📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Momento verde e branco: o dia em que a Gazprom ganhou ao Sporting

- Advertisement -

No dia 21 de outubro de 2014 o Sporting foi a Gelsenkirchen com a difícil tarefa de bater o Schalke 04. Os leões, então comandados por Marco Silva, sabiam que os alemães eram os principais adversários dado que, tal como o Sporting, lutavam pela segunda vaga de acesso à fase final da prova. Recorde-se de que nesse grupo estavam também os ingleses do Chelsea e os eslovenos do Maribor.

O onze dos homens de Alvalade era composto por Rui Patrício, Cédric Soares, Maurício, Paulo Oliveira, Jonathan Silva, William Carvalho, Adrien Silva, João Mário, Nani, Carrillo e Slimani. Foram estes onze (mais três que entraram no decorrer da partida: Sarr, Diego Capel e Montero) que foram derrotados não pelo Schalke mas, como se costuma dizer, pela Gazprom, patrocinador dos alemães e da própria competição.

Os leões até começaram bem o jogo e chegaram à vantagem logo aos 16 minutos. Após um canto batido ‘à Camacho’ por João Mário, Nani apareceu já dentro da área e, aproveitando o péssimo estado do relvado, atirou a contar, deixando assim o Sporting em vantagem.

Porém, a partir daí quase nada correu bem ao Sporting. Slimani foi substituído por lesão aos 25 minutos de jogo e aos 34 os alemães chegaram ao empate: num livre batido para o interior da área leonina, Chinedu Obasi cabeceou e, aproveitando um clamoroso erro de Rui Patrício, restabeleceu a igualdade no marcador. Contudo, os ‘azares’ não ficaram por aí: aos 38 minutos, num lance muito discutível, Maurício foi amoestado com o segundo cartão amarelo e acabou mesmo por ser expulso.

Já depois do intervalo, era notório o desalento dos homens de Alvalade. Os alemães aproveitaram isso mesmo e chegaram à vantagem no marcador por intermédio de Klaas Jan Huntelaar ao minuto 51: em posição irregular, o avançado holandês isolou-se e deu pela primeira vez na partida a frente do marcador aos homens de Gelsenkirchen. Nove minutos depois, foi graças a Benedikt Höwedes que os alemães aumentaram a vantagem:  aproveitando um livre batido por Boateng, o defesa central beneficiou de uma falha defensiva dos leões e aumentou e fez o terceiro da sua equipa.

Todavia, o Sporting não desistiu e conseguiu voltar a rugir. Carrilo numa enorme arrancada pelo flanco esquerdo chegou até à área e só foi parado em falta. O árbitro apontou para a marca dos 11 metros e Adrien Silva, sem vacilar, reduziu a desvantagem no marcador à passagem do minuto 64. Quatorze minutos depois, aos 78’, o leão voltou a rugir e de novo por intermédio de Adrien Silva. Numa jogada de contra-ataque, Cédric Soares cruzou de forma quase perfeito para o médio português, que, sem tremer, cabeceou e repôs a igualdade no marcador.

Os sportinguistas estavam já orgulhosos dos seus jogadores. Perante uma missão quase hercúlea, os homens de Marco Silva souberam estar à altura. Porém, num jogo que tinha já muita história para contar, o momento mais marcante ficou reservado para o último minuto do jogo.

Numa tentativa de chegar ao golo, os alemães colocaram a bola na área, mais propriamente para Huntelaar. O avançado holandês cabeceou a bola embateu, nada mais nada menos, do que na cabeça de Jonathan Silva. Os homens de Schalke deram inclusive o lance por perdido, mas a equipa de arbitragem, surpreendendo tudo e todos (inclusive os alemães), marcou grande penalidade. Muitos foram os protestos por parte do Sporting. Todos com o devido fundamento ma nenhum deles foi atendido. O jogo acabou mesmo por se resumir a uma inglória derrota frente a uma equipa de arbitragem que derrotou por completa o emblema de Alvalade.

Foto de Capa: UEFA

artigo revisto por: Ana Ferreira

Guilherme Anastácio
Guilherme Anastáciohttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e tem o sonho de ser um jornalista de eleição. O Sporting Clube de de Portugal é uma das maiores paixões que Guilherme tem, porém, é ao mote do lema da moda “Support your local team”que acompanha a equipa do Estoril-Praia. Sendo natural de Cascais, desde pequeno que apoia a equipa da linha e que é presença assídua no António Coimbra da Mota.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.