Hoje há Dérbi!

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Hoje, no Estádio da Luz, Benfica e Sporting defrontam-se pela primeira vez esta época. Em perspetiva um grande jogo de futebol, muita emoção, lotação esgotada e duas equipas que vão dar tudo para atingirem os seus objetivos, o Benfica, reforçar a liderança, o Sporting chegar à liderança.

Espera-se um jogo muito equilibrado, senão não seria um dérbi, mas sobretudo espera-se que os treinadores das duas equipas nos surpreendam, sejam perspicazes e utilizem a sua mestria e sabedoria para poderem vencer.

Exploramos aqui alguns pontos muito importantes que poderão fazer a diferença. O Benfica é uma equipa que nunca muda o seu esquema seja com quem jogar, apresenta por norma o mesmo 4x4x2, super ofensivo e com alas bem abertos. O Sporting costuma apresentar-se da mesma forma, 4x4x2 mas com uma presença maior no meio campo, muitas vezes adaptando o seu jogo em função do adversário. Já vimos vários esquemas diferentes, por exemplo, com o Real Madrid, em Madrid, com Bruno César no meio campo a apoiar o ataque, opção que poderá ser utilizada por Jorge Jesus.

Mudará Rui Vitória a táctica? Fonte: UEFA
Mudará Rui Vitória a táctica?
Fonte: UEFA

A nível defensivo o Benfica sofre muitos golos de cabeça, 5 em 7 dos sofridos no campeonato, e dos quais 4 de bola parada. Este aspeto pode ser muito bem explorado por Jorge Jesus, visto ser um treinador muito eficaz na preparação de lances de bola parada, com o “goleador” Coates a ser decisivo em vários jogos. O Sporting cede muitas vezes em ataque continuado e algumas delas no momento da perda da bola ofensiva, parte que pode ser muito bem explorada por Rui Vitória sendo que tem extremos muito rápidos como Cervi e Rafa.

No momento ofensivo o Benfica poderá ser superior se for rápido nas transições, sendo que tem em Fejsa um grande recuperador de bolas e em Pizzi o jogador que mais passes cria para golo. Com os extremos bem abertos o Benfica poderá aproveitar a maior fraqueza do Sporting, os laterais. Jonas está de regresso e poderá ser um trunfo. Por outro lado, o Sporting poderá fazer a diferença se apostar na posse de bola no meio campo encarnado, com Adrien a fazer a ligação entre todos os setores da equipa e se Bruno César jogar a apoiar o ataque no centro.

Qual será a abordagem de Jorge Jesus? Fonte: UEFA
Qual será a abordagem de Jorge Jesus?
Fonte: UEFA

É uma equipa que joga muito bem no espaço curto e que chega com muita facilidade à zona de finalização com Gelson a ser o maior desequilibrador da equipa no último terço do campo. Se se verificar este aspecto o Benfica terá muitas dificuldades, à semelhança do jogo com o Nápoles onde foi dominado no meio campo.

A nível físico será importante destacar que a equipa do Sporting poderá levar alguma vantagem. O Benfica tem utilizado muitas vezes o mesmo onze, incluindo Taça de Portugal e Champions. Jogadores como Salvio e Luisão dão sinais de algum cansaço, fruto da gestão até agora eficaz de Rui Vitória. O Sporting tem Adrien e William que carregam a equipa e que dão “muito músculo” ao meio campo, sendo que Pizzi é um jogador adaptado à posição de médio. Sendo que é um dérbi, este fator poderá não existir.

Ansiosos que cheguem as 18h00.

Foto de capa: Sporting CP

João Donato
João Donatohttp://www.bolanarede.pt
O João acredita que o Desporto é uma forma de estar na vida, o Futebol a sua paixão. Atleta, Treinador e a estudar Gestão Desportiva em Espanha. Dedica muito do seu tempo a perceber o Jogo até ao limite, que na maioria das vezes não é possível, factor de motivação extra.                                                                                                                                                 O João não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Quem são os 5 jogadores mais valiosos e quais os valores?

O Benfica tem um plantel avaliado em 361,50 milhões de euros. Vangelis Pavlidis (35 milhões de euros) lidera a lista.

Atenção: UEFA não aceita recurso do Benfica relativo a Prestianni

Gianluca Prestianni vai mesmo falhar o Real Madrid x Benfica. UEFA não aceitou o recurso das águias relativo à suspensão do jogador.

México x Portugal: Amigável mantém-se no mesmo horário apesar da onda de violência

Numa decisão conjunta da FPF com a FMF, o amigável entre o México e Portugal irá decorrer no dia 29 de março pelas 2h da madrugada, na capital mexicana.

Real Madrid: Quem são os 5 jogadores mais valiosos e quais os valores?

O Real Madrid tem um plantel avaliado em 1,36 mil milhões de euros. Kylian Mbappé (200 milhões de euros) lidera a lista.

PUB

Mais Artigos Populares

Xabi Alonso, Álvaro Arbeloa e o perfil específico do treinador do Real Madrid

O perfil certo para o treinador do Real Madrid pode variar muito, mas a capacidade de se impor pelo estatuto, mais do que pela força, e a maleabilidade tática para enquadrar os jogadores o melhor possível, são uma obrigatoriedade. Foi com isso que Xabi Alonso lutou e é a isso que Álvaro Arbeloa se está a agarrar.

Diretor desportivo do Atletico Madrid desmente rumores que apontam Julián Álvarez ao Barcelona

Mateu Alemany desmentiu qualquer contacto com o Barcelona sobre o interesse ou potencial transferência de Julián Álvarez.

FC Porto regressa ao Olival com 5 jovens da equipa B para preparar a receção ao Arouca

Esta quarta-feira, o FC Porto retomou a preparação para o embate com o Arouca na 24.ª jornada da Primeira Liga. Samu foi recebido pelos colegas após a cirurgia.