Quais os critérios para um jogador do Sporting representar a seleção?

- Advertisement -

Costuma dizer-se que a sorte dá muito trabalho, mas muitas vezes também temos de ter a sorte de estar no lugar e momento certos. Seguindo essas máximas, os jogadores do Sporting Clube de Portugal têm de ter noção que, para poderem chegar à Selecção Nacional A de Portugal terão de tomar algumas decisões a muito curto prazo para poderem preencher determinados critérios. Ou pelo menos, enquanto o poder de decisão da Federação se mantiver o que lá está actualmente (que se mantém igual apesar da mudança de selecionador).

Quem tem o poder de escolher os jogadores que devem representar a “equipa de todos nós”, que é de todos, mas não para todos, já deu a entender a quem esteja interessado, que para entrar na sua lista terão que cumprir alguns requisitos como:

– Atletas que não sejam representados pelo superagente terão sempre menores hipóteses de serem selecionados. Eu entendo. Com certeza que é porque só os melhores pertencem à “carteira” do Jorge;

– Atletas que pertençam aos quadros dos dois clubes com mais títulos portugueses em futebol ou em clubes estrangeiros estarão em vantagem para serem chamados a representar a equipa das quinas;

– Não pertencendo aos quadros do Sporting Clube de Portugal será logo uma garantia de terem maiores possibilidades de serem selecionáveis.

Todos estes pontos são corroborados pela última lista de convocados emitida pela Federação Portuguesa de Futebol uma vez que só isso justifica o facto de alguns atletas leoninos não pertencerem à mesma.

Pedro Gonçalves Pote Vítor Tormena
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Pedro Gonçalves foi o jogador português com mais influência ofensiva no campeonato luso. Foi ainda o atleta com mais assistências para golo e o segundo melhor marcador retirando os pontas de lança da equação. Tudo isso de pouco serviu uma vez que foi preterido por um colega de profissão que em 22 jogos fez dois golos e zero assistências. Pouco importa. Joga no Sporting.

Já Nuno Santos, aquele dos golos de “letra” e um dos laterais que mais e melhor cruza para a área (tem oito golos e seis assistências) foi esquecido enquanto se lembraram de alguém que joga num clube inglês que andou a lutar pela manutenção e que, em toda a época conseguiu fazer uma assistência. O jogador leonino teria ainda a vantagem de estar já ambientado ao modelo de jogo com três centrais, como aparentemente irá jogar preferencialmente a seleção portuguesa. De nada serve. Joga no Sporting.

Nuno Santos Sporting
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Só ainda não entendi como é que Gonçalo Inácio conseguiu a proeza de integrar esta convocatória não cumprindo nenhum dos critérios acima enumerados. Das duas uma, ou é o “pagamento” por a federação ter jogado em “Alvalade” (apesar dos apupos a determinados jogadores), ou então Gonçalo já não é jogador do Sporting e ainda não nos disseram.

Ou seja, a mensagem passada é: “Se queres representar a Selecção “A” Portuguesa de Futebol não podes pertencer aos quadros do Sporting Clube de Portugal.”

Mas isto é mais um reflexo de como funciona a sociedade actual. Já não se consegue nada pelo mérito, mas pelas ligações interpessoais. De qualquer forma já fomos campeões europeus, pouco importa que estejamos a desperdiçar uma excelente geração de atletas para satisfazer os interesses de alguns que gravitam em torno do futebol.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Zinédine Zidane e o golo da vitória de Michael Olise: «Quando o Olise está em campo, quer entreter. Ele sente o futebol»

Zinédine Zidane refletiu sobre o golaço decisivo de Michael Olise na vitória de França sobre a Bélgica e abordou as celebrações efusivas.

Imprensa luxemburguesa destaca Leandro Barreiro: «Confirmou, mais uma vez, a sua excelente forma atual»

O jornal luxemburguês Tageblatt avaliou as prestações individuais da vitória frente à Bulgária, destacando a exibição de Leandro Barreiro.

Agente de Issa Doumbia revela: «Houve algumas conversações com o Nápoles»

Cheikh Sabidou Fall, empresário de Issa Doumbia, revelou detalhes das negociações com o Sporting e do interesse do Nápoles.

João Gabriel garante chumbo do District mas Benfica desmente: Eis a posição da Câmara Municipal de Lisboa

João Gabriel afirmou que o projeto do Benfica District foi chumbado. No entanto, a direção encarnada negou esta informação e a CML confirmou que ainda está sob avaliação.

PUB

Mais Artigos Populares

Ryanair deixa provocação a Cristiano Ronaldo: «Se Ronaldo consegue ficar sentado numa cadeira durante 90 minutos…»

Ryanair brincou com o facto de Cristiano Ronaldo ter passado os 90 minutos da vitória de Portugal frente à Noruega no banco de suplentes.

Los Angeles FC anuncia saída de Marc Dos Santos

Os Los Angeles FC anunciaram a saída do técnico Marc dos Santos. O técnico luso-canadiano não resistiu aos maus resultados.

RD Congo mantém registo vitorioso e Tunísia escorrega frente ao Botsuana: Eis os resultados do dia na Qualificação para a CAN

Na segunda jornada da Qualificação para a CAN 2027, o RD Congo venceu o Zimbabué por 2-1 e a Tunísia empatou 2-2 com o Botsuana.