bola durante a noite deste sábado, num encontro da 24.ª jornada da Primeira Liga.

Ligue 1: PSG faz o mínimo e vence Le Havre

O PSG bateu o Le Havre por uma bola a zero durante este sábado, num encontro da 24.ª jornada da Ligue 1.

PUB

Mais Artigos Populares

Inter Milão vence Genoa na ressaca da eliminação da Champions League

O Inter Milão recebeu e venceu o Genoa por duas bolas a zero na noite deste sábado, num encontro da 27.ª jornada da Serie A.

Kylian Mbappé lesionado: eis a data de regresso do avançado do Real Madrid

Kylian Mbappé encontra-se lesionado e vai parar durante alguns dias. O jogador deve regressar aos relvados em meados de março.

Luis Suárez já é o reforço mais caro da história do Sporting

Luis Suárez passou a ser o jogador mais caro do Sporting, ultrapassando o valor que foi pago por Viktor Gyokeres.