📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogadores que Admiro #123 – Luís Neto

- Advertisement -

Luís Neto é daqueles jogadores que nos convence e aprendemos a gostar. Não nos surpreende nem nos apaixona pela sua qualidade técnica ou relação com a bola, mas cativa-nos pela sua ética de trabalho, rigor e compromisso constantes.

Comecei a acompanhar o central num dos muitos anos em que se exibia a bom nível na Rússia, pelo Zenit. Era titular habitual do emblema russo e, consequentemente, era convocado regularmente para a seleção nacional.

A meu ver, é possível fazer um paralelo entre a situação do Neto na seleção, quando era convocado, e, agora, no Sporting CP. Em ambos os casos, Luís Neto era e é sinónimo de competência, pois, apesar de não jogar todas as vezes, sempre que é chamado, cumpre com rigor e distinção o seu papel.

Quando foi oficializada a sua contratação para o Sporting CP, fiquei bastante satisfeito. Os quadros dos leões eram reforçados com um central experiente, regular e competente; apesar de já não ir para novo, podia ser efetivamente um bom negócio.

Gonçalo Inácio rendeu Luís Neto a meio da temporada de 2020/2021
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Esta época começou e, por algumas ocasiões, Luís Neto foi criticado e visto como uma espécie de patinho feio. Errou nalguns lances e ficou a ideia de que, para além de, eventualmente, não estar ao mesmo nível dos outros dois centrais (Feddal e Coates), poderia, a qualquer momento, comprometer. Admito que, na altura, também fui um dos que critiquei a/as forma/exibições do central; no entanto, o que ele fez daí em diante calou-me e fez-me admirá-lo.

Tinha bem a noção dos seus pontos fortes e fracos. Fez ouvidos moucos às críticas e continuou o seu trabalho. Perdeu o seu lugar para um miúdo e não fez “birras”. Manteve os índices de trabalho e esforço bem altos. Sempre que foi chamado a intervir, esteve muito bem. Isto diz muito sobre o que é Luís Neto, quer enquanto jogador, quer enquanto pessoa.

Para além disto, se formos ver as estatísticas (e sabendo que as estatísticas nunca definem bem um jogador, nem são o espelho da sua importância na equipa), vemos que o Neto não era assim “tão mau” como o pintavam, sendo que tem uns números bastante interessantes, que o colocam até entre os melhores da Liga, na sua posição.

Desta forma, Luís Neto ganhou a admiração e o respeito de grande parte da (senão mesmo de toda) nação sportinguista. Pôs os valores e os interesses do clube sempre em primeiro lugar e isso é meio caminho andado para ser adorado e admirado pela massa adepta.

Artigo revisto por Joana Mendes

 

Alexandre Sequeira Ribeiro
Alexandre Sequeira Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendeu, viveu e vibrou com o desporto rei. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espetáculo fora das quatro linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli desvaloriza confusão no final do FC Porto x Estoril Praia: «Não vi qualquer drama em concreto»

Houve confusão no final do FC Porto x Estoril Praia. Francesco Farioli desvalorizou episódio após o apito final.

Ian Cathro e a confusão no final do FC Porto x Estoril Praia: «Não gosto quando alguém me toca na cara»

Houve confusão no final do FC Porto x Estoril Praia. Ian Cathro, treinador dos estorilistas, falou sobre o sucedido.

Ian Cathro enaltece exibição do Estoril frente ao FC Porto: «Tem de haver justiça na análise da qualidade do jogo e do trabalho dos...

Ian Cathro analisou o duelo entre o FC Porto e o Estoril Praia, disputado no Estádio do Dragão, a contar para a 12.ª jornada da Primeira Liga.

Matheus Reis comenta vitória do Sporting e já olha para o dérbi: «Vamos dar uma grande resposta»

Matheus Reis falou após a vitória do Sporting frente ao Estrela Amadora na Primeira Liga. Defesa brasileiro falou sobre vários temas.

PUB

Mais Artigos Populares

Surpresa: Viking volta a ser campeão da Noruega ao fim de 34 anos

O Viking garantiu o seu primeiro título norueguês em 34 anos, ao golear em casa o Vaalerenga por 5-1 na última jornada da época.

William Gomes e Diogo Costa: «Isto é ser FC Porto. FC Porto é sofrer também»

William Gomes fez a análise ao desfecho entre FC Porto e Estoril Praia, disputado no Estádio do Dragão. Dragões venceram por 1-0.

Rafik Guitane e o FC Porto x Estoril Praia: «Fizemos um grande jogo aqui contra uma grande equipa»

Rafik Guitane fez a análise ao desfecho entre FC Porto e Estoril Praia, disputado no Estádio do Dragão. Encontro da 12.ª jornada da Primeira Liga.