João Pereira: O inesperado regresso do “mete nojo” | Sporting CP

- Advertisement -

Está de volta ao Sporting CP um dos melhores laterais-direitos portugueses da última década. João Pereira, hoje com 36 anos, regressa a Alvalade para representar o atual líder do campeonato pela terceira vez na carreira. Sem o fulgor de outros tempos, o que terá o internacional português para oferecer aos Leões numa posição em que Pedro Porro é um titular indiscutível?

Trata-se, sem dúvida, de um regresso inesperado. Quando todas as atenções estavam centradas na contratação de Paulinho, o Sporting CP garantiu o regresso de um jogador que conhece a casa, bem como o atual treinador do clube de Alvalade, já que foram colegas de seleção. O ex-jogador do Trabzonspor foi mesmo classificado como “mete nojo” por Rúben Amorim, em tom de brincadeira, de modo a exemplificar a sua atitude aguerrida (de forma positiva) em campo.

Por outro lado, o macedónio Stefan Ristovski, que sempre esteve fora dos planos do timoneiro leonino, acabou vendido aos croatas do Dínamo de Zagreb. Rafael Camacho, que estava a atuar pela equipa B, foi emprestado ao Rio Ave FC, de modo a facilitar a vinda do brasileiro Matheus Reis.

João Pereira soma 149 jogos ao serviço do Sporting CP, com seis golos marcados. O seu único título de leão ao peito foi a Supertaça Cândido de Oliveira, em 2015, curiosamente frente ao SL Benfica, clube em que foi formado e se estreou como profissional, na já longínqua época 2003/04.

Ao serviço dos turcos do Trabzonspor, para onde se transferiu em janeiro de 2017, João Pereira disputou 122 partidas, apontando três golos. Apesar da idade avançada, foi importantíssimo para a conquista da Taça da Turquia na última época, competição que o clube não vencia há dez anos. Tal como aconteceu no Sporting CP, foi sempre bastante acarinhado pelos adeptos.

O lateral, que apenas realizou nove jogos na presente temporada, aceitou o desafio proposto pela direção de Frederico Varandas: irá jogar até ao final da época e posteriormente fará parte da equipa técnica de Rúben Amorim. No dia 25 deste mês, completará 37 anos de idade – é mais velho que o próprio treinador – e será mais um jogador experiente que fará parte do eixo defensivo leonino, que já conta com ‘trintões’ como Adán, Coates, Feddal, Neto e Antunes.

É certo que pouco jogará no que resta da época, até porque os Leões neste momento já só disputam o campeonato, mas apresentar-se-á como uma opção viável e de baixo custo. Para além da parte técnica, traz garra e atitude para o balneário do jovem plantel do Sporting CP. Figura-se uma grande oportunidade para João Pereira terminar a carreira com chave de ouro…

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

Francisco Guerra
Francisco Guerrahttp://www.bolanarede.pt
É apaixonado por futebol, principalmente pelo Sporting CP, o seu único clube. Está a licenciar-se em Comunicação e Jornalismo, adora escrever sobre futebol no geral, além de outras modalidades como o wrestling, que acompanha desde pequeno. Também gosta de apreciar o futebol fora do espectro da paixão clubística, tendo como principais referências Cristiano Ronaldo e Diego Maradona.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Brighton faz o pleno dos prémios do mês de setembro da Premier League

O Brighton arrecadou as três distinções individuais do mês da Premier League. Fabian Hurzeler, Pascal Gross e Lewis Dunk foram os premiados.

Lionel Messi deixa mensagem para o Eldense: «Força Deportivo»

Lionel Messi, agora proprietário do Eldense, acompanhou, à distância, a vitória da sua nova equipa, por 4-1, frente ao Real Oviedo.

Ruben Amorim testou novo sistema e AC Milan empata em jogo particular

Ruben Amorim abandonou o seu sistema habitual e não foi além de um empate frente ao Padova, num jogo-treino. O AC Milan experimentou um 4-2-3-1.

Daniel Banjaqui garante concentração nos Sub-21: «Temos de estar focados»

Daniel Banjaqui falou aos jornalistas antes do treino, tendo em vista o jogo final da qualificação para o Europeu Sub-21, frente à Chéquia.

PUB

Mais Artigos Populares

Fotis Ioannidis mostra-se exigente com a Grécia e elogia adversário: «É o melhor defesa atualmente»

Fotis Ioannidis foi protagonista no empate entre a Grécia e os Países Baixos. Avançado fez o rescaldo do encontro.

Pedro Porro não fecha a porta ao Barcelona: eis o que faria o lateral tentar rumar à Catalunha

Pedro Porro encontra-se ao serviço do Tottenham, mas poderá mudar-se num futuro próximo para o Barcelona.

Fábio Vieira assume «situação chata» com Cristiano Ronaldo, mas avisa: «O mais importante é que Portugal volte a ganhar os próximos jogos»

Fábio Vieira comentou a mais recente polémica na seleção de Portugal. Médio do Hamburgo analisou situação que envolve Cristiano Ronaldo.