Nélson, o “rapaz” que quer continuar a voar

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Agora que já passaram uns dias do “choque”, creio que é mais fácil raciocinar sobre este assunto. Sei que não é fácil aceitar que um símbolo e imagem de um clube troque o nosso por um rival directo. Acreditem que já senti isso na pele com nomes que hoje nem quero pronunciar.

Nélson Évora sempre foi um gentleman no desporto e tem o coração demasiado perto da boca, o que muitas vezes lhe causa problemas. Foi assim quando terminou a participação nos Jogos Olímpicos, no Brasil, e foi um pouco assim com as declarações que teve aquando da “saída” da equipa vermelha e branca. Mas quem pode criticar um Homem que quer continuar a voar, que procura a sua felicidade quando a vida dele dá uma volta que acredito que nem ele estava à espera?

Não nos iludamos, o Nélson veio para Alvalade para procurar o que é melhor para si. Independentemente de ter ou não sido procurado para renovar, a vida dele deu uma volta quando o companheiro de uma vida desportiva, João Ganço, o informou que não iria mais ser o seu treinador…

A vida do campeão olímpico deu uma volta que nem ele esperava. Agora, é treinado por um ídolo, o ainda recordista cubano: Ivan Pedroso Fonte: Facebook oficial de Nélson Évora
A vida do campeão olímpico deu uma volta que nem ele esperava. Agora, é treinado por um ídolo, o ainda recordista cubano: Ivan Pedroso
Fonte: Nélson Évora

Infelizmente, no atletismo em Portugal não há muita clubite, há uma necessidade de sobreviver e de aproveitar os parcos recursos que são cedidos para se atingir o sucesso (para alguns) e sobrevivência (para a grande maioria dos atletas). Quem o pode criticar por ele procurar a felicidade, depois de o treinador ter rescindido contrato com ele (não vou comentar as razões, porque pouco sei e pelo que vi, ambos se precipitaram) ?

O Nélson várias vezes esteve dado como “morto” para a modalidade e, qual fénix, regressou sempre das cinzas. Ninguém acreditava já naquele menino que com um sorriso fácil ganhou um ouro olímpico e “pouco” tempo depois rebentou uma perna. Onde estavam as vozes críticas quando o Nélson ganhava títulos e prémios, e nem água quente tinha no balneário do Estádio Nacional? Onde estavam as vozes críticas quando o Nélson, um Campeão Olímpico, pouco ganhava quando comparado com atletas medianos (e alguns pouco esforçados) de futebol? Sim, o Nélson foi procurar a sua felicidade. Não nos iludamos, ele não é agora o maior sportinguista do mundo, mas acredito que é um dos maiores atletas e sonhadores do mundo. E sim, já o era no tempo do clube da Luz (e até do Dragão, quando lá passou).

Hoje o Nélson é treinado pelo seu ídolo, Ivan Pedroso, o ex-campeão de salto em comprimento, e quer mais: quer voltar ao pódio nos próximos Jogos Olímpicos. Quem o pode criticar?

Foto de capa: Nélson Évora

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

 

Pedro Miguel Martins
Pedro Miguel Martinshttp://www.bolanarede.pt
O Pedro é licenciado em Direito e é advogado com prática no Direito do Desporto. Oriundo do Bairro de Alvalade, em Lisboa, é um fervoroso amante do Sporting CP, embora também tenha um carinho especial pelo Ericeirense. Adora assistir jogos de futebol pela Europa. Sonha em conhecer os grandes palcos do futebol sul-americano.                                                                                                                                                 O Pedro escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Francisco Conceição lamenta desaire da Juventus e atira: «Tento ajudar a equipa com as minhas qualidades»

A Juventus empatou com o Sassuolo na Serie A e pôs em risco um lugar nos postos europeus. Francisco Conceição reagiu ao desaire.

Regresso de Fotis Ioannidis adiado: Eis os novos detalhes sobre a lesão do avançado do Sporting

Fotis Ioannidis continuará afastado dos relvados até meados de abril, falhando assim os próximos quatro jogos do Sporting.

Steven Gerrard critica Ruben Amorim pela forma como lidou com Kobbie Mainoo: «Foi impróprio»

A lenda do Liverpool deixou fortes críticas a Ruben Amorim, referindo que devia ter dado mais oportunidades ao médio inglês, Kobbie Mainoo.

Marco Silva feliz após reviravolta do Fulham: «Vitória muito importante»

Marco Silva reagiu à vitória do Fulham sobre o Burnley por 3-1. O treinador português reforçou a importância dos três pontos.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Botelho da Costa reage à derrota: «Não sabia que o Moreirense tinha de lutar pela Champions»

Vasco Botelho da Costa defendeu a sua equipa das críticas após a derrota frente ao Arouca e elogiou a atitude dos jogadores.

Podcast À Prova de Bola #21 – Revisão de uma semana europeia em pleno

O À Prova de Bola desta semana tem como tema de conversa a qualificação dos clubes portugueses para a próxima fase das provas europeias. Em análise, as vitórias de Sporting, Braga e FC Porto, bem como o seu futuro em cada uma das provas.

Histórico: Agate Sousa conquista o título mundial no salto em comprimento

Agate Sousa foi sagrada campeã do mundo no salto em comprimento na Polónia. A atleta do Benfica saltou 6,92 metros, na sua quinta tentativa.