📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Marcel Keiser: mas o que é isto?

- Advertisement -

Marcel Keiser foi, esta sexta-feira, oficializado como técnico principal do Sporting Clube de Portugal. O holandês terminou então o seu vínculo contratual com o Al Jazira, e, após ter deixado o clube em segundo lugar a dois pontos do líder Sharjah FC, rumou a Alvalade.

Após despedir José Peseiro, Varandas optou por um técnico ainda sem provas dadas e sem um currículo digno de um grande como o Sporting Clube de Portugal. Duas semanas após Varandas ter afirmado que “o Sporting tem dinheiro para um bom treinador”, é completamente incompreensível o porquê de a escolha ter recaído no holandês de 49 anos.

Analisemos então o historial de Marcel Keiser enquanto técnico principal. O holandês pautou quase toda a carreira pelo campeonato holandês e por resultados negativos. O técnico lançou a sua carreira na segunda divisão holandesa, comandado a equipa do Telstar. No período de duas épocas, o treinador, conhecido por apostar nas camadas jovens dos clubes , comandou a equipa durante 68 jogos e somou apenas 20 vitórias. Acabou por rumar FC Emmen, também da segunda divisão, onde em 25 jogos acabou por conquistar 12 vitórias.

Será Keizer capaz de meter os adeptos leoninos a sorrir?
Fonte: Al Jazira Club

Apesar de não ter nunca conquistado resultados por aí além, o SC Cambuur nomeou mesmo Keiser para salvar a equipa da despromoção. O objetivo foi redondamente falhado (oito derrotas e apenas uma vitória em onze jogos), mas ainda assim surgiu a oportunidade de treinar a equipa B do Ajax. Foi então na equipa secundária dos homens de Amsterdão que o holandês foi finalmente feliz. Utilizando quase na exclusividade jogadores jovens, o técnico conseguiu mesmo aplicar um futebol atrativo e ofensivo, algo que lhe é muito característico.  A equipa B do Ajax terminou mesmo a época em segundo lugar e Keiser rumou mesmo à equipa principal dos holandeses, substituindo Peter Bosz.

Porém, a equipa principal do Ajax acabou mesmo por se tornar no maior falhanço de Marcel Keiser. A passagem pelo principal clube holandês foi escassa, durou apenas 5 meses (de julho a dezembro), e a eliminação nos oitavos de final da Taça Holandesa foi a gota de água no mau trabalho do técnico.

Despedido em dezembro de 2017, o treinador só em junho de 2018 voltou ao ativo e só nos Emirados Árabes Unidos. Keiser rumou ao Al Jazira e, em nove jogos, somou 5 vitórias e 4 empates.

Já muitos entendidos e conhecedores do trabalho de Keiser já analisaram a decisão de Varandas e as opiniões são quase unânimes: um treinador de aposta nos jovens, de futebol ofensivo, mas que demora muito tempo a aplicar as suas ideias. Porém, (quase) todos dizem que é uma aposta de muito risco e num momento tão frágil e delicado como aquele que o Sporting vive será que a escolha Keiser é uma opção válida e correta?

Só por curiosidade, lembra-se da última vez que o Sporting contratou um treinador ao Al Jazira? Nós relembramos: foi em 2012 e o técnico em questão foi o belga Frank Vercauteren. Todos nos lembramos de como correu e, enfim, está tudo dito.

Foto de Capa: Al Jazira Club

Guilherme Anastácio
Guilherme Anastáciohttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e tem o sonho de ser um jornalista de eleição. O Sporting Clube de de Portugal é uma das maiores paixões que Guilherme tem, porém, é ao mote do lema da moda “Support your local team”que acompanha a equipa do Estoril-Praia. Sendo natural de Cascais, desde pequeno que apoia a equipa da linha e que é presença assídua no António Coimbra da Mota.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid na disposição de pagar 150 milhões de euros por internacional português

O Real Madrid está interessado em Vitinha. O clube espanhol pode apresentar uma proposta de 150 milhões de euros pelo médio do PSG.

Bruno de Carvalho deixa farpa a Rui Patrício nas redes sociais: «Os clubes já acordaram…»

Bruno de Carvalho deixou uma mensagem nas redes sociais. O antigo presidente do Sporting visou Rui Patrício.

Rodrigo Rêgo reage à estreia pelo Benfica com publicação emocionada: «Foi uma honra enorme»

Rodrigo Rêgo fez a estreia oficial pelo Benfica frente ao Atlético CP. O jovem avançado não escondeu o orgulho com o momento.

Rui Borges responde ao Bola na Rede: «O Rodrigo Ribeiro é predestinado em termos técnicos»

Rui Borges analisou o duelo da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Sporting venceu o Marinhense e segue em frente.

PUB

Mais Artigos Populares

Renato Sousa responde ao Bola na Rede: «Tudo passa pela organização»

Renato Sousa analisou o duelo da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Sporting venceu o Marinhense e segue em frente.

Francesco Farioli: «A atitude é a parte mais importante»

Francesco Farioli fez a análise à vitória do FC Porto diante do Sintrense por 3-0. Encontro referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal.

David Maside: «Levo um grande orgulho dos jogadores e da estrutura»

David Maside analisou a derrota do Sintrense frente ao FC Porto por 3-0. Encontro referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal.