Nélson, o “rapaz” que quer continuar a voar

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Agora que já passaram uns dias do “choque”, creio que é mais fácil raciocinar sobre este assunto. Sei que não é fácil aceitar que um símbolo e imagem de um clube troque o nosso por um rival directo. Acreditem que já senti isso na pele com nomes que hoje nem quero pronunciar.

Nélson Évora sempre foi um gentleman no desporto e tem o coração demasiado perto da boca, o que muitas vezes lhe causa problemas. Foi assim quando terminou a participação nos Jogos Olímpicos, no Brasil, e foi um pouco assim com as declarações que teve aquando da “saída” da equipa vermelha e branca. Mas quem pode criticar um Homem que quer continuar a voar, que procura a sua felicidade quando a vida dele dá uma volta que acredito que nem ele estava à espera?

Não nos iludamos, o Nélson veio para Alvalade para procurar o que é melhor para si. Independentemente de ter ou não sido procurado para renovar, a vida dele deu uma volta quando o companheiro de uma vida desportiva, João Ganço, o informou que não iria mais ser o seu treinador…

A vida do campeão olímpico deu uma volta que nem ele esperava. Agora, é treinado por um ídolo, o ainda recordista cubano: Ivan Pedroso Fonte: Facebook oficial de Nélson Évora
A vida do campeão olímpico deu uma volta que nem ele esperava. Agora, é treinado por um ídolo, o ainda recordista cubano: Ivan Pedroso
Fonte: Nélson Évora

Infelizmente, no atletismo em Portugal não há muita clubite, há uma necessidade de sobreviver e de aproveitar os parcos recursos que são cedidos para se atingir o sucesso (para alguns) e sobrevivência (para a grande maioria dos atletas). Quem o pode criticar por ele procurar a felicidade, depois de o treinador ter rescindido contrato com ele (não vou comentar as razões, porque pouco sei e pelo que vi, ambos se precipitaram) ?

O Nélson várias vezes esteve dado como “morto” para a modalidade e, qual fénix, regressou sempre das cinzas. Ninguém acreditava já naquele menino que com um sorriso fácil ganhou um ouro olímpico e “pouco” tempo depois rebentou uma perna. Onde estavam as vozes críticas quando o Nélson ganhava títulos e prémios, e nem água quente tinha no balneário do Estádio Nacional? Onde estavam as vozes críticas quando o Nélson, um Campeão Olímpico, pouco ganhava quando comparado com atletas medianos (e alguns pouco esforçados) de futebol? Sim, o Nélson foi procurar a sua felicidade. Não nos iludamos, ele não é agora o maior sportinguista do mundo, mas acredito que é um dos maiores atletas e sonhadores do mundo. E sim, já o era no tempo do clube da Luz (e até do Dragão, quando lá passou).

Hoje o Nélson é treinado pelo seu ídolo, Ivan Pedroso, o ex-campeão de salto em comprimento, e quer mais: quer voltar ao pódio nos próximos Jogos Olímpicos. Quem o pode criticar?

Foto de capa: Nélson Évora

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

 

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

James Rodríguez anuncia a saída da seleção da Colômbia

Aos 35 anos, James Rodríguez anunciou a retirada da seleção colombiana. O ex-FC Porto contabilizou 32 golos em 132 internacionalizações.

Embate entre históricos europeus | AC Milan x Benfica

Benfica e AC Milan já não têm o poderio de outrora, mas antecipa-se ainda assim um jogo interessante, com dois técnicos portugueses nos bancos.

José Mourinho e a vitória suada do Real Madrid: «Os meus jogadores não matam os jogos quando têm oportunidades»

O Real Madrid venceu o Elche em tempo de compensação, num duelo da 6.ª jornada da La Liga. José Mourinho reagiu ao resultado.

Portugal conquista a primeira vitória no EuroVolley 2026 frente à Macedónia do Norte

Portugal venceu a Macedónia do Norte por 3-0, na quinta jornada do EuroVolley 2026, com parciais de 25-13, 25-20 e 25-20.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Espí volta a salvar o Real Madrid na visita ao Elche de Martín Anselmi: Eis os resultados do dia na La Liga

O Real Madrid deixou escapar uma vantagem de dois golos, mas Carlos Espí apontou o golo decisivo que garantiu uma vitória sobre o Elche por 3-2.

Ondrej Berka vai apitar o jogo de estreia do Torreense com o Lillestrom na Europa League

O jogo entre Torreense e Lillestrom já tem árbitro definido. Ondrej Berka vai apitar o primeiro encontro europeu na história da comitiva de Torres Vedras.

Flávio Gonçalves eleito o jovem do mês da Primeira Liga

À frente de Gianluca Prestianni e de Taichi Fukui, Flávio Gonçalves foi o jovem do mês da Primeira Liga com 33,33% dos votos.