A inexperiência como fator positivo | Sporting CP

- Advertisement -

Rúben Amorim falou sobre a inexperiência do Sporting CP, aquando da conferência de imprensa, após a última jornada do campeonato. O jovem treinador português referiu-se a esta característica do Sporting CP como um fator que se mostrou benéfico durante o percurso que os leões fizeram no campeonato nacional. O que quer ele dizer com isto?

No início da temporada, ninguém pensava que seria possível vencer o tão esperado título, incluindo os próprios jogadores, equipa técnica e direção leonina. Esperava-se uma temporada de crescimento, consolidação de ideias, valorização de ativos e o encaixe financeiro da UEFA Champions League. Rúben Amorim conseguiu levar a equipa do Sporting a estes quatro pontos, acrescentando a conquista do campeonato. Um trabalho inesperado e impressionante.

Nuno Mendes é um exemplo ilustrativo dos benefícios que a inexperiência trouxe ao Sporting CP
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

A mentalidade da formação verde e branca foi sempre “jogo a jogo”. Aliás, o técnico dos leões só assumiu a candidatura no jogo em que os três prontos em disputa nos davam o título nacional. Ora, para um plantel tão jovem e algo curto em termos de opções, o pensar apenas no jogo que se seguia, sem fazer prognósticos a longo prazo, tirou uma certa pressão de cima dos atletas. Acabou por correr bem, visto que os jogadores deram tudo e evoluíram, ao invés de relaxarem por (aparentemente) não terem grandes responsabilidades.

Mas a própria inexperiência e “inocência” de grande parte do plantel verificou-se vantajosa para a caminhada do Sporting CP. Por incrível que pareça, o facto de ter sido a primeira vez que alguns atletas estiveram em contexto de lutar pelo título, ou até mesmo a primeira temporada enquanto sénior, permitiu aos leões desfrutarem do seu futebol e criarem um grupo de trabalho fortíssimo em termos de união.

A vitória do Sporting CP no campeonato é a prova de que os chamados outsiders podem fazer grandes feitos. Ninguém dava nada por esta equipa, no início da temporada. Porém, quando o trabalho é bem feito, a equipa está mais perto de ser feliz.

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ivan Baptista e Lúcia Alves respondem ao Bola na Rede: «A pressão das alas do FC Porto ia fazia com que o corredor central...

Ivan Baptista e Lúcia Alves analisaram a vitória do Benfica na Taça de Portugal Feminina. Técnico e ala responderam à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Daniel Chaves responde ao Bola na Rede: «O Benfica vive muito da qualidade da sua guarda-redes no primeiro momento de construção»

Daniel Chaves analisou a derrota do FC Porto na final da Taça de Portugal Feminina. Técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Jornada agitada na Liga Turca com resultados surpresa na luta pela manutenção

Jornada recheada de emoções na Liga Turca, com resultados surpresa tanto pela luta do segundo lugar, como na batalha pela manutenção.

Paços de Ferreira despede-se dos campeonatos profissionais 52 anos depois

O Paços de Ferreira foi oficialmente despromovido à Liga 3, regressando ao terceiro escalão do futebol português 52 anos depois.

PUB

Mais Artigos Populares

Milhões a entrar na conta: FC Porto vê confirmada venda por 5,5 milhões de euros

Danny Namaso deixou de ser jogador do FC Porto a título definitivo, depois do Auxerre ter alcançado a manutenção na Ligue 1.

Segunda Liga: Bryan Róchez bisa e dá vitória ao Leixões frente ao Lusitânia de Lourosa

O Leixões recebeu e venceu o Lusitânia de Lourosa por 2-1 na 34.ª jornada da Segunda Liga. Bryan Róchez marcou os dois golos da vitória.

Portimonense vence e atira o Paços de Ferreira para a Liga 3

O Portimonense recebeu e venceu o Farense por uma bola a zero, num encontro da 34.ª jornada da Segunda Liga.