A lista dos 13 excedentários | Sporting CP

A lista dos 13 excedentários artigo do bola na rede sobre o Sporting

A pré-temporada decorre e os comandados de Rúben Amorim já preparam o embate da Supertaça, frente ao SC Braga, que iniciará os jogos oficiais da época. Esta é uma fase de escolhas e estudo, mas também de entradas e saídas do plantel.

O Sporting CP possui vários excedentários a treinar à parte na academia de Alcochete, assim como alguns jogadores que, estando ausentes de Portugal, não contam para o jovem treinador português. De acordo com o site Transfermarkt, e com os respetivos valores de mercado dos atletas em questão, os cofres leoninos deveriam encaixar mais de 30 milhões com as suas vendas. Porém, sabemos que isto é apenas no papel.

Lista dos 13 excedentários Sporting CP

Neste artigo, analiso os 13 jogadores que não irão envergar a camisola do Sporting CP e faço-a dividindo as categorias por cada setor do campo:

  • Guarda-redes

Na posição de guarda-redes, Renan Ribeiro é o nome que surge. O brasileiro, de 31 anos, que em tempos foi o titular da baliza leonina, treina em Alcochete com o grupo de dispensados, esperando uma rescisão de contrato com o Sporting CP, sendo que o mais provável é o clube de Alvalade não ser ressarcido pela sua saída. A rescisão amigável será a melhor solução para ambas as partes.

  • Defesas

Em relação aos defesas, há quatro nomes em cima da mesa. Rosier parece cada vez mais próximo do Besiktas, numa transferência que rondará os cinco milhões de euros, mais meio milhão em objetivos, tudo por 80% do passe. A confirmar-se, será um negócio vantajoso para o Sporting CP, visto que a vontade de ambos os lados é a saída do francês.

Quanto a Ivanildo Fernandes, Ilori e Lumor, não tenho esperança de grandes verbas envolvidas nas transferências destes jogadores. Porém, apesar de a rescisão amigável ser o caminho mais fácil, acredito que a direção leonina poderia tentar arrecadar algum dinheiro com as transferências, sobretudo com Ivanildo e Lumor, que são jogadores relativamente jovens e com alguma margem de progressão.

A lista dos 13 excedentários do Sporting CP - Rosier
De acordo com os órgãos de comunicação social, a saída de Rosier é um cenário quase certo.
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede
  • Médios

No meio-campo, aqueles que um dia foram titulares, estão agora na porta de saída de Alvalade – falo de Rodrigo Battaglia e Idrissa Doumbia. Ambos estiveram emprestados na última temporada e, tendo em conta as opções do atual plantel leonino, não vejo a necessidade de nenhum deles integrar os trabalhos da equipa. O melhor para os interesses do Sporting CP seria a venda dos dois ativos, que acredito que tenham algum mercado.

Já nos casos de Eduardo e Mattheus Oliveira, dois atletas que nunca se afirmaram com a camisola verde e branca, é mais difícil obter retorno do dinheiro investido. Acredito que Eduardo será vendido por uma quantia quase irrisória e que Mattheus sairá a custo zero.

  • Avançados

O setor dos avançados é aquele que me causa mais dúvidas, e é onde o Sporting CP pode ir buscar mais dinheiro. Mas vamos por partes.

Andraz Sporar esteve emprestado ao SC Braga, durante metade da última temporada. Recorde-se que o ponta de lança esloveno foi envolvido no negócio que trouxe Paulinho para Alvalade. O SC Braga não acionou a cláusula de compra de sete milhões e meio de euros, e ainda detém entre 10 a 15% de uma futura venda do avançado. Ora, se o Sporting CP não for buscar nenhum ponta de lança ao mercado, e visto que Pedro Marques pouco tem jogado na pré-temporada, penso que Sporar poderia integrar os trabalhos da equipa principal leonina. Penso que era mais uma opção útil para o ataque leonino.

A lista dos 13 excedentários do Sporting CP - Sporar
Para já, o futuro de Andraz Sporar é uma incógnita.
Carlos Silva / Bola na Rede

Em 2019, Rafael Camacho foi contratado ao Liverpool FC por cinco milhões de euros. Rúben Amorim testou-o a extremo interior e a ala direito, mas em nenhuma destas posições Camacho o convenceu. O antigo internacional sub-20 pela seleção portuguesa esteve emprestado ao Rio Ave FC na temporada transata, onde apenas desempenhou 11 partidas. É claramente um flop, não só pelo preço que custou aos cofres leoninos, como pela falta de rendimento desportivo que teve. A solução que vejo para o atleta é um empréstimo para o estrangeiro, de forma a valorizar o seu passe, de modo que o Sporting CP consiga colmatar a perda financeira investida a curto/médio prazo.

No que toca a Diaby e Luiz Phellype, são dois atletas que não farão parte dos planos leoninos. O primeiro não tem espaço no plantel e o segundo não corresponde às características que Rúben Amorim pede ao ponta de lança do seu 3-4-3.

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo deixa mensagem após conquista de Portugal no Euro Sub-17

Portugal conquistou este domingo o Euro Sub-17, após vencer a França por 3-0. Cristiano Ronaldo felicitou jovens.

Pedro Proença felicita Portugal pela conquista do Euro Sub-17: «O talento está no nosso ADN»

Portugal conquistou este domingo o Euro Sub-17, após vencer a França por 3-0. Pedro Proença deixou mensagem a felicitar jovens.

Bayern Munique tem 2 avançados da Premier League na lista de alvos

O Bayern Munique está interessado em Cody Gakpo (Liverpool) e Kaoru Mitoma (Brighton). Ambos são alvos do clube alemão.

Seleção A de Portugal reage à conquista do Euro Sub-17

Portugal conquistou este domingo o Euro Sub-17, após vencer a França por 3-0. Seleção A reage à conquista.

PUB

Mais Artigos Populares

Botafogo de Renato Paiva derrota Santos no Brasileirão: Neymar expulso

O Botafogo de Renato Paiva venceu este domingo o Santos por 1-0 na jornada 11 do Brasileirão. Neymar foi expulso na partida.

AVS SAD vai ficar na Primeira Liga e Vizela falha subida de divisão

O AVS SAD garantiu este domingo a manutenção na Primeira Liga. Vizela falhou assim a subida de divisão à elite.

Cremonese vai jogar na Serie A 2025/26 após derrotar Spezia

O Cremonese venceu este domingo o Spezia por 3-2 e garantiu a subida à Serie A. Italianos vão jogar no principal escalão.