Lendas do “universo” leonino: Beto Acosta

- Advertisement -

Alberto Acosta foi um dos argentinos que passou pelo Sporting e deixou a sua marca, com golos e títulos. Conhecido pelos sportinguistas como o “Matador”, foi um dos jogadores que contribuíram para o título de 99/00, sob a liderança do mister Augusto Inácio.

Beto Acosta estreou-se na Primeira Divisão do seu país, com a camisola do Club Atlético Unión de Santa Fe, na temporada 86/87. As boas prestações valeram-lhe a transferência para um dos históricos do futebol argentino, o San Lorenzo. Clube que viria a representar em 215 jogos, nos quais marcou 102 golos, totalizando dez temporadas nas várias passagens pelo clube de Buenos Aires. Na sua carreira, além do Sporting, representou os franceses do Toulouse, os japoneses do Yokohama Marinos, a Univ. Católica do Chile, o Boca Juniores e pendurou as chuteiras, aos 41 anos, ao serviço do Altético Fénix.

Na sua carreira, Beto Acosta foi companheiro de altetas como Nelson Tapia, Iván Cordoba, Leandro Romagnoli, “El Loco” Abreu, Fabien Barthez, entre tantos outros craques. No Sporting Clube de Portugal, “El Matador” foi colega de vários craques, como Iordanov, Ricardo Sá Pinto, André Cruz, César Prates, Aldo Duscher, Beto, Rui Jorge, Pedro Barbosa, Peter Schmeichel, Ivone De Franceschi, entre outros.

Acosta ficou na história do futebol leonino, com 99 jogos e 48 golos. Preponderante na conquista do título nacional em 99/00 e na Supertaça que venceu na época seguinte. Um verdadeiro leão em campo, tinha uma enorme atitude e entrega, em cada lance e a cada jogo. Um avançado forte no um contra um, tecnicamente evoluído, com uma meia distância como uma das imagens de marca, sobretudo um grande instinto goleador. Acosta marcou aos dois rivais, mas para sempre ficará o golo no Estádio das Antas, naquele que foi considerado o jogo do título em 99/00.

Beto Acosta foi um dos heróis de um título histórico em Alvalade
Fonte: Super Sporting

Numa carreira repleta de títulos, vitórias e golos, representou a selecção argentina por dezanove ocasiões, nas quais marcou dois golos. Acosta tem um palmarés impressionante, Liga Portuguesa e Supertaça, Liga Argentina Apertura e Liga Clausura, Liga Chilena Apertura. Ao nível de competições internacionais, o “Matador” conquistou a Taça das Confederações, Copa América, Copa Mercosul, Copa Sudamericana, a Copa Interamericana, entre tantos outros títulos.

Ficará sempre na memória, aquele leão que marcava golos com a camisola 11 e para o qual os sportinguistas cantavam: “Beto Acosta, Beto Acosta, és o nosso matador”!

Foto de Capa: Fórum SCP

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Botafogo quer treinador português e pensa em antigo adjunto de Artur Jorge para render Martín Anselmi

Franclim Carvalho é um dos nomes na lista do Botafogo para render Martín Anselmi. Português já esteve no clube como adjunto de Artur Jorge.

Senegal recorre ao TAS para recuperar título da CAN 2025 entregue a Marrocos na secretaria

A Federação Senegalesa de Futebol (FSF) recorreu oficialmente ao Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) para exigir a restituição do título da CAN 2025. Apesar de ter triunfado nas quatro linhas, o Senegal viu a CAF entregar o troféu a Marrocos na secretaria.

Gianluca Prestianni disputa vaga no Mundial 2026 em duelo direto com craque do Real Madrid

Gianluca Prestianni e Franco Mastantuono estão em luta direta por um lugar nos 26 eleitos da Argentina para o Mundial 2026.

Ángel Di María ameaça via judicial após grave boato sobre a esposa em publicação já apagada: «Vou dar-te um pouco de fama, otário»

Ángel Di María recorreu esta terça-feira ao Instagram para desmentir um rumor sobre a sua esposa, Jorgelina Cardoso, ameaçando o autor do boato com um processo judicial.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica e Atlético Madrid na corrida por jogador do Corinthians

O Benfica e o Atlético Madrid estão interessados em André, médio de 19 anos do Corinthians. A informação é avançada pelo jornalista Matteo Moretto.

Dinamarca celebra regresso de Alexander Bah após longa ausência

Através das redes sociais, a federação dinamarquesa assinalou a chamada de Alexander Bah com um vídeo e uma mensagem especial: «É bom ter-te de volta!».

Sub-19: Portugal vence Polónia no arranque da Ronda de Elite

A Seleção Nacional de Sub-19 venceu a Polónia por 1-0 no arranque da Ronda de Elite. Rodrigo Rodrigues marcou o único golo.