📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Liga BBVA – a oportunidade mora ao lado?

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

A Liga BBVA, ou Liga Espanhola para os comuns dos mortais, sempre foi vista como uma das melhores ligas europeias. Mas será mesmo assim? Terá também contras?

  • Prós:

– É uma das ligas dos milhões: Leva sete equipas aos lugares europeus, tendo quatro acesso à Liga dos Campeões (três diretamente para a fase de grupos e uma por qualificação) e três à Liga Europa (duas para a fase de grupos e uma por qualificação);

– Existem grandes clubes a disputar a liga: Sem contar com os eternos Real Madrid e Barcelona, têm ainda Atlético de Madrid, Valência – que não está na sua melhor forma, mas que considero uma grande equipa-, Sevilha e, até o Villarreal, que está a fazer uma campanha muito boa;

– Qualidade dos jogadores: Há jogadores com grande qualidade tática e técnica, que acabam por ir para os melhores clubes, inclusive portugueses, como Carriço ou Tiago.

O antigo capitão do Sporting é um exemplo de sucesso dos jogadores portugueses na Liga BBVA Fonte: Sevilha FC
O antigo capitão do Sporting é um exemplo de sucesso dos jogadores portugueses na Liga BBVA
Fonte: Sevilha FC
  • Contras:

– É uma liga de desajustes: Tal como há equipas muito boas, acabam por haver equipas piores. Isto leva a que hajam resultados tão descompensados como 9-0, 7-1 (resultado de um Celta de Vigo- Real Madrid), o que acaba por mostrar as desigualdades de equipas muito boas e também com muito dinheiro (a época que o Valência está a fazer, neste caso, é uma exceção) e de outras que fazem o seu campeonato de forma modesta. Acaba sempre por se perguntar: Achas que este ano ganha o Barcelona ou o Real Madrid?

– Por outro lado, é uma liga de milhões também nas bancadas: quantas vezes a câmara estava apontada para um jogador que ia bater um canto e viam-se asiáticos nos lugares mais juntos ao relvado (e que não se dão três tostões por eles)? Tive a oportunidade de assistir, há uns anos, a um jogo entre o Barcelona e o Málaga, em Camp Nou e acaba por ser o oposto de um Sporting-Moreirense. Ali, não há adeptos, quase não têm afición e isto porque o jogo acabou por ser um produto de demanda turística, sem qualquer gosto por ir ao estádio. Tal como estava lá uma portuguesa, estavam também chilenos, asiáticos, alemães… e creio que não têm lugar cativo.

Acho que poucos clubes em Espanha sentem o jogo como nós, em Portugal. Não há quem vibre a sério pela equipa, que leve todos os seus apetrechos jogo após jogo. Apesar de ser um estádio cheio, é frio em emoção e amor ao clube. E é isso que me faz pensar duas vezes em relação a ser a melhor liga europeia. O estádio acaba por ser um ponto turístico e não um lugar quase de culto a algo. Apenas na segunda liga e, principalmente em clubes asturianos é que se sente mais o futebol, com a emoção que se vê por cá.

Por isto, se me perguntassem se preferiria ter um lugar cativo em Portugal ou em Espanha, eu escolheria em Portugal e, obviamente, no Sporting. Cá vive-se o futebol de forma tão fantástica que eu abdicava de muito só para os ver jogar. Por isso, que me jogue sempre o William, o Adrien e o João Mário e todos os outros leões! Enquanto tivermos a qualidade dos nossos jogadores aliada à forma tão única, tão portuguesa de viver o futebol, irei cá estar para os apoiar.

Foto de Capa: Alvaro Isidoro / Flickr

Marta Reis
Marta Reishttp://www.bolanarede.pt
Serrana e Sportinguista de gema. Doente por futebol desde que se conhece e apreciadora de ténis e NBA.                                                                                                                                                 A Marta escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho lança Farense x Benfica: «Faremos três ou quatro alterações em relação ao último jogo»

José Mourinho fez a antevisão do Farense x Benfica. Jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal joga-se no Algarve.

Jogador do Nápoles oferecido ao Benfica: «Espero que saia, porque precisa de confiança»

Lorenzo Lucca foi apontado ao Benfica. Diretor do Corrire dello Sport garante que o avançado foi oferecido aos encarnados.

Samuel Dahl na lista do Manchester United de Ruben Amorim para a defesa

O Manchester United tem Samuel Dahl na lista de alvos para o lado esquerdo da defesa. Boa fase do lateral do Benfica destacada.

Michael Bradley é anunciado como novo treinador dos New York Red Bulls

Michael Bradley sucede a Sandro Schwarz no comando técnico para 2026 dos New York Red Bulls, depois de ter levado a equipa B ao título.

PUB

Mais Artigos Populares

Brendan Rodgers assume comando do Al Qadisiyah e vai treinar Otávio

Brendan Rodgers foi confirmado como sucessor de Míchel no Al Qadisiyah. O norte-irlandês estava livre após deixar o Celtic.

Farense reforça ataque com Anthony Carter, o melhor marcador da Segunda Liga na época passada

Anthony Carter chega ao Farense por empréstimo do Santa Clara, com opção de compra. Emblema algarvio já oficializou contratação.

AC Milan ‘blinda’ Alexis Saelemaekers com contrato de longa duração até 2031

O AC Milan segura Alexis Saelemaekers por mais seis anos, elogiando o seu espírito de sacrifício e papel fundamental na conquista da última Serie A.