Mil razões para acreditar

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Ser Sportinguista é uma das condições mais bonitas que conheço. Claro: digo isto já inebriado por anos de devoção clubística, mas também pelas qualidades, quase inaptas, que ser Sportinguista nos pode trazer. Quando no argumentário adversário está o trunfo de não sermos Campeões há tantos anos, a proveniência desta oratória nem sequer repara que nós somos imunes a isto. É uma questão de carácter, difícil de explicar. Pode até tratar-se de um caso científico da organização das massas desportivas. Trata-se mesmo.

Vamos sempre para a nova época renovados no espírito. “Este ano é que é” – para eles é uma frase cómica, para nós é a tradução desta fé incessante, despojada da chantagem dos títulos. Mas há mil razões para acreditar. A equipa joga futebol a sério e já há muito tempo que não nos dávamos ao luxo de dizer que fizemos aquisições em vez de contratações. Depois há a questão do ponto de vista. Ganhar a acabar o jogo pode espelhar a incapacidade de produzir ao longo do tempo da partida, mas também pode espelhar o estado de uma equipa que já sabe lutar até ao apito final. Jorge Jesus tem razão. Esta equipa tem maturidade mental, e nem sempre este predicado está nas mãos do treinador. A verdade é que hoje temos mais dois ou três grandes cérebros em campo que se juntaram ao aparelho cerebral existente. Não soa bem, mas dá para entender, até porque assistir à constituição inicial da equipa dá gosto e confiança. Síndrome de equipa crescida.

É neste grupo que os Sportinguistas acreditam fortemente Fonte: Sporting CP
É neste grupo que os Sportinguistas acreditam fortemente
Fonte: Sporting CP

Mas como eu estava a dizer, há mil razões para acreditar. Este arranque de campeonato é singular e nós sabemos como isto funciona. Os ciclos de vitória às vezes pegam-se e uma vitória puxa a outra. Há de certeza uma definição primária na psicologia para explicar isto, e é assim que a galvanização sobrevive. Certo é que chegará o jogo em que não virão três pontos, mas vamos adiando. Adiando sempre. E uma equipa destas sabe adiar.

Mas falemos também do futebol a sério, que no final das contas sempre é o mais importante. E é aqui que os Sportinguistas mais podem sorrir. É que estamos perante um dos plantéis mais completos da década, e esta elevação justifica-se não somente com a qualidade dos jogadores, mas também com o comportamento nos vários momentos do jogo. Há arestas por mim, mas quem não as tem? Contudo a questão predominante é mesmo esta: são arestas, pormenores; a base já está montada com um núcleo de jogadores que parecem jogar juntos há vários anos com a mesma ideia de jogo. Depois digam que o homem não percebe nada disto.

Para terminar, repito: há mil razões para acreditar. E uma delas somos nós, Sportinguistas. Eles não sabem, mas cada ano que passa estamos cada vez mais perto. Eles não sabem mas esta devoção é isenta de cobranças. Eles não sabem, Sportinguistas, mas existem Mil razões para acreditar. Todos juntos. Como sempre.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

Ricardo Gonçalves
Ricardo Gonçalves
Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico

Subscreve!

Artigos Populares

Renato Nhaga apontado a dois gigantes do futebol da Turquia

O Galatasaray e o Trabzonspor estão de olho na contratação de Renato Nhaga. O médio guineense de 18 anos está ao serviço do Casa Pia.

AC Milan pode fechar reforço sonante no fecho do mercado para o ataque

O AC Milan está a tentar contratar Jean-Philippe Mateta. O avançado internacional francês está a pressionar para deixar o Crystal Palace.

Vitória SC regressa às vitórias na Primeira Liga com triunfo frente ao Moreirense

Na abertura da 20.ª jornada da Primeira Liga, um golo de pénalti decidiu o triunfo do Vitória SC frente ao Moreirense por 1-0.

Roberto De Zerbi afasta rumores e garante que fica no Olympique Marselha: «Acho que tenho força para ficar aqui mais cinco ou seis anos»

Roberto De Zerbi garantiu que vai continuar ao serviço do Olympique Marselha. O técnico italiano afastou os rumores que o apontavam à saída da equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Prossegue a polémica: Karim Benzema pede novamente para ficar fora do jogo do Al Ittihad de Sérgio Conceição

Karim Benzema vai ficar fora do próximo jogo do Al Ittihad. O avançado internacional francês pediu para não jogar pela segunda vez consecutiva.

Ainda o FC Porto x Rangers: Comunicado oficial sobre incidentes no Dragão

O Rangers emitiu comunicado oficial relativo ao duelo com o FC Porto na Europa League. Dragões venceram o jogo por 3-1.

Yassir Zabiri acerta termos de contrato com o Rennes mas Famalicão pede 17 milhões de euros

O Famalicão estabeleceu o valor de Yassir Zabiri nos 17 milhões de euros, numa altura em que o avançado já acertou termos de contrato com o Rennes.