Nuances Táticas: Bas Dost e Montero juntos

- Advertisement -

Muita se especula acerca de cada um dos avançados do Sporting: por um lado, Montero é um jogador mais móvel e que traz mais ao jogo em termos de construção ofensiva; por outro, Bas Dost é mais letal e faz com que a equipa tenha muito mais presença na área contrária.

Analisemos, primeiramente, o historial e os dados de cada um ao serviço do Sporting Clube de Portugal. O avançado (sim, avançado e não ponta de lança) colombiano chegou a Portugal no ano de 2013 e rapidamente deixou a sua marca: registou, até dezembro desse mesmo ano, 16 golos. Acabaria, ainda nesse ano, por substituído no onze leonino pelo adorado Islam Slimani mas Montero nunca perdeu a capacidade de produzir e de contruir um jogo ofensivo fluido e capaz de debloquear qualquer jogo.  Com 45 golos marcados em 129 jogos, “El Avioncito” é um jogador dotada de uma técnica exímia e bastante acima da média.

Por sua vez, o ponta de lança (este sim já ponta de lança) holandês tem características completamente díspares do seu companheiro. Bas Dost chegou a Alvalade em 2016 e desde cedo que começou a evidenciar sua preponderância. Ao contrário de Montero, o internacional holandês é bastante limitado tecnicamente, mas depois compensa (em muito) no ponto de vista da eficácia. Bas Dost, em 97 jogos de leão ao peito, faturou já por 75 vezes. Porém, os números mais impactantes do holandês são mesmo os referentes aos do campeonato: com uma média de um golo por jogo, Dost tem 66 golos marcados em outros tantos jogos disputados para o campeonato.

Bas Dost é dos avançados mais letais de sempre do Sporting Clube de Portugal
Foto: Facebook Sporting Clube de Portugal

Analisado já o historial de ambos os jogadores, passemos então para a análise das nuances táticas de uma equipa que coloque os juntos no onze inicial.

Do ponto de vista teórico, tudo parece bem: Montero a fazer jogar, como se costuma dizer, e Bas Dost sempre pronto para fazer o golo. No que diz respeito ao ponto de vista tático, não é nada difícil de imaginar Montero a desbloquear as defensivas contrários com movimentos deambulatórios e altamente eficazes. Tal como ‘um rato’, “El Avioncito” criaria inúmeras linhas de passe criaria, certamente, mais uma solução ofensiva no processo de ataque leonino. Por outro lado, Bas Dost teria, como se diz na gíria, a papinha toda feita. Com Nani, Jovane ou Raphinha a cruzar nas alas, com Bruno Fernandes a descobrir o holandês e ainda com Montero a criar espaços, o holandês teria tudo a jogar para ele e a probabilidade de fazer marcar (ainda mais) seria, muito provavelmente, incrementada de forma brutal e impactante.

Tem-se dito que Marcel Keiser é um treinador que dá primazia ao futebol ofensivo e, como tal, prevê-se uma tática com muitos homens na frente. Assim sendo, a dupla Montero-Dost seria, sem dúvida, uma opção bastante sólida e válida para os leões. Apostará o técnico holandês nesta dupla?

Foto de Capa: Sporting CP

artigo revisto por: Ana Ferreira

Guilherme Anastácio
Guilherme Anastáciohttp://www.bolanarede.pt
O Guilherme estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social e tem o sonho de ser um jornalista de eleição. O Sporting Clube de de Portugal é uma das maiores paixões que Guilherme tem, porém, é ao mote do lema da moda “Support your local team”que acompanha a equipa do Estoril-Praia. Sendo natural de Cascais, desde pequeno que apoia a equipa da linha e que é presença assídua no António Coimbra da Mota.                                                                                                                                                 O Guilherme escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

André Villas-Boas já foi campeão como treinador e agora festeja como presidente

André Villas-Boas conquista a Primeira Liga como presidente, depois de já o ter feito como treinador. FC Porto campeão nacional.

Belenenses comunica saída de Tiago Zorro do comando técnico

O Belenenses oficializou este domingo a saída de Tiago Zorro do comando técnico através de um comunicado oficial.

Rui Borges analisa Vitória SC e elogia Gil Lameiras: «Admiro-o muito»

Rui Borges projeta o Sporting x Vitória SC. Leões recebem a equipa natural de Guimarães para a jornada 32 da Primeira Liga.

Portimonense vence Chaves com golo decisivo nos descontos e abandona a zona de descida de divisão na Segunda Liga

O Portimonense venceu o Chaves na 32.ª jornada da Segunda Liga. Vitória conquistada pelos algarvios já em período de descontos.

PUB

Mais Artigos Populares

Mafra vence Vitória SC B e aproveita tropeço do Belenenses para continuar a sonhar com subida à Segunda Liga

O Mafra venceu o Vitória SC B na 12.ª jornada da fase de subida da Liga 3. Ambos os clubes continuam com esperança na subida.

Rui Borges felicita FC Porto pelo título: «Merecedor, porque acabaram por ser a equipa mais regular ao longo da época»

Rui Borges projeta o Sporting x Vitória SC. Leões recebem a equipa natural de Guimarães para a jornada 32 da Primeira Liga.

Benfica acentua mau registo em Famalicão e soma 3º tropeço consecutivo em terras famalicenses

O Benfica continua sem sorrir em Famalicão. Terceiro jogo consecutivo das águias sem vencer na casa famalicense.