Lendas do Universo Leonino | Ivan Nikčević

- Advertisement -

Ivan Nikčević foi uma das figuras marcantes da história recente do Andebol leonino. O internacional sérvio representou o Sporting Clube de Portugal nas últimas 4 temporadas, conquistando dois campeonatos e uma Taça Challenge. Aos 39 anos, Nikčević deixará de vestir de leão ao peito, mas deixa a sua marca nos adeptos leoninos.

O ponta sérvio iniciou a sua carreira no seu país ao serviço do Crvena Zvezda. Na temporada 2005/2006 rumou a Espanha, onde permaneceu sete anos, vestindo as camisolas do CB Altea, CP Almería, San Antonio, Granollers e Atlético Valladolid. Mais tarde, aventurou-se novamente para um novo país e para uma nova realidade e assinou pelos polacos do Wisla Plock, clube que representou durante quatro épocas antes de chegar a Alvalade.

Ivan Nikčević chegou ao Sporting na época 2016/17, sendo muito importante para a equipa. Nessa temporada, o Sporting CP sagrou-se campeão na última jornada derrotando o eterno rival, SL Benfica, por 25-23, no Multiusos de Odivelas. Os leões estavam desde 2000/2001 sem vencer o campeonato, mas este foi um ano histórico, ao qual se somou ainda um título europeu: a EHF Taça Challenge.

Na época seguinte, o Sporting CP estreou a sua nova casa das modalidades: Pavilhão João Rocha. Assim, no Andebol, o João Rocha foi sinónimo de vitórias e de mais um título nacional. O Sporting CP sagrava-se bicampeão nacional em 2017/2018, sendo ainda finalista da Taça de Portugal, pela segunda vez consecutiva.

No decorrer destas quatro épocas foi um dos atletas com maior ligação aos adeptos leoninos
Fonte: Velux Champions League

Em 2018/2019, Ivan Nikčević continuou a ser um jogador preponderante para Hugo Canela – o treinador que conduziu a equipa ao bicampeonato. Nesta terceira temporada, o Sporting CP falhou o objetivo de vencer novamente o campeonato. No entanto, ao nível europeu foi uma época histórica. Os leões atingiram os oitavos-de-final da EHF Champions League, sendo eliminados pelos finalistas, os húngaros do Veszprém. Com isto, o Sporting CP fez história, uma vez que foi a primeira vez no andebol português que uma equipa chegou tão longe na principal prova europeia da modalidade.

Nesta última temporada, as competições no andebol foram dadas por terminadas. Contudo, o Sporting CP estava a um ponto do líder FC Porto, faltando ainda disputar toda a fase final. Na Taça de Portugal, os leões, então orientados por Thierry Anti, iriam defrontar o AA Avanca nos oitavos-de-final.

Ivan Nikčević vestiu a camisola do Sporting CP em 176 jogos, nos quais contribuiu com 390 golos e levantou três títulos. Um leão que deu sempre Esforço Dedicação e Devoção para conquistar a Glória. Na despedida, Nik deixou uma mensagem aos sportinguistas: “Vou ter muitas saudades do apoio dos nossos adeptos e do Pavilhão João Rocha. Vou torcer sempre pelo Sporting CP!”

Obrigado, Ivan Nikčević!

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela fecha avançado, que deverá ser oficializado depois do jogo contra o Benfica

O Tondela garantiu a contratação de Benjamin Kimpioka junto do Sivasspor. Avançado chega por empréstimo com opção de compra.

João Mário dá luz verde para mudar de clube em Itália

João Mário aceita rumar ao Bolonha. Lateral português prepara-se para um empréstimo da Juventus sem opção de compra.

Carlos Alcaraz bate Novak Djokovic e conquista o Open da Austrália pela primeira vez

Carlos Alcaraz é o grande vencedor do Open da Austrália. O tenista espanhol bateu Novak Djokovic na final do torneio.

Grémio empata em casa com Juventude no Campeonato Gaúcho e Luís Castro deixa críticas: «O primeiro agente pacificador do jogo é o árbitro»

O Grémio empatou a um golo frente ao Juventude, na sexta jornada do Campeonato Gaúcho. No final do jogo, o técnico português deixou críticas para a arbitragem.

PUB

Mais Artigos Populares

Zé Pedro pode deixar o Cagliari e rumar ao Brasileirão

O futuro de Zé Pedro está em cima de mesa. O defesa-central português de 28 anos pode deixar o Cagliari e rumar ao Atlético Mineiro.

Treinador do Besiktas volta ao ataque: «Nunca vi um jogador como Rafa Silva na minha vida»

O treinador do Besiktas, Sergen Yalcin, voltou a deixar críticas contra Rafa Silva. O avançado do Benfica foi visado na última conferência de imprensa.

Petit é forte candidato ao cargo do Santa Clara

Petit está na lista do Santa Clara. Emblema da Primeira Liga anunciou a saída de Vasco Matos durante este sábado.