Mil razões para acreditar

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Ser Sportinguista é uma das condições mais bonitas que conheço. Claro: digo isto já inebriado por anos de devoção clubística, mas também pelas qualidades, quase inaptas, que ser Sportinguista nos pode trazer. Quando no argumentário adversário está o trunfo de não sermos Campeões há tantos anos, a proveniência desta oratória nem sequer repara que nós somos imunes a isto. É uma questão de carácter, difícil de explicar. Pode até tratar-se de um caso científico da organização das massas desportivas. Trata-se mesmo.

Vamos sempre para a nova época renovados no espírito. “Este ano é que é” – para eles é uma frase cómica, para nós é a tradução desta fé incessante, despojada da chantagem dos títulos. Mas há mil razões para acreditar. A equipa joga futebol a sério e já há muito tempo que não nos dávamos ao luxo de dizer que fizemos aquisições em vez de contratações. Depois há a questão do ponto de vista. Ganhar a acabar o jogo pode espelhar a incapacidade de produzir ao longo do tempo da partida, mas também pode espelhar o estado de uma equipa que já sabe lutar até ao apito final. Jorge Jesus tem razão. Esta equipa tem maturidade mental, e nem sempre este predicado está nas mãos do treinador. A verdade é que hoje temos mais dois ou três grandes cérebros em campo que se juntaram ao aparelho cerebral existente. Não soa bem, mas dá para entender, até porque assistir à constituição inicial da equipa dá gosto e confiança. Síndrome de equipa crescida.

É neste grupo que os Sportinguistas acreditam fortemente Fonte: Sporting CP
É neste grupo que os Sportinguistas acreditam fortemente
Fonte: Sporting CP

Mas como eu estava a dizer, há mil razões para acreditar. Este arranque de campeonato é singular e nós sabemos como isto funciona. Os ciclos de vitória às vezes pegam-se e uma vitória puxa a outra. Há de certeza uma definição primária na psicologia para explicar isto, e é assim que a galvanização sobrevive. Certo é que chegará o jogo em que não virão três pontos, mas vamos adiando. Adiando sempre. E uma equipa destas sabe adiar.

Mas falemos também do futebol a sério, que no final das contas sempre é o mais importante. E é aqui que os Sportinguistas mais podem sorrir. É que estamos perante um dos plantéis mais completos da década, e esta elevação justifica-se não somente com a qualidade dos jogadores, mas também com o comportamento nos vários momentos do jogo. Há arestas por mim, mas quem não as tem? Contudo a questão predominante é mesmo esta: são arestas, pormenores; a base já está montada com um núcleo de jogadores que parecem jogar juntos há vários anos com a mesma ideia de jogo. Depois digam que o homem não percebe nada disto.

Para terminar, repito: há mil razões para acreditar. E uma delas somos nós, Sportinguistas. Eles não sabem, mas cada ano que passa estamos cada vez mais perto. Eles não sabem mas esta devoção é isenta de cobranças. Eles não sabem, Sportinguistas, mas existem Mil razões para acreditar. Todos juntos. Como sempre.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Enrique Riquelme confirma que já tem treinador e diretor-desportivo para o seu projeto no Real Madrid: «Fechámos o treinador antes de anunciar a candidatura»

Enrique Riquelme continua a dar entrevistas em Espanha. O candidato opositor de Florentino Pérez garantiu que já tem fechado treinador para o Real Madrid.

Marco Silva vem a Lisboa nesta quarta-feira e quer definir o futuro em breve

Marco Silva vai estar em Lisboa nesta quarta-feira. O técnico português vai definir em breve o seu futuro, numa altura em que tem proposta de renovação do Fulham e interesse do Benfica.

Anatoliy Trubin pode deixar o Benfica e reencontrar antigo treinador na Premier League

O futuro de Anatoliy Trubin está em avaliação. O guarda-redes ucraniano do Benfica pode deixar as águias e rumar ao Tottenham, da Premier League.

Morten Hjulmand incluído no Onze do Ano da Liga Portugal

O capitão do Sporting Morten Hjulmand junta-se a Rodrigo Zalazar no meio-campo do Onze do Ano da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Roland Garros: Jaime Faria conquista vitória épica e segue para a próxima fase

Jaime Faria venceu Denis Shapovalov e avançou para a segunda ronda de Roland Garros, onde vai enfrentar Jan-Lennard Struff.

Rogério Matias deixa o Vitória SC depois de quatro anos

Rogério Matias despediu-se do Vitória SC de «coração cheio» e destacou o orgulho por ter feito parte de um período histórico do clube.

Final da Conference League: A verdadeira Liga Europeia de clubes | Crystal Palace x Rayo Vallecano

Dia de final entre Rayo Vallecano e Crystal Palace na Conference League. Quando Liam Rosenior trocou o Estrasburgo pelo Chelsea, no princípio do ano civil, acabava de deixar os franceses no topo da fase de liga.