Está 0-0, malta!

- Advertisement -

Não passei muito tempo a jogar à bola. Talvez seja por isso que passo tanto tempo a falar sobre ela: mágoas de quem tem 2 pés esquerdos. 2 pés esquerdos como o pé direito do Capel, claro.

Mas nos poucos anos que joguei tive a oportunidade de viver algumas situações curiosas. Umas típicas de balneário e de espírito de equipa, outras nem tanto. Lembro-me com especial prazer de alguns jogos no Atlético da Malveira, em que entrávamos para dominar e asfixiar o adversário. Por diversas vezes marcámos cedo no jogo. Nessa altura, quando a bola estava a ser reposta no meio-campo, o capitão de equipa virava-se para trás, de forma a ver todos os jogadores, e dizia: está 0-0, malta!

Não estava. Afinal, tínhamos acabado de marcar. Podíamos respirar um pouco, parar, descansar os músculos e circular a bola tentando controlar o jogo. Mas a mensagem era a contrária. O que o capitão nos pedia era para esquecer a vantagem e jogarmos como se estivéssemos empatados. E não o pedia estupidamente, numa anarquia tática de miúdos que só querem jogar ao ataque. Não. Pedia-o porque nós éramos melhores e não se contentava com um golo de vantagem. Nem nós.

É isto que se pede no próximo Sábado ao Sporting. Ninguém exige goleadas como as obtidas contra o Arouca e a Académica. Mas o que aconteceu contra o Rio Ave não se pode repetir. Nas bancadas há o desejo que tenha sido um abre-olhos para uma equipa que considerou que os problemas se resolveriam sozinhos, sem dificuldade. Não se resolvem.

E por isso pedimos atitude. A nossa exigência é de que os jogadores saibam a camisola que vestem e que não se contentem com o suficiente. Que entrem em cima deles, que não os deixem respirar, não cedam tempo para descansar nem dizer ai! ou ui!. É entrar para ganhar, ponto final. Porque em nossa casa mandamos nós e perante os nossos adeptos uma vitória vale sempre mais que 3 pontos.

Sábado temos de entrar com o pensamento no 1º golo, bem cedo. E depois disso, está 0-0, malta.

Foto de Capa: Carlos Silva / Bola na Rede

Subscreve!

Artigos Populares

Andrei Arshavin surpreende com declaração sobre Álvaro Arbeloa: «Espero que ele não se saia bem»

Andrei Arshavin fez um balanço da época do Real Madrid e avaliou o despedimento de Xabi Alonso e a contratação de Álvaro Arbeloa para a equipa merengue.

Frederico Varandas ilibado pelo Tribunal da Relação do Porto após chamar ‘Bandido’ a Pinto da Costa

O Presidente do Sporting, Frederico Varandas foi absolvido pelo Tribunal da Relação do Porto, esta quarta-feira, relativamente ao caso de insultos a Pinto da Costa.

Melvin Boel na antevisão ao Go Ahead Eagles x Braga: «Queremos entrar bem neste jogo»

O treinador do Go Ahead Eagles, Melvin Boel, marcou presença na conferência de imprensa de antevisão ao embate da Europa League frente ao Braga.

Tomás Araújo com um olho no Mundial antes do encontro com o Real Madrid: «Qualquer jogador que esteja a jogar no Benfica pensa no Mundial»

Na antevisão ao Benfica x Real Madrid, Tomás Araújo mostrou confiança para o jogo da Champions League e falou no objetivo de estar no Mundial 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Chelsea anuncia rescisão do contrato com Raheem Sterling

Raheem Sterling já não é jogador do Chelsea. O avançado internacional inglês de 31 anos está livre para definir o futuro.

Paulo Fonseca faz história no Lyon ao quebrar recorde de 19 anos

Com a vitória por 5-2 frente ao Metz na Ligue 1, o Lyon de Paulo Fonseca chegou aos 8 triunfos consecutivos, algo que não acontecia desde 2006/07.

Igor Júlio regressa ao Brighton e finaliza empréstimo ao West Ham de Nuno Espírito Santo

Igor Júlio está de regresso ao Brighton. O defesa central brasileiro não vinha ser utilizado pelo português Nuno Espirito Santo nos hammers que optaram por terminar o empréstimo.