📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Marcel Keiser: mas o que é isto?

- Advertisement -

Marcel Keiser foi, esta sexta-feira, oficializado como técnico principal do Sporting Clube de Portugal. O holandês terminou então o seu vínculo contratual com o Al Jazira, e, após ter deixado o clube em segundo lugar a dois pontos do líder Sharjah FC, rumou a Alvalade.

Após despedir José Peseiro, Varandas optou por um técnico ainda sem provas dadas e sem um currículo digno de um grande como o Sporting Clube de Portugal. Duas semanas após Varandas ter afirmado que “o Sporting tem dinheiro para um bom treinador”, é completamente incompreensível o porquê de a escolha ter recaído no holandês de 49 anos.

Analisemos então o historial de Marcel Keiser enquanto técnico principal. O holandês pautou quase toda a carreira pelo campeonato holandês e por resultados negativos. O técnico lançou a sua carreira na segunda divisão holandesa, comandado a equipa do Telstar. No período de duas épocas, o treinador, conhecido por apostar nas camadas jovens dos clubes , comandou a equipa durante 68 jogos e somou apenas 20 vitórias. Acabou por rumar FC Emmen, também da segunda divisão, onde em 25 jogos acabou por conquistar 12 vitórias.

Será Keizer capaz de meter os adeptos leoninos a sorrir?
Fonte: Al Jazira Club

Apesar de não ter nunca conquistado resultados por aí além, o SC Cambuur nomeou mesmo Keiser para salvar a equipa da despromoção. O objetivo foi redondamente falhado (oito derrotas e apenas uma vitória em onze jogos), mas ainda assim surgiu a oportunidade de treinar a equipa B do Ajax. Foi então na equipa secundária dos homens de Amsterdão que o holandês foi finalmente feliz. Utilizando quase na exclusividade jogadores jovens, o técnico conseguiu mesmo aplicar um futebol atrativo e ofensivo, algo que lhe é muito característico.  A equipa B do Ajax terminou mesmo a época em segundo lugar e Keiser rumou mesmo à equipa principal dos holandeses, substituindo Peter Bosz.

Porém, a equipa principal do Ajax acabou mesmo por se tornar no maior falhanço de Marcel Keiser. A passagem pelo principal clube holandês foi escassa, durou apenas 5 meses (de julho a dezembro), e a eliminação nos oitavos de final da Taça Holandesa foi a gota de água no mau trabalho do técnico.

Despedido em dezembro de 2017, o treinador só em junho de 2018 voltou ao ativo e só nos Emirados Árabes Unidos. Keiser rumou ao Al Jazira e, em nove jogos, somou 5 vitórias e 4 empates.

Já muitos entendidos e conhecedores do trabalho de Keiser já analisaram a decisão de Varandas e as opiniões são quase unânimes: um treinador de aposta nos jovens, de futebol ofensivo, mas que demora muito tempo a aplicar as suas ideias. Porém, (quase) todos dizem que é uma aposta de muito risco e num momento tão frágil e delicado como aquele que o Sporting vive será que a escolha Keiser é uma opção válida e correta?

Só por curiosidade, lembra-se da última vez que o Sporting contratou um treinador ao Al Jazira? Nós relembramos: foi em 2012 e o técnico em questão foi o belga Frank Vercauteren. Todos nos lembramos de como correu e, enfim, está tudo dito.

Foto de Capa: Al Jazira Club

Guilherme Anastácio
Guilherme Anastáciohttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e tem o sonho de ser um jornalista de eleição. O Sporting Clube de de Portugal é uma das maiores paixões que Guilherme tem, porém, é ao mote do lema da moda “Support your local team”que acompanha a equipa do Estoril-Praia. Sendo natural de Cascais, desde pequeno que apoia a equipa da linha e que é presença assídua no António Coimbra da Mota.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulinho Bóia e a derrota dramática com o Benfica: «É difícil digerir»

Paulinho Bóia, jogador do CD Nacional, recordou a derrota com o Benfica. Águias venceram com reviravolta nos últimos minutos.

Francisco Neto antevê Portugal x Brasil: «Será um jogo de muito desgaste»

Francisco Neto falou com os jornalistas durante esta segunda-feira, de maneira a antever o Portugal x Brasil, jogo particular.

Gonçalo Inácio prioritário para o Barcelona: eis a situação (preocupante) dos catalães no centro da defesa

Gonçalo Inácio é um dos grandes alvos do Barcelona para as próximas janelas de transferências. O jogador representa o Sporting.

Atenção, Sporting: Athletic pondera saída de ponta de lança

O Athletic vai enfrentar o Sporting para a Champions League. Urko Izeta pode não faz parte dessa ficha de jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Já é conhecida a lesão de Kika Nazareth, que vai falhar duelo com o Benfica

Kika Nazareth sofreu uma lesão nos ligamentos do tornozelo. Jogadora vai estar fora dos relvados cerca de três semanas.

Lionel Messi quer avançado da Bundesliga no Inter Miami

Timo Werner, avançado do RB Leipzig, está sem protagonismo na equipa e considera mudança para a MLS, a pedido do craque argentino.

Tempestade de críticas no Barcelona: Ronald Araújo pede tempo para se focar na saúde mental

Ronald Araújo pediu um tempo ao Barcelona para se focar na saúde mental. Defesa-central tem sido alvo de muitas críticas.