Lendas do Universo Leonino: João Rocha

- Advertisement -

Na semana em que decorrem as eleições para os órgãos sociais do Sporting Clube de Portugal, recordamos o histórico Presidente, João Rocha.

João António Anjos Rocha é uma das figuras mais marcantes da história do clube leonino. Eleito a 7 de Setembro de 1973, dirigiu o Sporting até 3 de Outubro de 1986, sendo o Presidente com maior longevidade no clube.

No seu trajeto na liderança do clube verde e branco conquistou, no futebol, três campeonatos nacionais, três Taças de Portugal e uma Supertaça Cândido de Oliveira. Um Presidente que deixou uma marca indelével na sua aposta nas modalidades, com mais de 1500 atletas a representarem o clube, em 22 modalidades. João Rocha, liderou nesse período um Sporting, que no eletismo venceu mais de 1200 títulos nacionais, 52 Taças de Portugal, 8 Taças dos Campeões Europeus de Corta-Mato, uma Taça dos Campeões Europeus de Hóquei em Patins, Taças das Taças e uma Taça CERS. Além destes títulos, no decorrer dos seus mandatos, modalidades como o Basquetebol, Andebol, Atletismo, Ciclismo, Ginástica viveram tempos de glória. Muitos títulos e medalhas, um período de glória para o Sporting Clube de Portugal.

O Presidente, para muitos considerado o melhor da história do Sporting, herdou o clube em plena crise financeira. Após treze anos a liderar os destinos do clube, deixou obra como a construção da Pista de Tartan e dos Pavilhões. Durante a sua presidência, o clube mais do que triplicou o número de sócios, ultrapassando os 100 mil. Além disso, viu aprovada em Assembleia-Geral a criação dos Núcleos e de três categorias de sócio.

João Rocha é um dos presidentes mais emblemáticos do Sporting CP
Fonte: Sporting CP

O respeito pelos valores democráticos norteavam o Sporting, em 1981 aprovou uma alteração de estatutos em Assembleia-Geral, que implicava que os membros que compunham as listas aos órgãos sociais do clube, fossem sujeitos à aprovação dos sócios.

Estes são apenas alguns dos marcos que o Presidente João Rocha deixou na história do Sporting Clube de Portugal. Para muitos, o melhor Presidente de sempre, que foi distinguido com o Prémio Stromp por três vezes, nas categorias Sócio e Dirigente, com o Leão de Ouro com Palma, em 1987 e ainda Sócio de Mérito do Sporting Clube de Portugal.

A mais recente homenagem, decorreu no dia 30 de Setembro de 2012, os sócios aprovaram por uanimidade e aclamação, que o novo Pavilhão teria o nome do histórico Presidente – Pavilhão João Rocha, a casa das modalidades e de vitórias.

Na semana em que decorrem as eleições, que o Sporting tenha uma liderança, cujo exemplo seja João Rocha. Um Presidente próximo dos sportinguistas e dos atletas, que aposte nas modalidades, que seja capaz de liderar com vista a vitórias e títulos. Mas sempre respeitando os valores do Sporting Clube de Portugal, ética no desporto, respeito pelos valores democráticos e luta intransigente pelos superiores interesses do clube.

O Presidente João Rocha, ao longo dos 13 anos da sua presidência, cumpriu o sonho de José de Alvalade, fez verdadeiramente do Sporting um clube tão grande, como os maiores da Europa.

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Jorge Faria Sousa
Jorge Faria Sousahttp://www.bolanarede.pt
O Jorge é natural da Lourinhã, trabalha como Consultor na área de TI. Colabora com alguns meios de comunicação social, é comentador da Sporting TV e na Bola na Rede.                                                                                                                                                 O Jorge escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Galatasaray olha para jogador encostado por Ruben Amorim no Manchester United

Tyrell Malacia está a ser seguido pelo Galatasaray, que pretende fazer chegar a Manchester uma proposta. O defesa ainda não jogou esta época.

Crystal Palace interessado em defesa do West Ham de Nuno Espírito Santo

Max Kilman está na rota do Crystal Palace. O defesa do West Ham pode suceder a Marc Guehi que poderá sair no próximo mercado de transferências.

Kyle Walker arrependido: «Não deveria ter saído do Manchester City»

Kyle Walker admitiu estar arrependido por ter trocado o Manchester City pelo AC Milan. Na altura, Sergio Conceição treinava o clube italiano.

Egito vence Guiné-Bissau pela margem mínima e consolida-se no topo da tabela: Eis os resultados da qualificação africana

O Egito vence por 1-0 a Guiné-Bissau e reforça a primeira posição do grupo A. Jogou-se a décima jornada da qualificação africana para o Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Thiago Motta recusa 3 ofertas para voltar a treinar

Thiago Motta dá nega a 3 clubes de países diferentes. O antigo treinador da Juventus continua sem clube desde que deixou o cargo na época passada.

Tragédia para uns, possível felicidade para outros: Rui Borges e José Mourinho podem ter razões para sorrir depois deste domingo

A Grécia está fora da qualificação para o Mundial 2026. A seleção conta com jogadores de Benfica e Sporting nas suas fileiras.

Mundial 2026: já há 21 seleções com presença garantida na prova

A composição do Mundial 2026 está a ser definida. Já existem 21 seleções qualificadas para a prova que se vai realizar na América do Norte.