📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

João Palhinha: a resolução do miolo dura até 2025

- Advertisement -

Esta semana, uma das notícias em destaque foi a renovação de João Palhinha. O médio de 25 anos esteve com um pé fora de Alvalade, mas um volte face nas últimas movimentações do mercado permitiu a sua continuidade de leão ao peito. 

O seu vínculo ao clube já dura há quase oito anos, tendo chegado em janeiro de 2013, proveniente do Sacavenense. Desde que chegou ao plantel principal, nunca foi capaz de destacar-se. No seu percurso, conta com alguns empréstimos a clubes da Primeira Liga, o que lhe permitiu crescer e ganhar ritmo competitivo. 

As últimas duas épocas foram determinantes na evolução de João Palhinha. Esteve emprestado ao SC Braga desde 2018 e foi no clube do minhoto que ganhou lugar de destaque. Na última temporada, o médio foi um dos jogadores mais importantes, quer na equipa de Sá Pinto, quer na equipa de Rúben Amorim. Em dois anos, fez um total de 76 jogos e apontou 6 golos. 

Finalmente, João Palhinha renovou contrato com o Sporting CP até 2025 e vê a sua cláusula de rescisão ser aumentada para 60 milhões de euros. Pessoalmente, fico feliz que o jogador tenha esta oportunidade e considero que é merecida. Olhando para o plantel atual e as dificuldades no centro do terreno, era absurdo não aproveitar as qualidades do jogador.  

Certamente, irá acrescentar mais qualidade no meio campo e imagino uma dupla com João Mário (com Pedro Gonçalves a jogar mais perto do avançado). A primeira qualidade que salta mais à vista é, seguramente, a sua estatura física e imponência. Nos últimos anos, desenvolveu muito a sua capacidade tática e isso será fulcral para equilibrar um meio campo tão instável como é o do Sporting CP de Rúben Amorim.

Um dos fatores negativos que mais se destaca na equipa verde e branca é a inferioridade no meio campo, principalmente quando esta não tem bola. Não existem sistemas perfeitos, mas existem sistemas ajustados e melhorados. 

O médio leonino tem, atualmente, 25 anos e este, ao que tudo indica, será o momento de afirmação. É agora ou nunca. Não quero ser injusto, mas não me conformo com o facto de Francisco Geraldes nunca se ter afirmado na equipa principal, por isso espero que não aconteça o mesmo com o João Palhinha. 

Face às dificuldades financeiras, a atual Direção tentou vender o jogador. Sendo já uma tendência, a capacidade de conseguir um bom negócio para o clube não tem sido nada fácil e fico feliz que não se tenha chegado a um acordo para a venda de João Palhinha. Se Doumbia teve direito a várias oportunidades, não há razão para não apostar neste jogador.  

O facto de se ter mantido o médio português poderá significar um dos melhores reforços do último mercado. Um dos erros que se tem cometido nos últimos anos é a contratação de jogadores com menos qualidade do que aqueles que já cá estão (aproveito para referenciar Gelson Dala que nunca teve uma oportunidade). 

É importante não fazer de João Palhinha um salvador, mas, quando a qualidade aumenta, as expectativas seguem o mesmo caminho. Desejo toda a sorte nesta nova etapa do médio leonino e que a sua sorte seja a sorte dos adeptos e sócios do Sporting Clube de Portugal.

P.S. – Interessante a reação de Palhinha a abraçar Frederico Varandas. 

Artigo revisto por Mariana Plácido

Tomás Parreira
Tomás Parreirahttp://www.bolanarede.pt
Alentejano de natureza, apaixonado por futebol com alma verde e branca. Licenciado em Marketing, procuro dedicar-me e empenhar-me em tudo o que faço. Embora tenha crescido numa família adepta do clube rival, desde cedo percebi que era o leão rampante que me apaixonava. Ser sportinguista é mais do que uma forma de estar na vida, é respirar Sporting Clube de Portugal. O seu grande sonho profissional é servir o clube.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Adaptação do ano? Barcelona transformou lateral em central e jogador virou indiscutível

Gerard Martín assumiu a posição de defesa central no Barcelona e não deve voltar ao papel de lateral esquerdo tão cedo.

FC Porto: foi comprado pelos dragões em janeiro e soma 0 minutos pela equipa A em 2025/26

Tomás Pérez foi um grande desejo de Martín Anselmi no FC Porto, mas o jogador não tem entrado nos planos de Francesco Farioli.

André Villas-Boas comenta chegada de Thiago Silva e renovação de Diogo Costa: «Dentro da equipa temos também as nossas lendas»

André Villas-Boas realizou esta terça-feira o editorial do FC Porto e abordou a renovação de Diogo Costa e a contratação de Thiago Silva.

Alerta ligado: José Mourinho vê defesa do Benfica parar um mês

José Mourinho e o Benfica não vão poder contar com Joshua Wynder durante um mês. O defesa central encontra-se lesionado.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli pode ficar aliviado: defesa não corre risco de falhar partida frente ao AVS SAD

Alberto Costa saiu ao intervalo do encontro entre o FC Porto e o Alverca. O jogador não corre o risco de falhar o jogo contra o AVS SAD.

Jorge Jesus trava venda de Wesley ao Benfica: técnico ‘torce o nariz’ à saída por uma razão

Wesley está a ser associado ao Benfica. Porém, será complicado contratar o extremo ao Al Nassr, emblema que representa.

Sporting não treinou esta quarta-feira: eis a data de regresso a Alcochete

O Sporting não realizou qualquer treino durante esta quarta-feira, regressando aos trabalhos somente no dia 26 de dezembro.