Leão, o rei do campeonato

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Decorridas seis jornadas do campeonato nacional importa fazer uma breve reflexão sobre a prestação da equipa do Sporting Clube de Portugal até ao momento.

Trata-se de uma equipa verdadeiramente invencível: no campeonato conta com 6 vitórias em 6 jogos e as recentes exibições e vitórias na Liga dos Campeões, particularmente em Bucareste contra o Steaua e, mais recentemente, contra os gregos do Olympiacos, têm deixado a onda verde eufórica por esse Portugal e Mundo fora. Mas cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém, diz a sapiência do nosso Povo. Muita água correrá sobre as pontes, que é como quem diz, correrá sobre as jornadas que ainda faltam para terminar o campeonato.

O Sporting apresenta um plantel, na minha opinião, algo superior relativamente aos outros dois rivais, o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica. Defensivamente, apresenta provavelmente a melhor dupla de centrais a atuar em Portugal: o uruguiaio Sebastián Coates e o francês Jérémy Mathieu. Percebemos, no último jogo contra o Tondela para a Liga NOS, mais uma qualidade do francês: a sua exímia capacidade de marcar livres. Temos, por isso, mais do que um central de qualidade, um homem para as bolas paradas para quando o livre for mais propício a um pé esquerdo.

O jornal A Bola referia, na sua edição do dia 18/09, que o golo de livre cobrado por Mathieu frente ao Tondela fez lembrar uma antiga glória de Alvalade: o brasileiro André Cruz. Vi todos os jogos do Sporting desde o início desta época e não me recordo de um erro crasso do francês que tenha comprometido o movimento defensivo da equipa. A não ser, valha o rigor e a verdade, uma jogada que acabou por dar um dos golos da equipa do Feirense na quinta jornada. Fora isso, Mathieu tem a folha limpa.

Mathieu tem sido um dos baluartes da equipa neste início de época Fonte: Sporting CP
Mathieu tem sido um dos baluartes da equipa neste início de época
Fonte: Sporting CP

Quanto aos laterais, o jogo contra o Marítimo para a Taça da Liga na passada terça-feira em Alvalade deixou bem claro que o macedónio Stefan Ristovki está no plantel para lutar pela titularidade nesta equipa dos Leões. Realizou uma excelente exibição contra os madeirenses: muito bem no posicionamento defensivo, boa capacidade de transição defesa-ataque e excelente articulação com Iuri Medeiros, o seu “parceiro” no lado direito. Piccini que se cuide. Se o italiano continuar com as suas pífias exibições e a demonstrar a sua habitual insegurança em cada lance que disputa, Ristovki responderá com segurança e firmeza quando for chamado ao onze inicial.

Jonathan Silva, pelo lado esquerdo, mostra-se um jogador muito guerreiro dentro do campo, postura algo semelhante à de Coentrão, que tem sido o habitual titular. Ambos jogadores raçudos, cada um à sua maneira, ainda que o português possa ser ligeiramente superior ao argentino no que à experiência diz respeito, algo que é fundamental em jogos onde se exige alguma inteligência e prudência.

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Daniel Banjaqui após AC Milan x Benfica: «Em cada jogo sinto-me mais confiante»

O Benfica venceu o AC Milan por 2-0 para a primeira jornada da Europa League. Eis o que disse o Daniel Banjaqui no final do jogo.

Ruben Amorim admite: «O Benfica foi mais organizado naquilo que queria para o jogo»

Ruben Amorim falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após derrota do AC Milan na Europa League.

Marco Silva explica rotação no Benfica: «Não se pode ter só 13, 14 ou 15 jogadores. Isso não existe»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

Marco Silva revela conversa com Ruben Amorim: «Sempre que não for contra ele, estou a torcer por ele»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva afasta euforia no Benfica: «Não há tempo sequer para celebrar absolutamente nada»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

Marco Silva assume ambição do Benfica na Europa League: «Vamos tentar sempre jogar para ganhar e ir o mais longe possível»

Marco Silva falou sobre vários temas em conferência de imprensa. Palavras após vitória do Benfica na Europa League.

Italianos arrasam AC Milan de Ruben Amorim: «O AC Milan está condenado a mais um ano como figurante. O Benfica não é o Ararat»

O AC Milan de Ruben Amorim foi derrotado pelo Benfica por duas bolas a zero e a imprensa italiana já começou a reagir.