Jogadores que Admiro #123 – Luís Neto

- Advertisement -

Luís Neto é daqueles jogadores que nos convence e aprendemos a gostar. Não nos surpreende nem nos apaixona pela sua qualidade técnica ou relação com a bola, mas cativa-nos pela sua ética de trabalho, rigor e compromisso constantes.

Comecei a acompanhar o central num dos muitos anos em que se exibia a bom nível na Rússia, pelo Zenit. Era titular habitual do emblema russo e, consequentemente, era convocado regularmente para a seleção nacional.

A meu ver, é possível fazer um paralelo entre a situação do Neto na seleção, quando era convocado, e, agora, no Sporting CP. Em ambos os casos, Luís Neto era e é sinónimo de competência, pois, apesar de não jogar todas as vezes, sempre que é chamado, cumpre com rigor e distinção o seu papel.

Quando foi oficializada a sua contratação para o Sporting CP, fiquei bastante satisfeito. Os quadros dos leões eram reforçados com um central experiente, regular e competente; apesar de já não ir para novo, podia ser efetivamente um bom negócio.

Gonçalo Inácio rendeu Luís Neto a meio da temporada de 2020/2021
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Esta época começou e, por algumas ocasiões, Luís Neto foi criticado e visto como uma espécie de patinho feio. Errou nalguns lances e ficou a ideia de que, para além de, eventualmente, não estar ao mesmo nível dos outros dois centrais (Feddal e Coates), poderia, a qualquer momento, comprometer. Admito que, na altura, também fui um dos que critiquei a/as forma/exibições do central; no entanto, o que ele fez daí em diante calou-me e fez-me admirá-lo.

Tinha bem a noção dos seus pontos fortes e fracos. Fez ouvidos moucos às críticas e continuou o seu trabalho. Perdeu o seu lugar para um miúdo e não fez “birras”. Manteve os índices de trabalho e esforço bem altos. Sempre que foi chamado a intervir, esteve muito bem. Isto diz muito sobre o que é Luís Neto, quer enquanto jogador, quer enquanto pessoa.

Para além disto, se formos ver as estatísticas (e sabendo que as estatísticas nunca definem bem um jogador, nem são o espelho da sua importância na equipa), vemos que o Neto não era assim “tão mau” como o pintavam, sendo que tem uns números bastante interessantes, que o colocam até entre os melhores da Liga, na sua posição.

Desta forma, Luís Neto ganhou a admiração e o respeito de grande parte da (senão mesmo de toda) nação sportinguista. Pôs os valores e os interesses do clube sempre em primeiro lugar e isso é meio caminho andado para ser adorado e admirado pela massa adepta.

Artigo revisto por Joana Mendes

 

Alexandre Sequeira Ribeiro
Alexandre Sequeira Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
Nascido e criado na ilha Terceira, nascido e criado para o futebol. Desde cedo aprendeu, viveu e vibrou com o desporto rei. Com o futebol e a escrita espero proporcionar um espetáculo fora das quatro linhas para todos aqueles que partilhem o gosto pela bola e pelos seus artistas.

Subscreve!

Artigos Populares

A água micelar do Casa Pia que limpou os artifícios com que o FC Porto tem maquilhando as lacunas

O Casa Pia soube juntar linhas e defender a zona central e o FC Porto não teve arte ou engenho para criar o suficiente para dar a volta a uma desvantagem com que raramente se depara.

O mercado do Rio Ave e a situação (que gera revolta nos adeptos) de ser um clube satélite

O Rio Ave perdeu algumas peças importantes neste mercado de janeiro e os adeptos estão insatisfeitos com o que se passa no clube.

Fim da novela: Fenerbahçe fecha contratação de N’Golo Kanté e envia Youssef En-Nesyri para o Al Ittihad

Depois de várias conturbações no negócio, N´Golo Kanté vai reforçar o Fenerbahçe e Youssef En-Nesyri vai rumar ao Al Ittihad.

Fredrik Aursnes está disponível para a seleção e justifica: «Já me adaptei»

Fredrik Aursnes confirmou que está disponível para ser novamente convocado por parte da seleção da Noruega, depois de se ter retirado em 2024.

PUB

Mais Artigos Populares

Celta de Vigo confirma três reforços: Fer López, Matías Vecino e Álvaro Núnez

O Celta de Vigo anunciou o regresso de Fer López por empréstimo e ainda as contratações de Matías Vecino e Álvaro Núnez.

Bayer Leverkusen apura-se para as meias-finais da Taça da Alemanha

O Bayer Leverkusen recebeu e venceu o St. Pauli por três bolas a zero, conseguindo apuramento para as meias-finais da Taça da Alemanha.

Marselha elimina Rennes da Taça de França

O Marselha recebeu e venceu o Rennes por três bolas a zero durante a noite desta terça-feira, em jogo dos oitavos de final da Taça de França.