Jorge Jesus – Entre a Cal e o Pó de Arroz

- Advertisement -

sporting cabeçalho generíco

Este mês, a GQ Portugal dá protagonismo a Jorge Jesus. Mas enganem-se os menos observadores: não é o Jorge Jesus, treinador do Sporting Clube de Portugal; é, na verdade, Jorge Jesus- o Man of the Year na área do desporto, prémio dado na Gala GQ Man of The Year Awards 2015.

Eis que, numa espécie de Ringo Starr português (como a minha mãe lhe chamou quando viu a capa), o treinador dos leões é apresentado como um símbolo de sucesso, mostrando que um treinador não é só futebol, mas que também consegue fazer editoriais de moda.

Com isto, eu pergunto: há necessidade de fazer isto com Jorge Jesus? Não lhe tirando o mérito, creio que um pouco mais de respeito cai bem a todos. Sendo uma entrevista ao Homem do Ano na área do desporto, deveriam então pegar por esse prisma e não – a meu ver – ridicularizar a imagem de quem trabalha todos os dias com meios nacionais e internacionais. Tentarem fazer deste um James Bond nacional, com direito a novo penteado, creio que só serve para criarem um burburinho negativo à volta da imagem deste treinador.

O homem retratado na revista GQ pouco ou nada tem que ver com Jesus treinador de futebol Fonte: Sporting CP
O homem retratado na revista GQ pouco ou nada tem que ver com Jesus enquanto treinador de futebol
Fonte: Sporting CP

No entanto, nem tudo é mau nesta entrevista: Jesus tem considerações interessantes sobre a sua carreira, como quando refere “ o mais difícil não foi o que conquistei, o mais difícil é continuar a conquistar, não só êxitos, mas também títulos”, ou quando comenta que não foi um erro aceitar a proposta o AC Milan e que não se arrepende de ter recusado. Também me surpreendeu quando afirma que sofreu mais com a derrota com o Sevilha do que com o Chelsea, nas duas finais da Liga Europa que disputou.

Em relação à sua vida pessoal, da qual acaba por falar pouco, nota-se verdadeiramente o carinho que tem pelo seu pai, pelo presidente do Amora, Mário Rui (que o ajudou a ser o treinador que é) e pela sua mulher e filha.

É assim então um retrato fiel a Jorge Jesus que, apesar de não mostrar como o treinador leonino é realmente no dia-a-dia, demonstra a personalidade vincada que este possui, de um caso de sucesso reconhecido para lá das fronteiras portuguesas.

No entanto, este é um caso demonstrativo que, por vezes, moda e futebol não se devem misturar, foi uma tentativa falhada de reavivarem a imagem de Jorge Jesus, deixando-o fora da sua zona de conforto: que mostrem também nas fotos o porquê de o premiarem com a distinção de Man of the Year, que revivam os momentos gloriosos deste, quer de passados longínquos ou mais recentes; não que o utilizem para pintar um boneco que não é.

Por isso, desta vez sou eu a fazer um pedido à GQ Portugal: por favor, Don’t f*ck with Jesus!

Foto de capa: GQ Portugal

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

À atenção de Ruben Amorim: AC Milan a fechar membro para a estrutura

Markus Krosche pode ser o novo diretor-geral do AC Milan. Ruben Amorim prepara-se para ser o próximo treinador.

Mitchell van der Gaag é o novo treinador do Marítimo e volta assim após 16 anos

Mitchell van der Gaag é oficialmente o novo treinador do Marítimo. Emblema da Madeira apresentou esta segunda-feira o técnico neerlandês.

Ruben Amorim a caminho do AC Milan: eis os números do técnico português até ao momento

Ruben Amorim vai ser o novo treinador do AC Milan. Fica com os números da carreira do técnico português até ao momento.

Ruben Amorim será o 3º treinador português na história do AC Milan: eis os restantes nomes

Ruben Amorim vai ser o terceiro treinador português na história do AC Milan. Paulo Fonseca e Sérgio Conceição já lá estiveram.

PUB

Mais Artigos Populares

Fechado: Ruben Amorim vai treinar o AC Milan

Ruben Amorim vai mesmo treinar o AC Milan. Técnico português assina contrato válido de duas temporadas com opção de mais um ano.

Sporting entre os clubes na corrida por jovem extremo de Inglaterra

O Sporting está na corrida por Aurelien Guernier. Há mais clubes europeus interessados no jovem extremo do Birmingham City.

Bayern Munique fecha destaque de Marrocos por 55 milhões de euros

O Bayern Munique fechou a contratação de Ismael Saibari. Alemães pagam 55 milhões de euros fixos ao PSV pelo jogador.