📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Isto não é para predestinados; é para profissionais…

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1

Muito se tem falado da formação da academia Sporting e do menor fulgor que a mesma vive. É verdade que houve tempos em que só nós apostávamos na formação de jovens, mas o tempo de “vacas magras” – ou “menos gordas” – que o futebol tem passado levou alguns clubes a apostar também nos jovens das academias, tendo muitos deles tentado copiar o nosso modelo.

O nosso modelo é dos melhores do mundo e não é por ter um ou outro ano menos bom que se pode colocar tudo em causa. Tem é que se ir inovando e melhorando sempre.

O futebol de formação é bastante comparável ao processo de educação de um filho. Só saberemos se foi o correcto quando eles chegarem à maioridade e mostrarem a sua personalidade e a forma como põem em prática a sua educação e formação.

Como os filhos, no futebol de formação é preciso também que eles sintam a frustração da derrota, de um não para aprenderem a responder às adversidades.

Devemos incutir-lhes a ideia de vitória, mas nunca esquecendo que em algum momento irão perder. Têm é que corresponder  ganhando logo a seguir – ou pelo menos lutar por tentar.

O profissionalismo e o carácter são também características que ajudam a moldar grandes jogadores e homens. E isso por vezes falta a alguns miúdos (ou aos seu tutores) que tentam crescer mais depressa. E dar um passo maior que a perna pode arruinar o salto. Ultimamente temos alguns casos, de jogadores que se consideravam já “os maiores do mundo”, e não tenho ouvido falar deles. Mas é também uma forma de crescer e aprender. Podem é já não ir a tempo de emendar a mão e poderem ter o êxito que teriam com outro tipo de evolução.

A Academia de Alcochete já deu algumas alegrias aos Sportinguistas Fonte: Instagram Oficial de Matheus Pereira
A Academia de Alcochete já deu algumas alegrias aos Sportinguistas
Fonte: Instagram Oficial de Matheus Pereira

Ser campeão é também saber ganhar e perder. Temos é que ganhar muitas vezes e perder poucas. E é isso que tem acontecido.

Continuamos a ter a melhor formação, porque ainda é a que ganha mais, a que erra menos no recrutamento e o que tem associados mais bolas de ouro. Ou seja, tem um passado de exito, mas tem também um presente e certamente um futuro.

A nossa academia tem associada a si dois jogadores que ganharam a bola de ouro, mesmo competindo contra jogadores de enorme talento. Isso aconteceu porque trabalharam e se dedicaram ao seu trabalho. No fundo, são verdadeiros profissionais e isso também advém de uma boa formação de atletas e homens.

O mesmo está a passar-se com os jogadores do presente, como Rui Patrício, William Carvalho, Adrien Silva, João Mário. Jogadores que são referências da equipa principal do Sporting, ajudando a apresentar um dos “futebóis” mais bem jogados que equipas do Sporting já alguma vez apresentaram.

Para o futuro mais próximo temos ainda Gelson Martins, Matheus Pereira, Iuri Medeiros, Palhinha, Rúben Semedo e Esgaio, assim como alguns que podem subir da equipa B e demonstrar qualidade para poder evoluir para a equipa principal.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Angola convoca 3 jogadores da Primeira Liga para a CAN 2025

Jonathan Buatu, Pedro Bondo e Beni Mukendi integram lista alargada de 28 nomes escolhidos por Angola para atacar a CAN 2025.

Paulo Lopes em entrevista: «Costumo brincar e dizer que fui o guarda-redes com mais azar e, ao mesmo tempo, com mais sorte no mundo»

Paulo Lopes, antigo guarda-redes do Benfica, falou sobre vários temas associados ao seu passado na Luz. Anteviu também o dérbi.

Assistência de ex-FC Porto complica vida a Toluca de Paulinho

Toluca perdeu na primeira mão das meias-finais da Liga Mexicana Apertura frente ao Monterrey (1-0), com o golo decisivo a ser assistido por Jesús Corona, antigo jogador do FC Porto.

Como Ruben Amorim se protege das críticas: «É a única maneira de sobreviver neste mundo»

Ruben Amorim fez a antevisão ao Manchester United x West Ham para a Premier League. Técnico português abordou críticas.

PUB

Mais Artigos Populares

Neymar faz hat-trick na luta pela manutenção: quem desce no Brasileirão?

O Santos venceu o Juventude por 3-0 e saiu da zona de despromoção do Brasileirão. Neymar destacou-se e marcou os três golos.

Filipe Luís em final de contrato no Flamengo: «Se depender de mim, estou renovado»

O Flamengo conquistou esta madrugada o Brasileirão. Filipe Luís falou sobre a possibilidade de renovar contrato.

Filipe Luís não esquece Jorge Jesus após conquista: «Melhor de todos os tempos no Brasileirão»

O Flamengo conquistou esta madrugada o Brasileirão. Filipe Luís falou aos jornalistas sobre vários temas, incluindo o feito.