João Palhinha: a resolução do miolo dura até 2025

- Advertisement -

Esta semana, uma das notícias em destaque foi a renovação de João Palhinha. O médio de 25 anos esteve com um pé fora de Alvalade, mas um volte face nas últimas movimentações do mercado permitiu a sua continuidade de leão ao peito. 

O seu vínculo ao clube já dura há quase oito anos, tendo chegado em janeiro de 2013, proveniente do Sacavenense. Desde que chegou ao plantel principal, nunca foi capaz de destacar-se. No seu percurso, conta com alguns empréstimos a clubes da Primeira Liga, o que lhe permitiu crescer e ganhar ritmo competitivo. 

As últimas duas épocas foram determinantes na evolução de João Palhinha. Esteve emprestado ao SC Braga desde 2018 e foi no clube do minhoto que ganhou lugar de destaque. Na última temporada, o médio foi um dos jogadores mais importantes, quer na equipa de Sá Pinto, quer na equipa de Rúben Amorim. Em dois anos, fez um total de 76 jogos e apontou 6 golos. 

Finalmente, João Palhinha renovou contrato com o Sporting CP até 2025 e vê a sua cláusula de rescisão ser aumentada para 60 milhões de euros. Pessoalmente, fico feliz que o jogador tenha esta oportunidade e considero que é merecida. Olhando para o plantel atual e as dificuldades no centro do terreno, era absurdo não aproveitar as qualidades do jogador.  

Certamente, irá acrescentar mais qualidade no meio campo e imagino uma dupla com João Mário (com Pedro Gonçalves a jogar mais perto do avançado). A primeira qualidade que salta mais à vista é, seguramente, a sua estatura física e imponência. Nos últimos anos, desenvolveu muito a sua capacidade tática e isso será fulcral para equilibrar um meio campo tão instável como é o do Sporting CP de Rúben Amorim.

Um dos fatores negativos que mais se destaca na equipa verde e branca é a inferioridade no meio campo, principalmente quando esta não tem bola. Não existem sistemas perfeitos, mas existem sistemas ajustados e melhorados. 

O médio leonino tem, atualmente, 25 anos e este, ao que tudo indica, será o momento de afirmação. É agora ou nunca. Não quero ser injusto, mas não me conformo com o facto de Francisco Geraldes nunca se ter afirmado na equipa principal, por isso espero que não aconteça o mesmo com o João Palhinha. 

Face às dificuldades financeiras, a atual Direção tentou vender o jogador. Sendo já uma tendência, a capacidade de conseguir um bom negócio para o clube não tem sido nada fácil e fico feliz que não se tenha chegado a um acordo para a venda de João Palhinha. Se Doumbia teve direito a várias oportunidades, não há razão para não apostar neste jogador.  

O facto de se ter mantido o médio português poderá significar um dos melhores reforços do último mercado. Um dos erros que se tem cometido nos últimos anos é a contratação de jogadores com menos qualidade do que aqueles que já cá estão (aproveito para referenciar Gelson Dala que nunca teve uma oportunidade). 

É importante não fazer de João Palhinha um salvador, mas, quando a qualidade aumenta, as expectativas seguem o mesmo caminho. Desejo toda a sorte nesta nova etapa do médio leonino e que a sua sorte seja a sorte dos adeptos e sócios do Sporting Clube de Portugal.

P.S. – Interessante a reação de Palhinha a abraçar Frederico Varandas. 

Artigo revisto por Mariana Plácido

Tomás Parreira
Tomás Parreirahttp://www.bolanarede.pt
Alentejano de natureza, apaixonado por futebol com alma verde e branca. Licenciado em Marketing, procuro dedicar-me e empenhar-me em tudo o que faço. Embora tenha crescido numa família adepta do clube rival, desde cedo percebi que era o leão rampante que me apaixonava. Ser sportinguista é mais do que uma forma de estar na vida, é respirar Sporting Clube de Portugal. O seu grande sonho profissional é servir o clube.                                                                                                                                                 O Tomás escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto e Sporting de portas fechadas, saída nos leões e dúvidas em torno a Lorenzo Lucca: o que o mercado nos deu esta...

O mercado de transferências de inverno está aberto e vários nomes têm sido protagonistas de rumores de possíveis mudanças.

Bruno Fernandes com futuro esclarecido no Manchester United

Bruno Fernandes não vai deixar o Manchester United neste mercado de transferências de inverno, mantendo-se no clube.

Vizela aplica goleada ao Paços de Ferreira

O Vizela venceu o Paços de Ferreira na noite desta quinta-feira por três bolas a zero, em jogo da 18.ª jornada da Segunda Liga.

Barcelona elimina Racing Santander (que contou com 2 golos anulados) da Taça do Rei

O Barcelona foi à Cantábria bater o Racing Santander por duas bolas a zero, em jogo dos oitavos de final da Taça do Rei.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid: Jurgen Klopp colocaria Vinícius Júnior fora do clube e contrataria internacional espanhol

Jurgen Klopp está a ser apontado como possível sucessor de Álvaro Arbeloa no comando técnico do plantel do Real Madrid.

Flamengo confirma contratação de Andrew Ventura ao Gil Vicente

Andrew Ventura foi oficializado como guarda-redes do Flamengo. O guardião brasileiro de 24 anos deixou o Gil Vicente a título definitivo.

Rafael Leão assiste e AC Milan derrota Como 1907

O AC Milan foi ao terreno do Como 1907 na noite desta quinta-feira vencer por três bolas a uma, num encontro da Serie A.