Leão na ilha com total foco na vitória | Santa Clara x Sporting

- Advertisement -

Primeira Liga, 11.ª jornada: sábado, 8 de novembro de 2025, 20h30.

A ANTEVISÃO: SPORTING QUER SOMAR A TERCEIRA VITÓRIA CONSECUTIVA E MANTER A PERSEGUIÇÃO AO FC PORTO

Depois do triunfo aplicado ao Alverca (2-0) e do empate somado em Turim (1-1), o Sporting prepara-se agora para novo embate, desta vez, diante do Santa Clara. Os verdes e brancos encontram-se numa fase relativamente positiva da temporada e têm a sua mira totalmente apontada aos triunfos, numa fase em que se querem manter totalmente colados ao atual líder isolado, o FC Porto.

Os leões auferem atualmente de um coletivo com dinâmicas bastante interessantes, com uma base sólida no que toca ao processo de construção, mas um dos calcanhares de Aquiles do Sporting de Rui Borges tem sido mesmo a finalização. Os verdes e brancos têm somado inúmeras chances de golo, mas pecam algo no que toca concretização destas, ainda que isso não tenha comprometido o Clube de Alvalade nos últimos jogos para a Liga.

Do outro lado surge um Santa Clara fragilizado. A turma de São Miguel, liderada por Vasco Matos, chega a este duelo com duas derrotas consecutivas, uma destas diante do Gil Vicente, atual emblema sensação da Liga Portuguesa. No entanto, os açorianos já mostraram que conseguem criar estragos aos grandes, uma vez que contabilizaram um empate em pleno Estádio da Luz, frente ao Benfica. Assim sendo, este será um duelo repleto de emoções, onde num lado teremos um Sporting com a mira apontada à liderança e noutro um Santa Clara com vontade de dar a volta aos recentes resultados desportivos. Açorianos e leões preparam-se para medir forças, no Estádio de São Miguel, este sábado, pelas 20h30.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Santa Clara e Sporting medem forças pela 19.ª vez da história, sendo o histórico favorável aos leões (14 triunfos contra dois dos açorianos).
  2. A última vez que os leões jogaram em São Miguel foi em abril de 2025, onde somaram um triunfo por 0-1.
  3. Geny Catamo foi o último futebolista verde e branco a abanar as redes da equipa da região autónoma.
  4. Santa Clara derrotou o Sporting na temporada transata, no Estádio José Alvalade, por 0-1.
  5. O Clube de Alvalade tem uma faceta mais goleadora do que a turma de São Miguel, com 36 golos apontados e 12 sofridos.
  6. Do atual plantel, Pedro Gonçalves (Sporting) é o melhor marcador em embates frente ao Santa Clara, com três tentos apontados em seis embates.
  7. Santa Clara chega a este embate depois de dois desaires consecutivos (Braga e Gil Vicente).
  8. Já os leões apresentam-se após um empate em Turim (1-1).
  9. Santa Clara encontra-se atualmente no 11.º posto enquanto que os verdes e brancos constam no segundo lugar.
  10. O árbitro da partida será João Gonçalves (AF Porto).

JOGADORES A TER EM CONTA

Santa Clara Jogadores Vinícius Lopes
Fonte: Edmilson Monteiro / Bola na Rede

Vinícius Lopes – O avançado do Santa Clara é quem tem dado a cara em alguns dos tentos certeiros do coletivo. Com cinco golos em 18 duelos, o brasileiro de 26 anos, caracteriza-se como uma das referências ofensivas da turma de Vasco Matos e será um elemento a quem a defesa verde e branca deverá tomar especial atenção.

Maxi Araújo Sporting
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Maxi Araújo – O futebolista uruguaio do Sporting foi um dos destaques do empate dos leões em Turim, tendo concretizado o golo em solo italiano. Assim, o camisola 20 do Clube de Alvalade encontra-se em momento de inspiração, onde quererá certamente levar os leões ao terceiro triunfo consecutivo para a Liga.

XI´s PROVÁVEIS

Santa Clara: Gabriel Batista, Lucas Soares, Venâncio, Sidney Lima, Luís Rocha, Matheus Pereira, Firmino, Pedro Ferreira, Serginho, Gabriel Silva e Vinícius Lopes.

Treinador: Vasco Matos

«Na nossa casa temos de mostrar a nossa identidade. Temos de acreditar em nós e naquilo que é o nosso trabalho. Olhar o adversário nos olhos, obviamente com as nossas armas e eles com as armas deles, e fazer tudo por tudo para vencer o jogo».

Sporting: Rui Silva, Vagiannidis, Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Hjulmand, João Simões, Quenda, Trincão, Pedro Gonçalves e Luis Suárez.

Treinador: Rui Borges

«É uma equipa muito bem organizada e orientada. O Vasco (Matos) está a fazer um grande trabalho, por isso é uma formação muito competitiva em casa e que dificulta a vida a qualquer adversário. Na época passada, o Sporting sentiu bastantes dificuldades frente a eles».

PREVISÃO DE RESULTADO: Santa Clara 0-1 Sporting

Inês Flores
Inês Flores
A Inês é Licenciada em Comunicação Social e quase Pós Graduada em Jornalismo Desportivo. O desporto e a escrita sempre lhe correram nas veias e nutre assim uma enorme paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Ruben Amorim vai treinar o AC Milan

Ruben Amorim vai mesmo treinar o AC Milan. Técnico português assina contrato válido de duas temporadas com opção de mais um ano.

Sporting entre os clubes na corrida por jovem extremo de Inglaterra

O Sporting está na corrida por Aurelien Guernier. Há mais clubes europeus interessados no jovem extremo do Birmingham City.

Bayern Munique fecha destaque de Marrocos por 55 milhões de euros

O Bayern Munique fechou a contratação de Ismael Saibari. Alemães pagam 55 milhões de euros fixos ao PSV pelo jogador.

Real Madrid oficializa mais um reforço para José Mourinho

O Real Madrid oficializou a contratação de Marc Cucurella. Lateral espanhol fica ligado com um contrato de seis épocas.

PUB

Mais Artigos Populares

Viktor Gyokeres marca, assiste e comenta goleada da Suécia: «Tivemos sempre a fé de que podíamos carregar no acelerador outra vez»

Viktor Gyokeres falou à imprensa após a goleada da Suécia à Tunísia (5-1). Avançado sueco fez um golo e uma assistência.

Já é conhecido o próximo clube de Jéssica Silva

Jéssica Silva vai ser jogadora do Galatasaray. Emblema da Turquia partilhou publicação enigmática e trata-se da avançada.

Reedição das ‘meias’ do Mundial 2018: Onde ver o Inglaterra x Croácia?

O Inglaterra x Croácia vai passar na Sport TV5. É uma reedição das meias-finais do Mundial 2018, em que foram a prolongamento.