João Pereira: O inesperado regresso do “mete nojo” | Sporting CP

- Advertisement -

Está de volta ao Sporting CP um dos melhores laterais-direitos portugueses da última década. João Pereira, hoje com 36 anos, regressa a Alvalade para representar o atual líder do campeonato pela terceira vez na carreira. Sem o fulgor de outros tempos, o que terá o internacional português para oferecer aos Leões numa posição em que Pedro Porro é um titular indiscutível?

Trata-se, sem dúvida, de um regresso inesperado. Quando todas as atenções estavam centradas na contratação de Paulinho, o Sporting CP garantiu o regresso de um jogador que conhece a casa, bem como o atual treinador do clube de Alvalade, já que foram colegas de seleção. O ex-jogador do Trabzonspor foi mesmo classificado como “mete nojo” por Rúben Amorim, em tom de brincadeira, de modo a exemplificar a sua atitude aguerrida (de forma positiva) em campo.

Por outro lado, o macedónio Stefan Ristovski, que sempre esteve fora dos planos do timoneiro leonino, acabou vendido aos croatas do Dínamo de Zagreb. Rafael Camacho, que estava a atuar pela equipa B, foi emprestado ao Rio Ave FC, de modo a facilitar a vinda do brasileiro Matheus Reis.

João Pereira soma 149 jogos ao serviço do Sporting CP, com seis golos marcados. O seu único título de leão ao peito foi a Supertaça Cândido de Oliveira, em 2015, curiosamente frente ao SL Benfica, clube em que foi formado e se estreou como profissional, na já longínqua época 2003/04.

Ao serviço dos turcos do Trabzonspor, para onde se transferiu em janeiro de 2017, João Pereira disputou 122 partidas, apontando três golos. Apesar da idade avançada, foi importantíssimo para a conquista da Taça da Turquia na última época, competição que o clube não vencia há dez anos. Tal como aconteceu no Sporting CP, foi sempre bastante acarinhado pelos adeptos.

O lateral, que apenas realizou nove jogos na presente temporada, aceitou o desafio proposto pela direção de Frederico Varandas: irá jogar até ao final da época e posteriormente fará parte da equipa técnica de Rúben Amorim. No dia 25 deste mês, completará 37 anos de idade – é mais velho que o próprio treinador – e será mais um jogador experiente que fará parte do eixo defensivo leonino, que já conta com ‘trintões’ como Adán, Coates, Feddal, Neto e Antunes.

É certo que pouco jogará no que resta da época, até porque os Leões neste momento já só disputam o campeonato, mas apresentar-se-á como uma opção viável e de baixo custo. Para além da parte técnica, traz garra e atitude para o balneário do jovem plantel do Sporting CP. Figura-se uma grande oportunidade para João Pereira terminar a carreira com chave de ouro…

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Francisco Guerra
Francisco Guerrahttp://www.bolanarede.pt
É apaixonado por futebol, principalmente pelo Sporting CP, o seu único clube. Está a licenciar-se em Comunicação e Jornalismo, adora escrever sobre futebol no geral, além de outras modalidades como o wrestling, que acompanha desde pequeno. Também gosta de apreciar o futebol fora do espectro da paixão clubística, tendo como principais referências Cristiano Ronaldo e Diego Maradona.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já são conhecidos os jogos dos playoffs da Europa League e da Conference League

O Benfica e o Braga qualificaram-se para o playoff da Europa League e Conference League, respetivamente, Eis os jogos.

Marco Silva: «Eu é que decido e depois dou as explicações que eu ache que tenha de dar»

Marco Silva analisou o encontro entre o Benfica e o Hearts, partida relativa à segunda-mão da terceira eliminatória de acesso à Europa League.

Dodi Lukebakio: «Eu gostava de ficar no Benfica, vou ficar. Não ouço o que a imprensa diz»

Dodi Lukebakio analisou o encontro entre o Benfica e o Hearts, partida relativa à segunda-mão da terceira eliminatória de acesso à Europa League.

Cláudio Braga: «O Benfica não veio aqui para empatar, tem sempre a ambição de ganhar»

Cláudio Braga analisou o encontro entre o Benfica e o Hearts, partida relativa à segunda-mão da terceira eliminatória de acesso à Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Vitória antevê estreia na Primeira Liga dos Emirados Árabes Unidos: «Entusiasmados por regressar à competição»

Rui Vitória vai iniciar a nova época neste sábado. O Al Wasl vai defrontar o United FC, na primeira jornada do campeonato dos Emirados Árabes Unidos.

Benfica com pouco brilho empata com o Hearts e está no playoff da Europa League

O Benfica foi à Escócia empatar a uma bola com o Hearts, garantindo a passagem ao playoff de acesso à fase de liga da Europa League.

José Mourinho dá o aval e Real Madrid vende avançado a Hugo Oliveira: vai ser batido um recorde

Jacobo Ortega prepara-se para ser reforço do Estrasburgo, deixando o Real Madrid. O avançado vai ser comprado por 10 milhões de euros.