Mercado | O que esperar do Sporting Clube de Portugal?

O mês de janeiro é, para o futebol europeu em particular, um período decisivo nas contas dos campeonatos nacionais. Além disso, reabre o sempre entusiasmante mercado de transferências, que volta a agitar dia a dia dos clubes. No próximo mês, Frederico Varandas terá uma nova oportunidade para ganhar alguns pontos com os adeptos, não podendo falhar, já que a contestação continua, apesar do bom momento da equipa.

No caso do Sporting CP, e apesar dos resultados muito acima do que era esperado, o banco de suplentes precisa de ser reforçado e na equipa titular surgem algumas posições identificadas para receber possíveis reforços neste mercado de janeiro. A posição mais necessitada seria, sem dúvida, o centro do ataque. Sem uma referência goleadora desde a saída do holandês Bas Dost, os leões já apostaram em Luiz Phellype e Andraz Sporar, mas nenhum deles realmente convenceu.

Chegou-se a falar do regresso de Slimani, outra grande figura dos leões neste século, mas a vinda do argelino não se concretizou. Paulinho, avançado do Sporting Clube de Braga, é outra opção forte para a equipa de Rúben Amorim. O jovem treinador conhece-o bem, assim como o avançado de 28 anos conhece a Liga NOS, pelo que poderia ser uma boa aquisição para o imediato.

No setor mais recuado, paira neste momento a dúvida sobre Luís Neto. Tido como ‘’patinho feio’’ por grande parte dos sportinguistas, a realidade é que tem melhorado de jogo para jogo, apesar das suas claras limitações em certas facetas do jogo, como na construção a partir de trás. No entanto, a sua capacidade de liderança é algo importante a ter em conta, evidenciada em momentos mais complicados para o Sporting CP, uma equipa bastante jovem e que precisa de referências no balneário.

Por outro lado, Eduardo Quaresma, um dos jogadores mais promissores do plantel, teima em afirmar-se definitivamente na equipa principal dos leões, pelo que fica a dúvida de quem deveria atuar no lado direito da defesa. No verão, Lyanco foi apontado como um dos possíveis reforços, mas o defesa-central brasileiro do Torino acabou por ficar em Itália, onde tem sido titular.

Desde o início do seu percurso como leão, Luís Neto ainda não conseguiu reunir consenso quanto às suas performances
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Quanto a Paulinho, ficou, renovou e continuou a jogar pela equipa de Carlos Carvalhal. Ainda assim, é importante lembrar que o mesmo terá feito força para sair para o Sporting CP no último mercado, até porque quando um jogador de um clube como o SC Braga recebe uma proposta de um clube com a grandeza do Sporting CP, e independentemente da situação de ambos os clubes, o clube de Alvalade será sempre mais apetecível, quer a nível financeiro, quer a nível de visibilidade – e no caso de Paulinho, teria em conta uma possível convocatória para o Campeonato da Europa do próximo ano,  – que seria mais fácil de conseguir a jogar pelos leões.

Noutra perspetiva, será interessante verificar se Antunes ficará ou não em Alvalade – Matheus Reis já estará, em princípio, a caminho – e Nuno Mendes dificilmente perderá a titularidade para o brasileiro. O colombiano Cristián Borja não tem convencido e poderá também ser transferido, já que esteve a um passo de rumar ao Palmeiras de Abel Ferreira há relativamente pouco tempo.

No outro lado da defesa, Stefan Ristovski está afastado desde o início da nova época e dificilmente voltará a jogar de leão ao peito. O lateral macedónio, apesar de estar em bom plano pela sua seleção, não faz parte dos planos de Rúben Amorim, pelo que será obrigatório para o Sporting CP fazer um bom encaixe financeiro por um jogador internacional e com algum mercado.

Será também interessante ver o que futuro reserva para Gonzalo Plata. O jovem equatoriano, apesar do enorme potencial, ainda não se afirmou no Sporting CP, principalmente no esquema de Rúben Amorim. Ao serviço da seleção do Equador, tem brindado os equatorianos com grandes exibições, pelo que o seu caso no Sporting CP é algo estranho. Um empréstimo de dois anos a um clube estável do nosso campeonato, tal como aconteceu com João Palhinha, poderia ser uma opção a considerar num eventual negócio com o Braga por Paulinho.

Por fim, Renan Ribeiro, Bruno Gaspar, Tiago Ilori, Rafael Camacho, Ivanildo Fernandes e Lumor, todos eles afastados, serão outros jogadores a serem colocados. Será importantíssimo para o Sporting CP fazer um bom encaixe com estes ativos, dada a atual situação financeira do clube, que não é das melhores, de acordo com o último Relatório & Contas. Veremos o que janeiro nos reserva e esperemos que seja melhor do que o do ano passado.

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Francisco Guerra
Francisco Guerrahttp://www.bolanarede.pt
É apaixonado por futebol, principalmente pelo Sporting CP, o seu único clube. Está a licenciar-se em Comunicação e Jornalismo, adora escrever sobre futebol no geral, além de outras modalidades como o wrestling, que acompanha desde pequeno. Também gosta de apreciar o futebol fora do espectro da paixão clubística, tendo como principais referências Cristiano Ronaldo e Diego Maradona.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

PSG x Inter Milão: eis os onzes iniciais para a final da Champions League

O PSG e o Inter Milão enfrentam-se durante a noite deste sábado, num encontro relativo à final da Champions League.

João Pereira guia Alanyaspor a nova vitória na Turquia e termina época a sorrir

O Alanyaspor de João Pereira terminou a temporada com mais uma vitória. Triunfo na última jornada da Liga Turca.

Fernando Muslera muito perto de ter novo clube depois da despedida emocional ao Galatasaray

O Galatasaray já se despediu de Fernando Muslera. O guarda-redes está próximo de voltar ao Uruguai para representar o Peñarol.

Imprensa catalã aponta médio de 16 anos do Barcelona ao FC Porto por 5 milhões de euros

O FC Porto está interessado em contratar Guille Fernández. Médio de 16 anos representa a equipa B do Barcelona.

PUB

Mais Artigos Populares

Antevisão GP Espanha: Vantagem para Piastri em território McLaren

A ANTEVISÃO: AUSTRALIANO LEVOU A MELHOR SOBRE LANDO NORRIS,...

E-Prix da China #1: Uma dobradinha de surpresa

A DS Penske regressou ao degrau mais alto na...

Benfica volta a vencer o Torreense e conquista a Taça Revelação

O Benfica é o grande vencedor da Taça Revelação 2024/25. Águias venceram o Torreense numa final a duas mãos.