Jovane Cabral | Um diamante por lapidar

- Advertisement -

Na Academia leonina existem algumas promessas que deixam os sportinguistas de água na boca, como são os casos de Joelson Fernandes e de Diogo Brás, sendo que estes dois extremos possuem uma elevada capacidade de decisão, drible e velocidade, o que lhes confere um estilo de jogo muito atrativo. Contudo, existe outro jogador mais subvalorizado e que possui uma enorme qualidade, principalmente pela sua capacidade de decisão e velocidade, de seu nome Jovane Cabral.

Nascido em Cabo Verde, transferiu-se para o Sporting na época 2014/2015 e desde cedo começou a dar nas vistas na formação leonina, com exibições de encher o olho e sendo ele um extremo veloz, conseguiu sempre um papel de destaque até chegar à equipa principal.

Porém, a sua inclusão e consolidação no onze inicial da equipa principal tem se vindo a adiar. O jogador tem feito exibições intermitentes, sendo que num jogo consegue sair do banco e resolver jogos, como também consegue ser titular e ser um deserto de ideias em campo, acabando por ser substituído sem mostrar todo o seu potencial.

Já mostrou a espaços do que é capaz, mas falta regularidade a Jovane para que ganhe mais preponderância na equipa
Fonte: Sporting CP

Verdade seja dita, desde Jorge Jesus que nunca mais houve um treinador que acreditasse nele e que o trabalhasse para ser titular. Apesar disso, esta também é uma má fase do clube leonino, onde só os resultados importam e mesmo que um jogador da formação mostre serviço em um ou outro jogo, basta ter dois jogos maus e começa logo a deixar de ser aposta.

Tal facto só prejudica o jogador e impede o seu desenvolvimento, porque só a jogar – com muito treino à mistura, mas nisso Jovane é um jogador exemplar – é que o jogador nascido em Cabo Verde conseguirá a tão esperada estabilidade exibicional. A melhor forma para alcançar essa estabilidade penso que passaria por um empréstimo a uma equipa da primeira liga, ou então numa liga mais exigente, como a alemã.

Jovane é um jogador que está numa fase muito delicada da carreira e com o encerramento da equipa B do Sporting, terá poucas oportunidades para mostrar todas as suas capacidades e todo o seu potencial. Mas os treinadores terão que acreditar nele a sério e ter em conta que a sua consolidação levará tempo, paciência e trabalho. Se o jogador for trabalhador, certamente que será melhor ainda que Gelson Martins.

Foto de Capa: Sporting CP

Revisto por: Jorge Neves

João Flora
João Florahttp://www.bolanarede.pt
O João é estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O Sporting é o seu clube do coração e apesar de não ir a tantos jogos como gostava, acompanha sempre tudo o que envolve o mundo leonino. O João também se mantém informado não só sobre o futebol internacional, considerando o futebol Inglês o melhor, mas também como as modalidades leoninas.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bruno Fernandes e o recorde de assistências na Premier League: «Têm tentado tudo para marcar a partir dos meus passes»

Após igualar o recorde de assistências na Premier League, Bruno Fernandes elogiou os colegas de equipa e destacou o sucesso do Manchester United.

Bruno Fernandes fez história na Premier League: eis os números do médio em 2025/26

Bruno Fernandes fez história este domingo na Premier League. Fica com os números do médio português nesta temporada.

Michael Carrick faz balanço da temporada do Manchester United: «Temos tido alguns grandes momentos e alguns grandes golos neste estádio»

Michael Carrick reagiu ao triunfo do Manchester United na receção ao Nottingham Forest de Vítor Pereira.

Benfica: defesa é baixa por um mês e entra nos planos da pré-temporada

Gonçalo Oliveira entra nos planos da próxima pré-temporada do Benfica. O defesa central encontra-se lesionado.

PUB

Mais Artigos Populares

Mehdi Benatia em conversações com o Al Ittihad para assumir o cargo de diretor-desportivo

Mehdi Benatia está em conversações com o Al Ittihad, de Sérgio Conceição, para se tornar o novo diretor desportivo do clube.

Para José Mourinho decidir? Médio do Real Madrid pondera deixar o clube e Tottenham está interessado

O Real Madrid pode vir a perder Eduardo Camavinga no próximo mercado de transferências. O gaulês é pretendido pelo Tottenham.

Gil Dias homenageado após alcançar os 100 jogos com a camisola do Famalicão

Antes do apito inicial do último jogo da temporada do Famalicão, Gil Dias foi homenageado no dia em que alcançou a marca dos 100 jogos pelo clube.