Mercado | O que esperar do Sporting Clube de Portugal?

- Advertisement -

O mês de janeiro é, para o futebol europeu em particular, um período decisivo nas contas dos campeonatos nacionais. Além disso, reabre o sempre entusiasmante mercado de transferências, que volta a agitar dia a dia dos clubes. No próximo mês, Frederico Varandas terá uma nova oportunidade para ganhar alguns pontos com os adeptos, não podendo falhar, já que a contestação continua, apesar do bom momento da equipa.

No caso do Sporting CP, e apesar dos resultados muito acima do que era esperado, o banco de suplentes precisa de ser reforçado e na equipa titular surgem algumas posições identificadas para receber possíveis reforços neste mercado de janeiro. A posição mais necessitada seria, sem dúvida, o centro do ataque. Sem uma referência goleadora desde a saída do holandês Bas Dost, os leões já apostaram em Luiz Phellype e Andraz Sporar, mas nenhum deles realmente convenceu.

Chegou-se a falar do regresso de Slimani, outra grande figura dos leões neste século, mas a vinda do argelino não se concretizou. Paulinho, avançado do Sporting Clube de Braga, é outra opção forte para a equipa de Rúben Amorim. O jovem treinador conhece-o bem, assim como o avançado de 28 anos conhece a Liga NOS, pelo que poderia ser uma boa aquisição para o imediato.

No setor mais recuado, paira neste momento a dúvida sobre Luís Neto. Tido como ‘’patinho feio’’ por grande parte dos sportinguistas, a realidade é que tem melhorado de jogo para jogo, apesar das suas claras limitações em certas facetas do jogo, como na construção a partir de trás. No entanto, a sua capacidade de liderança é algo importante a ter em conta, evidenciada em momentos mais complicados para o Sporting CP, uma equipa bastante jovem e que precisa de referências no balneário.

Por outro lado, Eduardo Quaresma, um dos jogadores mais promissores do plantel, teima em afirmar-se definitivamente na equipa principal dos leões, pelo que fica a dúvida de quem deveria atuar no lado direito da defesa. No verão, Lyanco foi apontado como um dos possíveis reforços, mas o defesa-central brasileiro do Torino acabou por ficar em Itália, onde tem sido titular.

Desde o início do seu percurso como leão, Luís Neto ainda não conseguiu reunir consenso quanto às suas performances
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Quanto a Paulinho, ficou, renovou e continuou a jogar pela equipa de Carlos Carvalhal. Ainda assim, é importante lembrar que o mesmo terá feito força para sair para o Sporting CP no último mercado, até porque quando um jogador de um clube como o SC Braga recebe uma proposta de um clube com a grandeza do Sporting CP, e independentemente da situação de ambos os clubes, o clube de Alvalade será sempre mais apetecível, quer a nível financeiro, quer a nível de visibilidade – e no caso de Paulinho, teria em conta uma possível convocatória para o Campeonato da Europa do próximo ano,  – que seria mais fácil de conseguir a jogar pelos leões.

Noutra perspetiva, será interessante verificar se Antunes ficará ou não em Alvalade – Matheus Reis já estará, em princípio, a caminho – e Nuno Mendes dificilmente perderá a titularidade para o brasileiro. O colombiano Cristián Borja não tem convencido e poderá também ser transferido, já que esteve a um passo de rumar ao Palmeiras de Abel Ferreira há relativamente pouco tempo.

No outro lado da defesa, Stefan Ristovski está afastado desde o início da nova época e dificilmente voltará a jogar de leão ao peito. O lateral macedónio, apesar de estar em bom plano pela sua seleção, não faz parte dos planos de Rúben Amorim, pelo que será obrigatório para o Sporting CP fazer um bom encaixe financeiro por um jogador internacional e com algum mercado.

Será também interessante ver o que futuro reserva para Gonzalo Plata. O jovem equatoriano, apesar do enorme potencial, ainda não se afirmou no Sporting CP, principalmente no esquema de Rúben Amorim. Ao serviço da seleção do Equador, tem brindado os equatorianos com grandes exibições, pelo que o seu caso no Sporting CP é algo estranho. Um empréstimo de dois anos a um clube estável do nosso campeonato, tal como aconteceu com João Palhinha, poderia ser uma opção a considerar num eventual negócio com o Braga por Paulinho.

Por fim, Renan Ribeiro, Bruno Gaspar, Tiago Ilori, Rafael Camacho, Ivanildo Fernandes e Lumor, todos eles afastados, serão outros jogadores a serem colocados. Será importantíssimo para o Sporting CP fazer um bom encaixe com estes ativos, dada a atual situação financeira do clube, que não é das melhores, de acordo com o último Relatório & Contas. Veremos o que janeiro nos reserva e esperemos que seja melhor do que o do ano passado.

Francisco Guerra
Francisco Guerrahttp://www.bolanarede.pt
É apaixonado por futebol, principalmente pelo Sporting CP, o seu único clube. Está a licenciar-se em Comunicação e Jornalismo, adora escrever sobre futebol no geral, além de outras modalidades como o wrestling, que acompanha desde pequeno. Também gosta de apreciar o futebol fora do espectro da paixão clubística, tendo como principais referências Cristiano Ronaldo e Diego Maradona.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

UD Leiria comunica adiamento do jogo da Segunda Liga frente ao Paços de Ferreira devido à depressão Kristin

A UD Leiria comunicou o adiamento do jogo frente ao Paços de Ferreira. O clube já tem acordo com o emblema pacense e a Liga Portugal.

Al Ula de José Peseiro vence segundo jogo consecutivo na Arábia Saudita

O Al Ula derrotou o Al Bukayriyah, por 3-1, na jornada 19 da Segunda Liga da Arábia Saudita. A equipa de José Peseiro está no quarto lugar.

Braga: Baixa no último treino antes da viagem para os Países Baixos traz uma novidade na convocatória

No treino desta quarta-feira, Carlos Vicens não pode contar com mais um elemento do plantel do Braga, em preparação para o embate com o Go Ahead Eagles.

Imprensa inglesa aponta Vítor Pereira para cargo no Leicester City após despedimento de Martí Cifuentes

No passado domingo, o Leicester City despediu Martín Cifuentes ao fim de um ano no clube. Vítor Pereira surge como um nome apontado ao cargo.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola não esconde admiração por Bernardo Silva: «Impressionou-me logo no Mónaco mas nunca esperei isto»

Pep Guardiola abordou o jogo do Manchester City frente ao Galatasaray e o treinador espanhol não poupou elogios a Bernardo Silva.

Al Hilal anuncia saída de Kaio César por empréstimo para o Corinthians

Kaio César vai ser jogador do Corinthians. O extremo ex-Vitória SC, chega à equipa brasileira proveniente do Al Hilal por empréstimo até ao final da temporada.

Quique Flores elogia José Mourinho e destaca: «Boa parte dos adeptos do Real Madrid está com Mourinho e admira-o»

Em entrevista, Quique Flores recordou a sua carreira, abordou o jogo de quarta-feira, entre Benfica e Real Madrid, e falou sobre a fase atual de ambos os clubes.