Lendas do Universo Leonino | Ivan Nikčević

- Advertisement -

Ivan Nikčević foi uma das figuras marcantes da história recente do Andebol leonino. O internacional sérvio representou o Sporting Clube de Portugal nas últimas 4 temporadas, conquistando dois campeonatos e uma Taça Challenge. Aos 39 anos, Nikčević deixará de vestir de leão ao peito, mas deixa a sua marca nos adeptos leoninos.

O ponta sérvio iniciou a sua carreira no seu país ao serviço do Crvena Zvezda. Na temporada 2005/2006 rumou a Espanha, onde permaneceu sete anos, vestindo as camisolas do CB Altea, CP Almería, San Antonio, Granollers e Atlético Valladolid. Mais tarde, aventurou-se novamente para um novo país e para uma nova realidade e assinou pelos polacos do Wisla Plock, clube que representou durante quatro épocas antes de chegar a Alvalade.

Ivan Nikčević chegou ao Sporting na época 2016/17, sendo muito importante para a equipa. Nessa temporada, o Sporting CP sagrou-se campeão na última jornada derrotando o eterno rival, SL Benfica, por 25-23, no Multiusos de Odivelas. Os leões estavam desde 2000/2001 sem vencer o campeonato, mas este foi um ano histórico, ao qual se somou ainda um título europeu: a EHF Taça Challenge.

Na época seguinte, o Sporting CP estreou a sua nova casa das modalidades: Pavilhão João Rocha. Assim, no Andebol, o João Rocha foi sinónimo de vitórias e de mais um título nacional. O Sporting CP sagrava-se bicampeão nacional em 2017/2018, sendo ainda finalista da Taça de Portugal, pela segunda vez consecutiva.

No decorrer destas quatro épocas foi um dos atletas com maior ligação aos adeptos leoninos
Fonte: Velux Champions League

Em 2018/2019, Ivan Nikčević continuou a ser um jogador preponderante para Hugo Canela – o treinador que conduziu a equipa ao bicampeonato. Nesta terceira temporada, o Sporting CP falhou o objetivo de vencer novamente o campeonato. No entanto, ao nível europeu foi uma época histórica. Os leões atingiram os oitavos-de-final da EHF Champions League, sendo eliminados pelos finalistas, os húngaros do Veszprém. Com isto, o Sporting CP fez história, uma vez que foi a primeira vez no andebol português que uma equipa chegou tão longe na principal prova europeia da modalidade.

Nesta última temporada, as competições no andebol foram dadas por terminadas. Contudo, o Sporting CP estava a um ponto do líder FC Porto, faltando ainda disputar toda a fase final. Na Taça de Portugal, os leões, então orientados por Thierry Anti, iriam defrontar o AA Avanca nos oitavos-de-final.

Ivan Nikčević vestiu a camisola do Sporting CP em 176 jogos, nos quais contribuiu com 390 golos e levantou três títulos. Um leão que deu sempre Esforço Dedicação e Devoção para conquistar a Glória. Na despedida, Nik deixou uma mensagem aos sportinguistas: “Vou ter muitas saudades do apoio dos nossos adeptos e do Pavilhão João Rocha. Vou torcer sempre pelo Sporting CP!”

Obrigado, Ivan Nikčević!

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por Diogo Teixeira

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Antiguoko: uma fábrica de génios no País Basco, capaz de bater de frente com o modernismo do futebol

O Antiguoko é uma equipa dedicada ao futebol de formação no País Basco. Pelos seus quadros, passaram nomes bem conhecidos em todo o mundo.

Real Madrid está atento a jovem da La Liga

O Real Madrid está a acompanhar a evolução de Víctor Muñoz, jogador que se encontra em destaque ao serviço do Osasuna.

Como 1907 completa reviravolta diante da Fiorentina e avança na Taça de Itália

Esta segunda-feira, o Como 1907 venceu por 3-1 frente à Fiorentina e garantiu o seu lugar nos quartos-de-final da Taça de Itália.

Valência abre a porta de saída a português na reta final do mercado

O Valência pode vender André Almeida na reta final do mercado. O português não tem sido um indiscutível no Mestalla.

PUB

Mais Artigos Populares

Hoffenheim mantém série de vitórias e RB Leipzig escorrega em casa do St.Pauli: eis os resultados do dia na Bundesliga

Na 19.ª jornada da Bundesliga, o Hoffenheim voltou a vencer, desta feita frente ao Werder Bremen por 2-0. O RB Leipzig empatou a uma bola frente ao St. Pauli.

Bomba a caminho? Arsenal está desiludido com Viktor Gyokeres e analisa nome sonante para o ataque

Viktor Gyokeres chegou ao Arsenal no último mercado de transferências de verão, mas ainda não convenceu ao serviço dos gunners.

Athletic sem o jogador mais utilizado em 2025/26 frente ao Sporting: o provável substituto para o jogo com os leões

Mikel Jauregizar está fora dos planos do Athletic contra o Sporting. O médio encontra-se suspenso na Champions League.