Lendas do “universo” leonino: Hilário

- Advertisement -

Hilário Conceição, uma verdadeira lenda viva do Sporting Clube de Portugal, o atleta com mais jogos com a camisola verde e branca e uma carreira repleta de títulos e vitórias.

O lateral-esquerdo, oriundo de Moçambique, deu os seus primeiros passos no futebol, ao serviço do Atlético e do Sporting de Lourenço Marques. No dia 3 de Agosto de 1958 chegou a Lisboa, para vestir de leão ao peito. No Sporting Clube de Portugal fez toda a sua carreira, contam-se 15 épocas, 453 jogos e 1 golo marcado.

Hilário é uma das figuras mais marcantes da história do futebol leonino, com a camisola verde e branca conquistou 3 campeonatos nacionais, 3 Taças de Portugal e a mítica Taça das Taças, na época 1963/1964. Recorde-se que na caminhada para erguer a Taça das Taças, os leões conseguiram a maior goleada de sempre nas competições europeias, por 16-1 frente ao APOEL. Na mesma competição, o Sporting viria a eliminar o Manchester United de George Best, Bobby Charlton e Denis Law, depois de perder por 4-1 em Old Tradford, vencendo em Alvalade por 5-0.

O senhor Hilário fez parte também de uma das páginas douradas do futebol português, tendo feito parte dos “Magriços” que representaram Portugal no Mundial de 1966. No Reino Unido, os atletas portugueses conquistaram a medalha de Bronze no campeonato do mundo. No Mundial 66, o leão Hilário jogou todas as partidas e foi aliás considerado o melhor defesa-esquerdo da competição. Hilário realizou ao longo da sua carreira, 40 jogos ao serviço da seleção.

Hilário é uma lenda do Sporting CP
Fonte: Sporting CP

O capitão Hilário terminou a sua carreira no Sporting Clube de Portugal, com mais um título. Decorria a temporada 1972/1973, quando no Estádio do Jamor os leões venceram o Vitória de Setúbal por 3-2, conquistando a Taça de Portugal. Na história de Hilário ficam as grandes exibições, o seu excelente pé esquerdo, a sua velocidade e a sua entrega em campo.

Depois de terminar a sua carreira, Hilário continuou ligado ao futebol, prosseguindo a sua carreira de treinador. Na sua carreira como técnico, mais uma vez, esteve ao serviço do clube do seu coração por várias ocasiões e desempenhando vários cargos.

Uma vida ao serviço do Sporting Clube de Portugal e do desporto português, uma das lendas! Um verdadeiro leão!

Foto de Capa: Sporting CP

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Club Brugge pretende jogador do Sporting por empréstimo

O Club Brugge gostaria de contar na segunda metade da temporada com Chris Grombahi, extremo que pertence aos quadros do Sporting.

Jorge Jesus recebe Hayder Abdulkareem como reforço no Al Nassr

Hayder Abdulkareem, foi anunciado como reforço do Al Nassr, clube saudita comandado por Jorge Jesus e junta-se agora a Cristiano Ronaldo e João Félix no plantel.

Portugal derrota a Polónia e termina fase de grupos do Europeu de Futsal com registo perfeito

A fase de grupos do Europeu de Futsal chegou ao fim com o triunfo de Portugal por 3-2 frente à Polónia, vencendo assim todos os jogos desta fase.

Futuro de Andreas Schjelderup mais perto de estar decidido

Andreas Schjelderup deverá manter-se ao serviço do Benfica. O extremo norueguês prepara-se para renovar contrato até 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens: «Objetivo cumprido, alcançar o apuramento com os adversários que tivemos teve muito mérito»

Carlos Vicens reagiu ao encontro entre o Braga e o Go Ahead Eagles, que terminou com um empate a zero.

Danny Rohl: «O adversário era complicado, o treinador é ótimo»

Danny Rohl analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.

Francesco Farioli: «A Primeira Liga ainda não é vista como competitiva o suficiente. E isso não é verdade»

Francesco Farioli analisou o desfecho do duelo da 8.ª jornada da Europa League. O FC Porto recebeu o Rangers no Estádio do Dragão.