João Mário ou João Mago? Eis a questão…

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Muitas vezes, as homenagens que são feitas no futebol a quem as merece são tardias. Geralmente, só são feitas quando os ídolos morrem, quando terminam as carreiras ou quando saem para outros clubes.

Como eu não sou fã dessa política e considero que o mérito tem de ser reconhecido sempre que a pessoa o tem, este texto é uma forma, simples, de homenagem a um mago, a um artista. Não custa nada enaltecermos alguém que joga a um nível elevadíssimo durante toda a época. Por isso, João Mário merece uma vénia de todos os sportinguistas esta temporada.

Penso que a primeira vez que o vi jogar foi num Sporting 0 – Inter de Milão 1 da Next Generation Series em 2012. Nessa equipa jogavam outros craques ainda ligados ao Sporting, como por exemplo Iuri Medeiros, Carlos Mané ou Ricardo Esgaio. Os “leões” perderam esse encontro mas João Mário foi, para mim, o jogador em destaque. Depois disso, esteve uma época e meia na equipa B, saindo depois para Setúbal, onde começou a sua explosão. Inclusivamente, esteve nos 30 pré-convocados de Paulo Bento para o Mundial 2014. O jogador, natural do Porto, voltou a Alvalade e está a completar uma segunda temporada fantástica com a camisola verde e branca. O irmão de Wilson Eduardo começou a temporada passada, com Marco Silva, a disputar a titularidade com André Martins, mas, a partir do momento em que se adaptou definitivamente aos métodos do técnico, não mais largou a titularidade, formando um trio enorme com Adrien e William Carvalho. Neste momento, tentar comparar João Mário com André Martins é só ridículo…

João Mário, um dos melhores produtos de sempre da formação leonina Fonte: Sporting CP
João Mário, um dos melhores produtos de sempre da formação leonina
Fonte: Sporting CP

O grande “boom” do médio deu-se esta época. Após um Europeu Sub-21 de grande qualidade, iniciou a temporada a fazer dupla de meio campo com Adrien Silva, devido à lesão de William, e depois passou para a ala direita do terreno, com a suspensão interna de André Carrillo e o regresso de William Carvalho. Algumas pessoas, eu incluído, desconfiaram desta opção do técnico, devido às características do jogador, como por exemplo a sua velocidade. Contudo, João Mário abre o livro imensas vezes por jogo, está a ser um dos melhores jogadores da equipa, do campeonato nacional, e é, na minha opinião, um dos jogadores a ter mais em conta no próximo Campeonato da Europa.

A partir da ala direita, é capaz de uma multiplicidade inacreditável de movimentos: combinações ofensivas com o lateral, diagonais em progressão com bola, diagonais para aparecer na área a finalizar, como vimos frente ao Arouca, noutras vezes vem para o centro do terreno, juntando-se a Adrien e William, para a equipa ganhar superioridade numérica nessa zona do campo, entre muitas outras movimentações. O médio leonino é dos melhores do campeonato a ler o jogo e em termos de capacidade técnica, podendo, por isso, jogar também como segundo avançado nas costas de uma referência ofensiva.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Jogo decisivo: eis os onzes oficiais do Cabo Verde x Arábia Saudita do Mundial 2026

Já são conhecidos os onzes oficiais do Cabo Verde x Arábia Saudita. Jogo pode permitir aos Tubarões Azuis chegar à fase a eliminar do Mundial 2026.

Rúben Neves olha para o calor e humidade no próximo jogo de Portugal: «Jogo na Arábia Saudita e estou habituado a isso»

Rúben Neves falou em zona mista na antevisão do Colômbia x Portugal. Este é o último jogo da seleção na fase de grupos da competição.

Francisco Trincão compara Ronaldo a Messi e revela insider na preparação da Colômbia: «O Gonçalo Inácio ajudou um pouco na questão das bolas paradas»

Francisco Trincão falou em zona mista na antevisão do Colômbia x Portugal. Este é o último jogo da seleção na fase de grupos da competição.

Diogo Costa lança jogo contra a Colômbia e destaca o respeito pelo adversário: «Tem sido um Mundial de surpresas»

Diogo Costa falou em zona mista na antevisão do Colômbia x Portugal. Este é o último jogo da seleção na fase de grupos da competição.

PUB

Mais Artigos Populares

Klopp recorda abraço com Lionel Messi: «Penso que não há ninguém no mundo…que não se sentisse especial»

O treinador alemão Klopp, recordou o encontro com Lionel Messi no Mundial 2026, desfazendo-se em elogios à forma como o jogador lê o jogo.

Djibril Soumaré deixa o Braga e ruma ao Stoke City para ficar em definitivo em Inglaterra

O médio Djibril Soumaré, de 23 anos, assinou por três temporadas com o Stoke City e termina assim a sua ligação com o Braga.

Vinícius Júnior revela que ganhou aposta a Ancelotti: «Deve-me um presente»

Vinícius Júnior apontou dois golos na goleada do Brasil sobre a Escócia e contou ter ganho uma aposta com Carlo Ancelotti.