Nuno Santos | Profissionalismo, Determinação e Superação

Nuno Santos é um dos jogadores do Sporting CP que tem estado em melhor forma desde o início do campeonato. O extremo português de 25 anos já soma quatro golos marcados e seis assistências, em nove jogos disputados ao serviço dos leões. Face aos moldes financeiros incluídos no negócio e ao seu historial de lesões, a contratação de Nuno Santos chegou a gerar alguma contestação por parte de alguns adeptos leoninos.

O extremo português de 25 anos foi o sexto reforço dos leões para a temporada de 2020/2021. Oriundo do Rio Ave FC, Nuno Santos chegou ao Sporting CP a troco de Gelson Dala e do médio Francisco Geraldes, a cedência a título definitivo, ainda que os leões salvaguardassem os seus direitos com percentuais de futuras transferências.

As lesões que teve na sua carreira vieram atrasar o seu desenvolvimento. Nuno Santos podia muito bem, aos 25 anos, estar a jogar noutros níveis periféricos. Demonstrou todo o seu profissionalismo, autodeterminação e capacidade humana de superação na forma como enfrentou as adversidades provocadas pelas lesões durante o seu percurso de formação.

Neste momento, é considerado como uma das peças-chave do Sporting CP de Rúben Amorim. Um jogador que tem aparecido um pouco por todo o campo, contrariando a ideia de que apenas atua na ala, que é magnífico na decisão, veio acrescentar ainda mais versatilidade e soluções a Rúben Amorim.

Nuno Santos assume-se, para já, como um dos intocáveis do esquema tático desenhado por Rúben Amorim
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Nuno Santos tem sido uma agradável surpresa desde o início desta época ao serviço dos leões. Um jogador de nervo, com chegada à área, olho na baliza e com uma qualidade de passe majestosa. Caso consiga manter a sua condição física, continuará a ser, sem sombra para dúvidas, uma das principais figuras do Sporting CP. Tal como aconteceu com Pedro Gonçalves, creio que Nuno Santos é um jogador que tem vindo a surpreender – e de que maneira – pela positiva.

Sendo um elemento que atua principalmente na ala esquerda, acredito que havia a convicção de que não assumiria um papel principal no 3-4-3 de Rúben Amorim, na medida em que a sua chegada ao clube combinou com a explosão (embora se tenha revelado momentânea) de Jovane Cabral. No entanto, alcançou a desejada titularidade na equipa e tem vindo a revelar ser uma aposta segura para o treinador dos leões.

O papel que Nuno Santos tem desempenhado, e que tem deliciado os adeptos leoninos, traduz-se na simplicidade de ações daquilo que é fundamental no futebol ofensivo: audácia nos processos de profundidade, verticalidade e inteligência no preenchimento dos espaços. O extremo português de 25 anos é, agora, um dos principais expoentes do ataque do Sporting CP.

Artigo revisto por Mariana Plácido

João Travassos
João Travassoshttp://www.bolanarede.pt
O João é um adepto fervoroso do Sporting Clube de Portugal. Atualmente, encontro-me a concluir o Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade Católica Portuguesa. O jornalismo desportivo é a sua grande paixão e diz que poder escrever artigos de caráter jornalístico sobre o clube que o fez gostar de futebol permitir-lhe-á estar em contacto aprofundado com os temas que o rodeiam.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Exclusivo: Estoril Praia negoceia saída de Alejandro Marqués para o Sochi: eis os detalhes

O Estoril Praia recebeu uma proposta para transferir Alejandro Marqués. O Sochi, da Rússia, oferece 1,5 milhões de euros pelo negócio.

Irmãos Deus entram a ganhar no Alpine Paris Major

Os irmãos Deus entraram da melhor forma no Alpine Paris Major. O torneio é referente ao circuito do Premier Padel.

Benfica anunciou que teve um resultado positivo de 34,4 milhões de euros

O Benfica anunciou os resultados do Relatório e Contas sobre a temporada 2024/25. As águias confirmaram que tiveram um resultado positivo de 34,4 milhões de euros.

Saída de Nuno Espírito Santo do Nottingham Forest traz consequências: já não há treinadores portugueses às ordens de Evangelos Marinakis

Evangelos Marinakis já contratou alguns técnicos portugueses para os seus clubes, mas recentemente despediu Nuno Espírito Santo.

PUB

Mais Artigos Populares

Flamengo quer ser reconhecido como nação e vai enviar pedido à ONU

O Flamengo quer ser reconhecido como a primeira nação no mundo do futebol e prepara-se para enviar um pedido à ONU.

Hungria 2-3 Portugal | Cancelo embala Portugal para o Mundial

Contra uma selecção com mais argumentos, recursos e qualidade nas suas transições ofensivas, Portugal tinha seguramente perdido.

Barcelona x Valência em estádio com 6000 espetadores: eis como se vão distribuir os bilhetes

O Barcelona vai receber o Valência no Estádio Johan Cruyff na próxima jornada, recinto que tem lugar apenas para seis mil espetadores.