Não basta ter os melhores do mundo…

    sporting cp cabeçalho 2

    É certo e sabido que Portugal tem dos melhores atletas do mundo em diferentes modalidades… Mas também é certo e sabido que isso não nos leva a atingir o mais alto lugar no pódio por si só…

    Temos no Futebol, temos no Futsal, temos no Futebol de Praia, temos no Hóquei em Patins, e tantas, tantas outras modalidades… mas “um não é suficiente contra uma grande equipa adversária”. E, ano após ano, esse tem sido o grande problema de Portugal nas grandes competições (sejam elas europeias ou mundiais)… Esperar que os Ronaldos, os Ricardinhos e os Madjers desta vida façam o trabalho que muitos deveriam fazer… e vamos andando, meio coxos, na luta pelos apuramentos e pelas vitórias nas competições, numa ânsia de que os melhores resolvam…

    Não, não basta! Não, não chega! É preciso mais, é preciso mais suor, mais esforço e mais criação de um todo. Há uns anos, um conhecido dirigente da praça pública falava de que era necessário um clube “fazer a espinha dorsal da selecção”, e é nesse caminho que o Sporting Clube de Portugal tem trabalhado bastante e que muito me tem orgulhado. Não só nas diferentes camadas do Futebol de 11, como noutras modalidades, como o Futebol de Praia e, mais recentemente, o exemplo da Selecção Nacional de Futsal.

    Ricardinho
    Ricardinho voltou a espalhar magia no Pavilhão de Odivelas, desta vez com resultados práticos e Portugal apurou-se para o Mundial
    Fonte: UEFA

    E tem sido isso, modalidade atrás de modalidade, e em diferentes faixas etárias… É importante que os clubes promovam o entrosamento das equipas para que depois os diferentes seleccionadores promovam o aproveitamento do talento, e é preciso rapidamente fazer uma análise dos pontos fortes e fracos das diferentes selecções e não termos 10 “extremos fantásticos” mas “nenhum ponta de lança”…

    É importante que todas as equipas portuguesas façam uma grande figura em todas as grandes competições, não só pela promoção de Portugal no mundo, mas também para maior facilidade de as equipas portuguesas marcarem presença no futuro. Não basta ter os melhores do mundo… é preciso sermos os melhores do mundo!

    Posto isto, foi com alguma “tristeza” que vi o SL Benfica ser eliminado pelo FC Bayern Munique. Ainda assim, creio que os encarnados se portaram bem e deram uma boa imagem do futebol português.

    E sim, sou Sportinguista! E não deixo de sê-lo por desejar boa sorte – que neste caso de pouco valeu – aos rivais.

    Foto de Capa: supersporting.net

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Pedro Miguel Martins
    Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
    O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.