Uma das lendas que vestiu a camisola verde e branca, um dos executantes da orquestra dos “cinco violinos”.

José Travassos iniciou a sua carreira no futebol português, ao serviço do histórico clube da CUF. Na temporada 1942/1943 começou a sua caminhada no futebol português, tendo estado ao serviço da equipa de juniores. Durante três temporadas vestiu a camisola da CUF, até se transferir para o Sporting, existindo na altura uma disputa entre leões e o Porto na aquisição de José Travassos.

No Sporting Clube de Portugal, Travassos é uma lenda, um dos atletas que marcou a história do clube leonino. No clube de Alvalade há uma curiosidade: além de ser um campeão nas quatro linhas, foi campeão nacional de atletismo, na época de 1946.

Na sua época de estreia no Sporting, disputou o seu primeiro dérbi. Frente ao Benfica, Travassos marcou três golos, numa vitória dos leões por 6-1 a contar para o campeonato nacional.

Anúncio Publicitário
Travassos foi um dos míticos Cinco Violinos
Fonte: Fórum SCP

Com a camisola verde e branca realizou 321 jogos oficiais e marcou 126 golos, tendo conquistado oito Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal e dois Campeonatos de Lisboa. Uma carreira repleta de títulos, sendo um dos motores dos míticos “cinco violinos”.

O histórico José Travassos, também conhecido por Zé da Europa foi o primeiro jogador português a ser chamado para a seleção da Europa, tendo, a 13 de Agosto 1955, disputado um jogo comemorativo do 75º aniversário da Federação Irlandesa. Pela seleção portuguesa foi internacional por 35 ocasiões, nas quais marcou seis golos.

Travassos foi um atleta que marcou a história do futebol nacional e do Sporting. Uma carreira repleta de títulos, golos e vitórias, onde chegou a capitanear a equipa do Sporting.

Foto de Capa: Sporting CP

Artigo revisto por: Beatriz Silva