📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Luciano Vietto | A perda de um pequeno génio argentino

- Advertisement -

Já tinha abordado as capacidades de Luciano Vietto na altura em que chegou a Alvalade. Agora é a vez de falar do argentino, naquela que é a sua despedida do reino do leão. O Sporting CP anunciou a venda ao Al Hilal por uma verba fixa de sete milhões, sendo que apenas irá receber metade, enquanto que a outra metade ruma ao Atlético de Madrid. Os leões conseguem assim um encaixe financeiro mínimo, acabando apenas por conseguir limpar a folha salarial de um dos melhores e mais bem pagos jogadores no seu atual plantel – auferia cerca de um milhão e meio líquidos por temporada. 

Esta decisão, que deverá ter partido muito pelo jogador, (fará o melhor contrato na sua carreira, podendo chegar a receber cerca de 13 milhões de euros em três anos). Mas, também foi obra da direção leonina, analisando o facto de o Sporting CP apenas se encontrar inserido nas principais competições nacionais e acreditar ter um plantel grande para poucos jogos. 

Luciano Vietto foi um dos jogadores em destaque na época transata – ainda que tenha sido bem atribulada a época leonina com quatro treinadores diferentes – onde foi o melhor reforço, acabando por ganhar ainda mais preponderância na ausência de Bruno Fernandes. No entanto, fica a ideia de que poderia ter dado ainda mais: em 40 jogos marcou nove golos e fez sete assistências. Na presente época, em cinco jogos, fez um golo e duas assistências – números bastante interessantes para um jogador que não foi titular indiscutível. 

Cheguei a acreditar que Luciano Vietto poderia ser uma boa solução desportiva para o Sporting CP atual, olhando para o modelo e contexto, jogando na posição nove, quer seja sozinho, quer seja numa possível alteração estratégica – semelhante à sua entrada diante do FC Porto – que forçou os dragões a recuar e, por sua vez, colocou o Sporting CP mais destemido e mais próximo de zonas de finalização com maior presença na área adversária.

O argentino, ao contrário do que aconteceu na época volvida, não tem sido titular e acaba por ser liberado do plantel leonino
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Não creio que seja o melhor timing para vender Luciano Vietto, à semelhança do que aconteceu no final do mercado na época passada, no qual não se conseguiu colmatar as ausências. Resta perceber como irá o Sporting CP adaptar-se neste momento, sendo que fica apenas com um ponta de lança de raíz no seu plantel – que atualmente não é titular – pois Luiz Phellype está lesionado, sendo que a equipa leonina vai revelando algumas dificuldades em chegar ao golo. O argentino é um jogador diferenciado, capaz de jogar entrelinhas e de dar maior critério e definição no último terço e que, apesar dos números da época passada, é de facto um jogador com faro de golo e com inteligência e capacidade para ser útil.

Em suma, fica um sabor agridoce, pois até posso tentar compreender o negócio tendo em vista a pouca competição que o Sporting CP irá ter jogando praticamente de semana a semana, mas a verdade é que o Sporting CP contrata o argentino por sete milhões e meio na época transata – por 50% do passe – e passado um ano vende o jogador por sete milhões, onde apenas vai receber metade. Mais uma vez, o Sporting CP vende um jogador para poupar em salários – à semelhança do que aconteceu com Bas Dost – dando um sinal negativo da sua vida financeira, numa altura em que já amortizou mais de 40% das receitas do contrato com a NOS e onde até tem recebido algum dinheiro em transferências, como é o caso de Bruno Fernandes, Acuña ou até Wendel – perdendo assim mais um dos seus principais ativos.

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting fecha lista de equipamentos com camisola de Natal: Aí está o 9.º

O Sporting apresentou uma camisola especial de Natal. Leões tinham referido lançar 9 equipamentos para esta época e este é o nono.

José Boto afirma que Filipe Luís pode treinar o Benfica: «Se treina o Flamengo é perfeitamente capaz de treinar o Benfica»

José Boto destacou o talento de Filipe Luís e garantiu que o treinador brasileiro tem nível para treinar na Europa, incluindo o Benfica. O dirigente português falou ainda sobre José Mourinho.

Marcelo elogia antigo jogador do Benfica: «Não viram o golo que ele marcou recentemente?»

Marcelo, uma das maiores figuras da história do Real Madrid, escolheu Álvaro Carreras num debate entre ele e o ex-jogador do Benfica.

Fikayo Tomori elogia avançado português: «Podia perfeitamente ganhar a Bola de Ouro»

Fikayo Tomori encheu Rafael Leão de elogios, garantindo que o português tem tudo para conquistar uma Bola de Ouro.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis a data e hora da receção à Seleção após conquista do Mundial Sub-17, com presença de Marcelo Rebelo de Sousa

Portugal venceu a Áustria e conquistou um inédito título do Mundial Sub-17. Seleção será recebida este sábado pelas 14h30.

André Villas-Boas reage a Portugal ganhar o Mundial Sub-17: «Enche de orgulho todo o país»

Portugal venceu a Áustria e conquistou um inédito título do Mundial Sub-17. André Villas-Boas, presidente do FC Porto, reagiu.

Gabri Veiga faz o golo mais rápido da história do FC Porto em competições europeias: eis o top-5

Gabri Veiga fez o golo mais rápido da história do FC Porto nas competições europeias. Precisou de 19 segundos para marcar ao Nice.