No Sporting, o desporto é rei

    Para os mais esquecidos, o Sporting nunca se pautou por ter apenas um desporto, mas sim ser um clube de desporto. No Sporting não há um desporto-rei, há sim um clube onde o Desporto é rei, dando importância a todas as vertentes da prática desportiva sem nunca esquecer as boas práticas que isso implica, sem que se tente ganhar a qualquer custo, passando por cima de quem quer que seja ou de valores que o desporto deveria transmitir às gerações mais novas. Por alguma razão somos cada vez mais uma sociedade anti-social virada para o “Eu”, não sabendo sequer trabalhar em equipa, ou sequer fazendo questão de o fazer, e o desporto, em vez de tentar inverter e influenciar essa ideia, está a deixar-se influenciar por ela.

    O futebol, como principal desporto praticado em Portugal está a dar o pior exemplo para os mais jovens. E se se perceber que quem fez tudo, legal ou ilegal, para ganhar, sem que tenha as devidas consequências legais e sociais, estará a passar-se a mensagem para os nossos filhos de que tudo é permitido para ser o primeiro, sem que tenhamos de nos reger pelas leis da democracia. No fim de contas, depois o que podemos dizer-lhes? Que ajam segundo as leis, mesmo que isso os faça falhar no cumprimento dos seus objectivos, porque outros farão tudo, e os irão atropelar, seja no desporto, nas suas vidas sociais ou profissionais? Parece injusto, até porque os estamos a condenar ao insucesso. Eu quero ter filhos justos, sinceros, que saibam viver em sociedade e em democracia, mas será justo para eles? E se lhes dizemos que não ajam fora das leis, porque isso só é permitido a alguns, não lhes estaremos a passar a mensagem de que se devem tornar num deles?

    O ecletismo sempre e sempre será uma bandeira leonina Fonte: Sporting Clube de Portugal
    O ecletismo sempre foi e sempre será uma bandeira leonina
    Fonte: Sporting Clube de Portugal

    O que sei é que o futebol deveria ser um bom exemplo para os mais jovens, e neste momento está a ser apenas mais um exemplo de como vencer a qualquer custo e sem ter que viver segundo as boas práticas de viver numa sociedade justa e civilizada. E para já, sinto-me à vontade para dizer aos meus filhos que, ao serem Sportinguistas, estão mais perto de não pertencerem ao desporto do “vale tudo” que se vai vendo na comunicação social.

    Só espero e peço, que o Sporting não mude essa forma de estar… Ou estarei a ser injusto com o meu clube, condenando-o ao insucesso?

    Foto de Capa: XXX

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Almeida
    Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
    Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.