Entre postes e dúvidas, quem será o número um? | Sporting

Sporting

Após uma época e meia de dúvidas com Adán, Franco Israel tem se assumido como número um do Sporting. Mas, será que já o merece?

É impossível não relacionar a palavra confiança com desempenho, pelo menos, no mundo do futebol. A juventude, o elevado nível de scouting, aliado ao bom futebol e à exímia comunicação são marcas de Rúben Amorim e deste Sporting. E, parecendo que não, tudo isto encaixa na escolha da titularidade na baliza leonina. 

Adán, guarda-redes espanhol, sofreu uma lesão naquela que, vinha a ser a fase mais “negra” na sua temporada, e, Franco Israel aproveitou essa chance para se fixar entre os postes da baliza de Alvalade, e, possivelmente, não a largar mais até ao final da presente temporada, encerrando assim a “Era Adán” no Sporting.

Voltamos então ao primeiro parágrafo deste texto, onde referi que a confiança anda de mãos dadas com o desempenho. Franco Israel, guarda-redes uruguaio de (ainda) 23 anos, chegou a Alvalade em 2022/23, proveniente da equipa de sub-23 da Juventus, por um valor a rondar os 650 mil euros, por cerca de 60% do passe. Chegou para crescer na expectativa, sem pressas, sendo o defensor das redes leoninas por oito ocasiões na época passada, sofrendo exatamente oito golos. 

O presságio não era bom, e os adeptos sentiam-no. Adán não dava as confianças de outrora, e Franco Israel não mostrava a qualidade necessária para a defesa da baliza de um clube grande em Portugal. Chegou a afirmar-se que Diego Callai seria o natural sucessor de Adán, mas o empréstimo do brasileiro ao Feirense afastou prontamente essa possibilidade.

Em Vila do Conde, um erro crucial de Adán, concedendo um penalty ao Rio Ave, e a subsequente lesão no treino seguinte, abriram caminho para a ascensão de Franco Israel na baliza do Sporting.

A confiança depositada por Rúben Amorim no jovem guarda-redes, somada à proteção mediática proporcionada pelo treinador, permitiu que Franco Israel se consolidasse como titular. Desde então, o jovem guardião tem apresentado exibições consistentes, com destaque para a sua performance frente ao Arouca, onde foi eleito o melhor jogador em campo.

O Sporting, sob a tutela de Franco Israel, registou apenas uma derrota, evidenciando a sua importância para o sucesso da equipa.

Os adeptos do Sporting sentem agora que a baliza deixou de ser uma preocupação (tão grande) como havia sido no último ano e meio. Franco Israel tem muitas características onde irá melhorar, com o tempo de jogo, como qualquer jogador, no entanto vive na bolha de confiança de Rúben Amorim, e dos próprios adeptos, que elevaram o guardião uruguaio a um nível onde o mesmo se transcendeu.

Franco Israel no jogo entre o Sporting e o Benfica para a Taça de Portugal
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Franco Israel apresenta atributos muito promissores para um guarda-redes da sua idade, no entanto, como todo e qualquer jovem talento, evidencia lacunas nas suas performances. No que diz respeito ao jogo de pés, Israel demonstra uma evolução da época transata, exibindo uma maior segurança e domínio em diversas situações de pressão, sendo importante na construção, um dos pilares do futebol deste Sporting.

No entanto, a sua capacidade de controlar a profundidade e de sair à bola serão alvo de futura melhoria, evidenciado este dado nos jogos frente à Atalanta (em casa) e frente ao Boavista. No entanto, entre os postes, o guardião uruguaio transmite segurança e confiança aos adeptos, sentimento esse já perdido desde 2022. 

Não estando, seguramente, perto do nível de Trubin ou Diogo Costa, Franco Israel tem vindo a mostrar toda a sua qualidade, prometendo uma evolução rápida. É, sem dúvida, o jogador que merece a titularidade na baliza do Sporting até ao final desta temporada. 

Olhando ao futuro mercado de verão, e apesar da segurança até agora dada por Franco Israel, circulam rumores da chegada de um novo guardião, uma vez que, em caso de não voltar a calçar as luvas esta época, Adán ficará sem clube.

Apesar da relutância de Rúben Amorim na contratação de determinadas posições (ponta-de-lanças) e da alguma teimosia residente no técnico leonino, é expectável que Franco Israel volte ao banco de suplentes na próxima temporada, chegando um jogador substituto para o seu lugar. No entanto, Diego Callai poderá ter uma palavra a dizer.

Subscreve!

Artigos Populares

Leila Pereira defende Abel Ferreira das críticas e mostra-se contra apupos ao treinador português: «Isso para mim é inadmissível»

Leila Pereira defendeu Abel Ferreira. Técnico visado e criticado pelos adeptos do Palmeiras depois dos resultados recentes.

Tem contrato com o Fenerbahçe de José Mourinho e é alvo do Arouca para a defesa

O Arouca está de olho na contratação de Omar Fayed. Defesa central egípcio está nos quadros do Fenerbahçe de José Mourinho.

AS Roma tem contratação de médio do Benfica como sonho para os últimos dias do mercado

A AS Roma tem Florentino Luís na lista de alvos para este mercado. Médio representa o Benfica e pode deixar as águias.

Benfica responde ao Sporting em comunicado: «Ridículo tentar transformar a derrota na Supertaça numa pseudo-vitória de secretaria»

O Benfica respondeu à participação disciplinar instaurada pelo Sporting a Bruno Lage. Caso remonta à Supertaça.

PUB

Mais Artigos Populares

Mikel Arteta deslumbrado com Viktor Gyokeres: «Se o deixares com espaço no 1X1, ele destrói-te»

Mikel Arteta analisou a vitória do Arsenal sobre o Athletic e elogiou Viktor Gyokeres. Avançado estreou-se a marcar pelos gunners.

Darwin Núñez oficializado como reforço do Al Hilal após 3 anos no Liverpool

Darwin Núñez foi confirmado como novo avançado do Al Hilal. Avançado uruguaio chega à Arábia Saudita após passagem pelo Liverpool.

Benfica regressa aos treinos ainda sem Kerem Akturkoglu e com 5 baixas e 3 novidades nas opções de Bruno Lage

O Benfica voltou a treinar este sábado após folgar na sexta-feira. Águias preparam receção ao Nice na caminhada para a Champions League.