Malas, sacos, luvas… À moda da corrupção

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Estes processos e investigações não desmantelaram a rede de influência e corrupção. Simplesmente esta está mais camuflada, mas institucionalizada, mais politizada. O sistema não acabou, só mudou de mãos.

Para se perceber o poder de que estamos a falar, consta que andou a circular uma carta feita por elementos da PJ a identificar vários crimes de determinadas pessoas que controlam o futebol, endereçada ao Ministério Público. Os elementos que a fizeram decidiram não se identificar por medo de represálias para os mesmos e para as famílias.
Essa carta caiu no esquecimento – assim como todos os processos de corrupção no futebol. E foi “esquecida” pelo Ministério e pela PJ, ou o documento também entrou numa “mala” que nunca mais foi encontrada?

Portugal deve ser o único país onde foram identificados casos de corrupção efectiva e, para já, só um clube desceu de divisão. E até nesse caso tiveram que pedir desculpa e voltar a colocá-lo na Primeira Liga.
Condena-se e absolve-se conforme dá jeito. A quem? A quem ganha, porque certamente não é quem perde que pode ser apontado como beneficiário destes esquemas.

publico benfica
Palavras para quê?
Fonte: Público

São sempre coisas de que só se ouviu falar – mas porque são imediatamente abafadas – e lançam-se notícias escandalosas sobre outro assunto qualquer… É a técnica do ilusionismo.

É a mesma técnica utilizada no caso identificado no início deste texto. Nem se preocupam com o facto de uma informação contradizer a outra. O único objectivo é “lançar” notícias com boatos difamatórios. Depois, a comunicação social faz com que se esqueçam umas coisas, dando ênfase a outras – ainda há poucos dias um director de um jornal desportivo veio mais uma vez mostrar a sua facciosidade –, e temos montadas novelas diárias para desviar a atenção de assuntos sobre dívidas bem mais avultadas do que as que apontam a outros.

A verdade é que ninguém consegue ter hegemonia durante anos a fio sem que haja algo a ajudar, e isso tem-se visto no ciclismo, no atletismo, no ténis (onde se registaram casos de doping em alguns dos atletas mais conceituados e medalhados)… Mas não no futebol. Aí ninguém toca. Já o dizia alguém numa reportagem sobre doping na RTP.

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Vizela volta aos triunfos após cinco jogos e bate Leixões na abertura da jornada 23 da Segunda Liga

O Vizela foi ao terreno do Leixões vencer por 2-1, na jornada 23. A equipa minhota voltou aos triunfos após cinco encontros sem vencer.

Ex-Sporting Zakaria Labyad confirmado como reforço do Corinthians

O Corinthians oficializou a contratação de Zakaria Labyad. O médio marroquino de 33 anos já representou o Sporting e vai jogar, pela primeira vez, no Brasil.

Manchester United pondera avançar por defesa avaliado em 100 milhões de euros

Alessandro Bastoni está na mira do Manchester United. Barcelona, Liverpool e Arsenal olham também com interesse para o defesa.

Bayern Munique está ou não interessado em Bruno Fernandes? Eis a situação

O Bayern Munique não está interessado em Bruno Fernandes. Internacional português tem sido associado aos bávaros.

PUB

Mais Artigos Populares

Keylor Navas sai em defesa de Vinícius Júnior: «Estas situações não deveriam acontecer com ninguém no mundo»

Keylor Navas reagiu ao caso polémico entre Vinícius Júnior e Gianluca Prestianni. Eis o que disse o antigo guarda-redes do Real Madrid.

Diogo Dalot fala das críticas de que tem sido alvo e da mudança no Manchester United com Michael Carrick: «A grande vantagem que ele...

Diogo Dalot falou sobre a sua estadia no Manchester United. O lateral-direito português abordou também as críticas de que tem sido alvo e do trabalho de Michael Carrick.

Jaime Faria segue para os quartos de final do ATP 500 do Rio de Janeiro

Jaime Faria venceu o bósnio Damir Dzumhur em dois sets e qualificou-se assim para os quartos de final do ATP 500 do Rio de Janeiro.